Prefeitura Municipal de Sobral - 12 de Setembro de 2000 - ANO IV

Educação de Sobral Apresenta-se como 
Modelo para a Região Norte



Fachada da Escola, localizada à margem
 do acesso Leste de Sobral


Sala de Infromática


Secretaria da Escola

A Escola Senador Carlos Jereissati expressa o novo modelo da educação sobralense. Ela faz parte de uma rede de seis grandes escolas construídas e postas em funcionamento pela Prefeitura. Os estudantes do bairro Sinhá Sabóia passaram a dispor de uma ampla e moderna estrutura. Eles são conscientes de que a partir da inauguração dessa escola, muita coisa mudou na vida deles em termos de qualidade de ensino, de lazer e de outros incrementos como os laboratórios de física, química, biologia e informática. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, prima pela qualidade da educação, de modo a que esta seja igual ou superior a que é oferecida pela rede privada. Este objetivo está sendo consolidado em toda a rede municipal onde o ensino está em alta e atraindo um número superior a mais de 30 mil estudantes.


 

Jaibaras Beneficiado pela Prefeitura



Expedito (Kadu)

O agente local do distrito de Jaibaras, Expedito Vasconcelos Fernandes (Kadu), é responsável pelo acompanhamento das obras que estão sendo realizadas no distrito. O trabalho do agente se concentra no acompanhamento das ações e informações à Secretaria de Obras e Transportes, acerca do andamento dos projetos. Dentre as ações já realizadas, Expedito Fernandes relaciona: Instalação de redes de energia elétrica nas localidades de Beira do Rio, Cedro, Jaburuna, Vila do Alegre e Rua do Comércio; reforma das praças Zé Onório, Chicó Prado, Leonília Gomes, Escola Leonília Gomes Parente e posto da Telemar; construção de duas salas de aula no Colégio Raimundo Santana, calçamento da Rua das Viúvas e Rua 7 de Setembro/Travessa Balneário; implantação de telefones nas localidadades de Barragem, São Vicente, Setor I, Ipueirinha e na sede do distrito, além do asfaltamento das principais ruas e avenidas da sede. Jaibaras, assim como os demais distritos sobralenses, recebe da Prefeitura especial atenção, notadamente no desenvolvimento de projetos de infra-estrutura, que beneficiam famílias pobres e camponeses. As ações da Prefeitura podem ser observadas nas mais diversas áreas, beneficiando toda a população. Todas essas ações foram acompanhadas de perto pela Secretaria de Obras e Transportes , tendo em vista assegurar a qualidade dos benefícios que estão dando ao Jaibaras e aos demais distritos de Sobral, um novo modelo de desenvolvimento.

Localidade de Patos Ganha Rural-Cel

A Prefeitura de Sobral inaugurou, na última quinta-feira, um telefone Rural- Cel na localidade de Timbaúba (Vila de Patos), atendendo solicitações dos moradores. Timbaúba é mais uma comunidade do interior a integrar-se ao sistema mundial de telefonia, que foge dos limites da cidade e se espalha por todas as localidades dos distritos, permitindo a comunicação dos moradores com parentes e amigos , que residem em outras localidades.

O sistema Rural-Cel é uma opção viável para as localidades que ainda não são cobertas pelo sistema DDD, com ele os moradores já não ficam mais isolados, podendo realizar e receber chamadas dos mais distantes pontos do Brasil e do mundo.


 

Servidores da Prefeitura Próximos da
 Realização do Grande Sonho


A Gerência de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente acompanha as obras de construção da primeira etapa de moradias para servidores públicos municipais, através do PROGRAMA CASA LEGAL, uma parceria entre a Prefeitura de Sobral e Caixa Econômica Federal, onde o Município entra com a doação do terreno com infra-estrutura e coordenação da intervenção e a C.E.F. financia aos servidores os recursos para a construção da habitação.
Nesta primeira etapa estão sendo beneficiados 50 servidores.

A área destinada à construção dos imóveis está situada nas proximidades do Parque Santo Antonio, no bairro Sinhá Sabóia. As casas atendem a diversas modalidades, de acordo com o projeto escolhido pelos servidores. A Prefeitura, através da Gerência de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente encara esta experência pioneira como a melhor oportunidade já dada aos servidores municipais.

Ações da Prefeitura em Caracará


José Amaro - agente local

O agente local do distrito de Caracará, José de Souza (José Amaro), apresenta a relação de importantes obras que já foram realizadas pela Prefeitura nos últimos dois anos, naquele distrito:

Construção de uma caixa d'água com capacidade para 50.000 litros; instalação de um dessalinizador; instalação de água em 100 residências; construção do açude Toyota Barroso, para armazenamento de 5.000.000m³ d'água; criação junto ao Governo do Estado, de 360 vagas para trabalhadores rurais na época da estiagem; distribuição de 4 pulverizadores para evitar e matar pragas em plantações; construção de 3 passagens molhadas; asfaltamento do acesso entre o distrito e a BR - 222, em 5 quilômetros; plantío de 100 mudas de plantas ornamentais; instalação de um pluviômetro e perfuração de 2 poços profundos; asfaltamento de todas as ruas da sede do distrito; construção de 3 novas salas de aula e reforma da Escola Odete Barroso, ampliando o número de alunos de 70 para 500; recuperação de parte do calçamento da sede do distrito; instalação de uma frota de 6 ônibus escolares para a sede do distrito; promoção de curso de formação de professores; aquisição de aparelho de som para a escola local, cadeiras e bebedouro elétrico. José Amaro representa a Prefeitura junto à sua comunidade, servindo de elo entre o Poder Público Municipal e seus conterrâneos. Segundo ele, o distrito de Caracará pela primeira vez está sendo contemplado com grandes obras, que estão melhorando a vida dos moradores.


 

SAFS e Prefeitura Criaram Banda Marcial



Batista Silva (Dijalma)

O município de Sobral passou a contar com um novo atrativo: uma banda marcial, criada pela Sociedade de Apoio à Família Sobralense - SAFS, em convênio com a Prefeitura, tendo em vista criar ocupação para crianças e adolescentes assistidos pelos programas sociais do município.


Banda Marcial de Sobral, 
com 86 integrantes

Inicialmente a banda, que é coordenada por Batista da Silva (Dijalma) conta com um total de 86 integrantes, na faixa etária entre 7 a 17 anos. Essa experiência foi trazida a Sobral pelo próprio coordenador e regente, Batista Silva, dos estados da Paraíba e São Paulo, onde ele atuou como instrutor e regente de bandas marciais. O projeto está sendo viabilizado com recursos do Fundo Cristão para a Criança (ONG norte-americana) e da Prefeitura de Sobral. A idéia foi absorvida pela diretora da SAFS, Marcília, contando com o aval da fundadora da SAFS, a professora Maria José Ferreira Gomes, que durante muito tempo dirigiu a referida Sociedade.

Batista Silva informa que o prejeto da banda está sendo solicitado por diversos municípios da região, sendo a primeira solicitação, do município de Itapipoca.


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail