Caioca Ganha Novas Obras
Cid e Leônidas assinando ordens de serviçosO prefeito Cid Gomes e o secretário Extraordinário de Acompanhamento de Projetos Estruturantes, Leônidas Cristino, assinaram ordens de serviços para construção de obras no distrito de Caioca.
Crianças prestigiando o eventoNa solenidade ontem, à noite, Cid Gomes autorizou a construção de uma quadra de esportes e uma praça, no valor de R$ 32.618,00, e também a reforma do antigo prédio da RFFSA, para abrigar um Posto de Saúde Municipal, obra no valor de R$ 13.990,81.
As obras serão realizadas pelas construtoras Tecnocon e Taquara, respectivamente.
Cid Gomes fala aos moradoresA solenidade contou com a presença de grande público de moradores da sede e demais comunidades do distrito, que mais uma vez estão sendo contemplados com obras da Prefeitura, visando a melhoria da qualidade de vida dos moadores.
Secretaria de Saúde Promove III Conferência Municipal de Saúde e III Fórum da Assistência Social do Município de Sobral
Dr. Luiz OdoricoA Secretaria de Saúde e Assistência Social do Município, realizará, nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório da Prefeitura de Sobral, a III Conferência Municipal de Saúde e o III Fórum da Assistência Social do Município de Sobral, eventos constituídos de debate aberto a todos os segmentos da sociedade local, tendo como finalidades:
I - Debater com o objetivo de avaliar a política de saúde e assistência social implementada no município;
II - Avaliar a formação, constituição e funcionamento do Conselho Muncipal de Saúde;
III - Incentivar a troca de experiências e discussão dos problemas de saúde com ênfase no controle social;
IV - Deliberar alteração de composição no Conselho Municipal Setorial de Saúde em observância a Lei Federal nº 9.836 de 23 de setembro de 1999 e Resoluções nºs 08/95, 01/98 e 05/99, do Conselho Estadual de Saúde - CESAU;
V - Delberar alteração de composição no Conselho Municpal de Assistência Social;
VI - Intensificar as ações intersetorial para uma cidadania saudável;
VII - Propor ações relativas a saúde e assistência social a serem implementadas pelo município.
Os eventos estão sendo precedidos de Pré-Conferências em número de seis por região do município, coordenadas pela Comissão Organizadora, contando com a participação popular na Conferência.
Durante os eventos serão eleitos delegados e participantes, dentro dos critérios estabelecidos nos artigos 4º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º e 11º do Regulamento.
Poderão inscrever-se como membros, todas as pessoas da comunidade ou representantes de instituições interessadas em participar da Conferência e Fórum, conforme os critérios estabelecidos, na condição de:
I - Delegados Natos,
II - Delegados Eleitos
III - Participantes.
As Pré-Conferências tiveram início no dia 24/10, na Região I (Aracatiaçu, Taperuaba e Caracará, no Salão Paroquial, prosseguindo na Região II, no dia 25/10, na Escola Senador Carlos Jereissati, envolvendo Caioca, Patriarca, Salgado dos Machados, COHABs I e II, Sinhá Sabóia e Dom Expedito. A Região V também realizou sua pré-conferência no dia 25/10, com as comunidades: Centro, Pedrinhas, Alto da Brasília, CAIC e Expectativa, tendo como local a Escola Rosa Gattorno (Alto da Brasília).
Participaram no dia de ontem (26/10), na Igreja do Aprazível, representantes da Região III - Jaibaras, Jordão, Aprazível, Torto e Rafael Arruda.
A Região IV, envolvendo as comunidades Pe. Palhano, Bonfim, Sumaré, Santa Casa, Dom José e Tamarindo, realizará sua pré-conferên-cia no CENTRESUM, dia 30/10.
A Região VI - COELCE, Alto do Cristo, Junco, Vila União e Terrenos Novos, serão reunidas no próximo dia 31, no Colégio Cirão.
Carmem SoaresA programação dos citados eventos, terá início na noite do dia 07/11, às 20h, no auditório da Prefeitura, com uma apresentação cultural e saudação aos participantes, através da presidente da Fundação de Ação Social do Município, Carmem Soares.
No dia 08, o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico e Alba Pinho, apresentarão a Conferência com o tema "Efetivando a Seguridade Social; Acesso, Qualificação e Humanização da Atenção à Saúde e Assistência Social no Controle Social. Após a Conferência haverá debate da plenária com os conferencistas, seguido de trabalhos em grupos, tendo como base de discussão o Plano Municipal de Saúde - Realizações, avaliações e perspectivas de futuro )grupos em aberto para melhor definição).
Grupo I - Modelo de Atenção
Grupo II - Promoção da Saúde
Grupo III - Participação Comunitária e Controle Social (Mudanças nos estatutos dos Conselhos Municpal de Saúde e Assistência Social)
Grupo IV - Controle e Avaliação
Grupo V - Materno Infantil
Grupo VI - Agraves não Transmissíveis
Grupo VII - Agraves Transmissíveis
Grupo VIII - Assistência Farmacêutica e Apoio Diagnóstico
Grupo I X - Vigilância à Saúde
Grupo X - Apoio Gerencial.
Educação Realiza Projeto Corespondente Mirim
Turma do Acelera Brasil na Escola Pe. PalhanoA Secretaria de Educação do município está instituindo, juntamente com o Instituto Ayrton Senna, o Projeto "Correspondente Mirim", como parte do Programa Acelera Brasil. O projeto conta também com a participação de jornalistas brasileiros e de 16 alunos de escolas públicas municipais, que estarão se correspondendo entre si durante os meses de outubro, novembro e dezembro. Nessas correspondências, feitas em verso de cartões postais do Instituto Ayrton Senna, os alunos relatam aos jornalistas suas experiências com o Programa Acelera Brasil, representando as Escolas municipais Moça Prado (Antonia Graciana Pereira da Silva, Marciane dos Santos de Oliveira, Francisco Edson Neves de Sena, Kamila Alves da Silva e Stela Lima do Nascimento); Pe. Palhano ( José Cleiton Machado de Sousa, João Luciano de Sousa Filho, Maria Lucilda do Nascimento, Maria Fabiana Lima da Silva, Marcos Antonio de Sales Melo); Escola Senador Carlos Jereissati
Modelo do cartão de correspondência( Antonia Jaqueline Lima Silva, Isaac Menezes do Nascimento, Débora Rodrigues Barros, Maria Francivera Balbino Martins, Tiago de Sousa Barros).
O projeto pretende desenvolver o registro do Programa pela visão do educando, razão maior do envolvimento das Instituições parceiras na grande lta nacional em busca da melhoria da qualidade do ensino.