Sobral na Quarta Bienal Internacional do Livro em Fortaleza
Ada PimentelA secretária de Educação do município, Ada Pimentel visita, juntamente com a sub-secretária Sônia Costa e cerca de 40 professores das escolas públicas municipais, a quarta edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, com o objetivo de adquirir exemplares sugestivos para adoção na rede municipal de ensino.
A Bienal deste ano homenageia o poeta popular Patativa do Assaré. O evento está sendo ralizado no Centro de Convenções. Em compensação, houve transmissão ao vivo de Assaré para o local do evento. A abertura, realizada na tarde de ontem, foi prestigiada pelo governador Tasso Jereissati e a primeira-dama, Renata Jereissati. Diversas autoridades estiveram presentes, como o secretário de Cultura, Nilton Almeida, o secretário de Educação Antenor Naspolini, o senador Lúcio Alcântara, intelectuais e escritores convidados e locais.
Na solenidade, a presidente do Sindicato dos Livreiros do Ceará, Maria do Socorro Flores, falou da importância da bienal no processo de democratização do conhecimento. ''Um país se faz com homens e livros'', disse ela lembrando as palavras de Monteiro Lobato. Foi prestada uma homenagem ao senador Lúcio Alcântara por seu incentivo à cultura local.A participação da comitiva da Secretaria de Educação na Bienal se faz importante pelo aspecto da escolha de livros recomendados na atualidade para o melhor desenvolvimento de professores e estudantes, fato que só está sendo observado nesta administração, onde a qualidade do ensino é prioritária.
Prefeitura Escreve uma Nova História nos Recursos Hídricos do Município de Sobral
Caixa d'água de 50.000 litrosA Prefeitura de Sobral está realizando, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, obra do sistema de abastecimento d'água da localidade de Lajes (Caracará), beneficiando 140 residências. As obras constam de uma caixa d'água com capacidade de armazenar 50.000 litros, uma adutora e uma rede de distribuição, que levará a água para dentro das casas dos moradores.
A caixa d'água já está pronta. O que falta agora é a conclusão da adutora, sendo que a SARH já está realizando as escavações no percurso.
Lajes é mais uma das localidades de distrito beneficiada com o projeto de abastecimento d'água da Prefeitura, que faz parte do programa município saudável, ao qual o prefeito Cid Gomes dedica especial atenção, de modo que todos os moradores do interior tenham direito aos benefícios essenciais, como é o caso da água, da energia, da saúde, educação, cultura e lazer, dentre outros.
Quintino Neto e o agente local de Aracatiaçu,
José Maria, observando as obrasA preocupação do prefeito Cid Gomes, e também do secretário Quintino Vieira Neto, é que todas as localidades do interior possam desfrutar de serviços eficientes, que venham a minimizar os problemas que dia-a-dia estão sendo deixados para trás.
Sangradouro do Açude Riacho do Gabriel - AracatiaçuCom relação aos recursos hídricos, a Prefeitura esta investindo na construção açudes, ampliando a bacia hídrica e assegurando mananciais de abastecimento.
O açude Toyota Barroso, construído na localidade de Picada Rosí é o primeiro exemplo desta realidade. Com capacidade de 5.000.000m³, o açude acabou com a problemática da falta d'água do distrito de Caracará, e de regiões circunvizinhas.
Dentro do mesmo programa, o açude Riacho do Gabriel (Aracatiaçu), com capacidade de 20.000.000m³, em construção, irá garantir o perfeito funcionamento das adutoras da região, servindo com eficiência a várias localidades, em residências e propriedades. A Prefeitura também deu início a construção do açude Malaca, na Vila de Pedra de Fogo, com capacidade
de armazenamento de 1.000.000m³, uma forte reivindicação dos moradores do distrito de Aprazível, e que agora está sendo atendida pelo prefeito Cid Gomes.
Essa agilidade da Prefeitura só está sendo possível graças a aquisição de uma completa e moderna patrulha mecanizada, feita pelo prefeito Cid Gomes o governador Tasso Jereissati, logo no início da atual gestão.
Sobral é hoje o município do interior do Estado com a melhor infra-estrutura, oferecendo serviços de qualidade a todos os moradores.
PSF do Junco Promove Passeio com Idosos
Idosos reunidos à margem do Açude JaibarasO idoso é considerado um ser passivo e dependente, que recebe um tratamento paternalista. A sociedade isola o idoso e impede-o de realizar determinadas atividades ou de tomar certas iniciativas. O problema agrava-se quando não existem passatempos que preencham seu tempo livre, ou quando os locais de lazer se transformam em "guetos", que estimulam o isolamento do idoso do restante da sociedade.
É com o intuito de melhorar a integração social do idoso com a comunidade, que a equipe de saúde do Junco promoveu, no dia 22 de setembro, um passeio ao açude Jaibaras, com cerca de 40 idosos, que participam, semanalmente, das reuniões. Na ocasião foi realizado um exercício de alongamento com a educadora física Bida, que contou com a participação da psicóloga Gabriela e da enfermeira Micheline (IEC). Ao final do passeio foi oferecido um lanche de confraternização entre os idosos, organizadores e demais participantes do passeio.
O evento teve a finalidade de promover a socialização dos idosos, possibilitando um monitoramento da saúde dos mesmos, tentando amenizar a ocorrência de doenças como a depressão, muito comum nesta faixa etária, e como adquirir qualidade de vida, levando em consideração as condições sócio-econômica dos mesmos.
Através deste trabalho de integração social dos PSF com os idosos, a Secretaria de Saúde e Assistência Social, está conseguindo controlar a pressão dos mesmos, fazendo-as compreender que alguns cuidados com a alimentação, tornará melhor sua condição de vida sedentária.