SDUMA Investe em Programas que
Asseguram a Limpeza Geral da Cidade
Moradores do Parque Santo Antônio
recebendo depósitos de lixoA Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente dá prosseguimento a suas atividades de educação ambiental, fortalecendo a campanha iniciada em agosto passado, em parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social - "Bairro Limpo, Cidade Saudável", visa despertar nas comunidades o envolvimento na limpeza dos bairros, divulgando o calendário de Limpeza Urbana, e chamando a população a colaborar com a limpeza geral da cidade.
O município de Sobral, nesta gestão, deu importantes passos na área da limpeza pública, estabelecendo a Coleta Sistemática do lixo e a construção do seu aterro sanitário, o primeiro do interior do Nordeste.
Hoje a campanha está sendo desenvolvida, atualmente, no Parque Santo Antonio ( Conjunto construído no Sinhá Sabóia, pela Prefeitura), beneficiando a 180 famílias residentes.
Na oportunidade estão sendo entregues lixeiras de pneus reciclados, mobilizando e estimulando àquela Comunidade na limpeza do Conjunto. A Campanha conta com a participação da secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ondina Canuto, técnicos da Secretaria e equipe do PSF (Programa Saúde da Família).
Jogue Limpo você também. Colabore com a limpeza da cidade. Informe-se sobre o calendário de limpeza. Sua participação é de fundamental importância para a construção de Município Saudável.
SARH Colherá 20 Toneladas de Melancia
Colheita de Melancia feita no ano passadoA Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, pelo terceiro ano consecutivo, vem desenvolvendo ações com a implantação de culturas, dentre elas acerola, maracujá, caju e melancia, sendo que esta apresenta uma nova safra, a qual será fornecida às escolas da rede muncipal de ensino, em cerca de 20 toneladas, que irão se associar como complemento da merenda escolar servida a mais de 30.000 estudantes das escolas da sede e dos distritos.
As culturas do Centro de Treinamento Agricultura e Pecuária Prefeito Paulo de Almeida Sanford, representam um notada economia nos custos da merenda escolar, bem como, asseguram aos beneficiados frutos naturais, que são utilizados em sucos e produção de polpas. A colheita de melancia será efetuada a partir do dia 20 deste mês.
Alto da Brasília: Era uma vez uma Pantanal...
AntesPantanal Alto da Brasília, a mais crítica das áreas de risco de Sobral. Abrigou por nove anos cerca de 300 famílias, que provenientes de cidades vizinhas e bairros periféricos, começaram a ocupá-lo desordenadamente e a improvisar abrigos de taipa, de papelão, não importava; o povo sofrido, sem teto, abrigou-se naquela área. A lama, a insegurança e precariedade das casas, o lixo, a doença, o comércio de droga, rotulavam aquela comunidade e sua gente de "MARGINAL". O inverno rigoroso, uma verdadeira ameaça à vida e segurança das famílias. Quem não se lembra dos noticiários dando conta das vítimas das pesadas chuvas, no Pantanal?
Hoje, uma área transformada, urbanizada, o antigo Pantanal dá lugar a uma área saneada, com praças e passeio. O bairro ganha uma área de lazer, e a cidade ganha com o fim de mais uma área de risco, reassentando a sua população no Conjunto Habitacional Cesário Barreto, de completa infraestrutura, creche, praça e quadras esportivas.
A atual administração Cid Gomes cumpre sua obrigação, é verdade. Os recursos são público (internos e externos). Entretanto, é importante registrar que, somente uma administração determinada e comprometida com a construção de novos cenários urbanos e com uma população mais sofrida, tem a sensibilidade, e se credencia com outras instâncias financiadoras, para transformar radicalmente a vida de homens, mulheres e crianças que morando na mais degradante condição, não consegue vislumbrar a dignifidade, o desenvolvimento pessoal, a auto-estima...
Em 1997 - 1º ano da Administração do Prefeito Cid Gomes - iniciaram-se os primeiros trabalhos. A comunidade foi chamada a melhor organizar-se, foi realizado cadastramento de famílias, iniciaram-se as obras de infra-estrutura na nova área destinada ao reassentamento das famílias. É bom registrar o empenho e compreensão da Administração em assentar aquela gente em local próximo a área de origem, onde a comunidade já tinha vínculo familiar, de trabalho, dentre outros.
DepoisEm março de 1998, foram iniciados os primeiros trabalhos de mutirão habitacional. A população se envolveu, participou, fez parte da conquista da casa melhor. Ao poder público municipal, que teve também como parceiro o Governo do Estado, coube o papel de gerenciador do processo, e através dos seus técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Gerência de Habitação) enfrentou inúmeros desafios, que serviram para exercitar uma nova relação entre o Poder Público - Comunidade na execução de Políticas Públicas Sociais, baseadas na co-participação, na ingerência financeira dos recursos do projeto por parte da Comunidade e na confortabilidade administrativa.
O resultado sociais e urbanístico desta intervenção é animador, o nível de satisfação da população e a visivel transformação da realidade hoje vivenciada por ela, fortalece nos gestores do Município a certeza de ter trilhado o rumo certo.
Saúde Adverte Foliões Sobre Perigos de DST e AIDS
Sobral enfrenta, na sua atualidade, sérios problemas de Saúde Pública com o crescimento industrial e turístico. 2º lugar em casos de AIDS no Estado do Ceará, o município se constitui numa grande preocupação para a Secretaria de Saúde e Assistência Social, que está se encontra na obrigatoriedade de elaborar campanhas de prevenção e orientação para tentar controlar o número de contaminação na cidade.
Outubro é mês de Carnabral, e junto com a diversão vem o aumento dos casos de doenças sexualmente transmissíveis e HIV, o que preocupa bastante, haja vista a dimensão e duração do evento, que pode produzir uma demanda de pacientes no posto de DST para tratar doenças sexuais adquiridas, e no COAS, para realizar exames de HIV.
A Secretaria de Saúde e Assistência Social, pelo terceiro ano consecutivo lança no CARNABRAL o bloco PREVENILDO, composto por profissionais de saúde do município e voluntários. A finalidade deste bloco é informar, orientar e prevenir. Essas ações envolvem 250 voluntários do COAS - Centro de Apoio Sorológico, do Centro de Referência de DSTs, e demais órgãos da Secretaria, os quais distribuirão kits de prevenção com preservativos e folhetos sobre AIDS e o uso de drogas, nos principais pontos de circulação da cidade, além de shows e desfile de blocos, atingindo também as entradas da cidade.
O bloco PREVENILDO desfila nos dias oficiais do evento, com trio elétrico, bonecos representando camisinha masculina e feminina, paródias e foliões vestidos com a camisa do bloco, cujo slogan deste ano é "CARNABRAL 2000 - NÃO ESQUEÇA A CAMISINHA E CAIA NA FOLIA.
A Secretaria de Saúde e Assistência Social faz um apelo à população, a fim de que esta abra os olhos e previna-se, pois DST e AIDS não estão estampadas no rosto das pessoas, daí todos são suspeitos de contaminação, independemente de sexo, religião e condição financeira.