Prefeitura Municipal de Sobral - 26 de Outubro de 2000 - ANO IV

Acordo em Favor do Patrimônio



Domingos Linheiros, Romeu Duarte, Teodoro Soares,
Cid Gomes e Clodoveu Arruda

Dentro do termo de cooperação técnica e científica, que foi consignado, ontem, pelo prefeito Cid Gomes, o superintendente da 4ª Superintendência do IPHAN-CE, Romeu Duarte e o reitor da UVA, José Teodoro Soares, tendo também a participação do secretário de Cultura Desporto e Mobilização Social, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto e Domingos Linheiro, arquiteto do IPHAN, será realizado um trabalho técnico dos três órgãos, de forma conjugada, com diversas finalidades, destacando-se dentre elas a questão da fiscalização do conjunto arquitetônico histórico tombado.

O trabalho constará de inventário da arquitetura dos elementos tombados, bem como de outros trabalhos ligados ao patrimônio imaterial, onde a Prefeitura dará ordem de serviço e o IPHAN orientará tecnicamente.

O acordo foi pensado da forma mais abrangente possível, para que os mais diversos trabalhos, pesquisas, projetos , implantação de programas etc., possam ser realizados pelas três instituições, conjuntamente. Neste aspecto, se destaca a organização do conjunto tombado.Desde já as instituições procurarão uma forma de atender aos projetistas e à população de forma rápida, com garantia da manutenção do desenho original da cidade de Sobral.

Com essa nova iniciativa, onde a UVA aparece como parceira, a Prefeitura e o IPHAN darão um novo passo no sentido de resgatar e preservar o corredor cultural de Sobral, viabilizando a ascenção da cidade ao turismo.


 

Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos Apresenta à Mídia Cearense Projetos da Secretaria Municipal nas Áreas Hídrica e Agrícola



Ada pimentel participando da mesa de abertura da Bienal 
do Livro, ao lado do secretário estadual 
da Educação, Antenor Naspolini

Estiveram presentes à IV Bienal Internacional do Livro do Ceará, ocorrida no Centro de Convenções Edson Queiroz - Fortaleza, no período de 17 a 22 deste mês, 44 educadores da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral, com o objetivo de adquirir livros de literatura infantil para a formação de 20 "Cantos de Ler" nas salas de 1ª a 4ª séries e multisseriadas.

Para aquisição dos exemplares, a Prefeitura destinou recurso de R$ 66.000,00, tendo em vista a distribuição destes entre as 18 escolas da rede do município.

Os secretários da Cultura, Clodveu Arruda, e da Educação, Ada Pimentel, reuniram-se na manhã de ontem, com o professor de 

literatura, Luciano Maia, tendo em vista a preparação de oficinas de leitura e contação de história, que ocorrerão nas escolas municipais, como consequência do programa "Canto de Ler".

Inicialmente essas oficinas ocorrerão em 18 escolas do município, ojetivando a capacitação de professores das séries de 1ª a 4ª, para a utilização do acervo de livros adquiridos na IV Bienal do Livro, e que estará em estantes à disposição dos alunos das citadas séries em cada sala de aula de suas escolas.


Púbilco de educadores, incluíndo os de Sobral, participante da Bienal

A professora Ada Pimentel já orientou aos diretores das escolas para motivarem os professores na melhor utilização dos livros de prosa, verso, teatro, contos de fada e folclore, livros de imagens e artes, melhorando assim a qualidade do ensino nas escolas.

Esse novo incremento, inédito na Educação sobralense, beneficia os alunos das esco-las públicas, elevando o nível intelectual dos alunos de séries iniciais.

É importante que a população desta terra perceba o trabalho que a Prefeitura desen-volve em torno da melhoria do ensino públi-co. O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras é um desses bons exemplos que Sobral dá para o Brasil, uma vez que ele aprimora as condições de aprendizado dos estudantes de classe pobre, que pela primeira vez estão tendo a oportunidade de estudar em escolas modernas e disporem de elementos que fazem com que ensino público supere ao privado.


 

Cid Gomes Leva, Novas Obras para o Caioca



Prefeito Cid Gomes

O prefeito Cid Gomes terá logo mais à noite, um novo encontro com os moradores do distrito de Caioca, quando da solenidade de assinatura de ordens de serviços para construção de uma praça, uma quadra de esportes e um centro de saúde.

A visita de Cid Gomes às comunidades significa a chegada de novos projetos e benefícios, notadamente os que visam a melhoria da infra-estrutura e a elevação do nível social, capazes de assegurar qualidade de vida para os moradores.

Caioca, assim como as demais localidades do interior e da periferia, acumula nesta administração, um importante acervo de obras que beneficiam a todas as camadas populacionais nas mais diversas áreas.

Cid Gomes, com relação ao cuidado com o cidadão mais pobre, vem se destacando como o prefeito que mais realizou em toda a história do município. Esse trabalho, reconhecido e aprovado pela população e insttuições parceiras da Prefeitura, faz a diferença da Administração Sobral no Rumo Certo, modelar e premiada.

Cid Gomes continua executando projetos da sua gestão atual, a mesmo tempo em que já dispõe de um grande projeto para a segunda gestão, onde a Prefeitura assegurará a completa infra-estrutura de todas as localidades do interior.

A solenidade de hoje à noite acontecerá a partir das 19h, contando com a participação dos moradores do distrito, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas e comunitárias.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail