Estudante de Sobral Conquista
Prêmio Nacional da Nestlé
José Luis, ministro Paulo Renato e Domingos SávioA Escola Raul Monte de Ensino Fundamental e Educação Infantil foi vencedora do 4º Encontro Cívico Nestlé - Ministério da Educação, através do aluno José Luis Gomes Neves, da 5ª série, e do seu orientador Domingos Sávio F. Sousa, que concorreram ao tema "O Melhor lugar do mundo é aqui", com a frase:" Sobral, meu mundo, minha vida".
É importante destacar que a Escola Raul Monte foi a única escola vencedora do Estado do Ceará nessa categoria. Com este feito, a escola demonstra a qualidade do ensino público sobralense.
O estudante José Luis com o seu orientador Domingos Sávio foram recepcionados no Palácio do Planalto pelo ministro da Educação, Paulo Renato, em solenidade que contou com a presença do Presidente da República.
Os prêmios oferecidos ao vencedor e o orientador, constaram de viagem a Brasília (DF) e também a Porto Seguro (BA), Parâmetros Curriculares Nacional - PCNS, livros de literatura e vídeo sobre educação ambiental.
Prefeitura Lança Projeto Pioneiro de
Habitação Servidor Municipal
A secretária Ondina Canuto fala da singularidade do projetoA Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SDUMA), através de sua Gerência de Habitação e a Caixa Econômi-ca Federal lançaram na manhã de ontem, o PROJETO DE HABITAÇÃO SERVIDOR MUNICIPAL, constante da primeira etapa de casas financiadas através de convênio entre a Prefeitura de Sobral e a CEF.
A solenidade foi realizada no bairro Sinhá Sabóia, por trás da LASSA, na Rua Monsenhor Aloísio Pinto, local onde as primeiras 50 casas estão sendo construídas.
Casas em estágio avançado de construçãoA secretária da SDUMA, Ondina Canuto presidiu o evento, juntamente com representantes da Caixa Econômica Federal e da construtora encarregada das obras. Na oportunidade ela explicou a sistemática do projeto, citando-o como "fato inédito" em termos de administração municipal. Segundo ela, outras etapas deverão ser construídas, de modo a realizar o sonho de outros servidores pela casa própria.
Na parceria entre a PMS e a CEF, a primeira cede a área totalmente urbanizada e a segunda, entra com os investimentos para a construção. As casas seguem padrões distintos quanto ao número de cômodos, opcionais de acordo com as condições de cada servidor.
50 casas compõem a primeira etapa do projetoCom essa iniciativa a Prefeitura está dignificando o servidor público muncipal, antes sem as mínimas chances de participar de projetos como este, isto porque não dispunha de crédito, tendo em vista os atrasos que se verificavam no pagamento de seus vencimentos.
A secretária Ondina Canuto com o pessoal da Caixa,
da Construtora e futuros moradoresO Programa Municipal de Moradia da Prefeituta, feito em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado, através do PROURB, já beneficiou centenas de famílias com a construção de casas populares, as quais estão situadas em áreas humanizadas. O Programa tem como principal objetivo o fim dos pantanais e do favelismo em Sobral. No caso dos servidores municipais, este é um novo tipo de financiamento, o qual os recursos aplicados são resgatados em suaves prestações, evitando que os beneficiados libertem-se dos aluguéis convencionais e das humilhações, comuns na vida de quem não tem casa própria.
Prefeitura de Sobral e Governo Alemão
Desenvolvem Projeto de Reciclagem de Lixo
O gerente do aterro sanitário, Magalhães
acompanhou a pesquisa da equipe alemãUma equipe de engenheiros e técnicos da Alemanha, esteve visitando Sobral, com o objetivo de planejar um futuro projeto de reciclagem de lixo. O projeto será desenvolvido em parceria entre o governo alemão, o município de Sobral e a iniciativa privada. O projeto tem várias fases. Nelas está sendo pretendidas a geração de gás metano (usado em indústrias); energia elétrica; extração de óleo díesel do plástico para abastecimento de veículos; fabricação cápsulas de fibra para utilização em indústrias, tipo cerâmicas; produção de materiais de construção para casas populares (premoldados), além de adubos e fertilizantes. O projeto após sua instalação terá como resultado, a reciclagem de quase 100% de toda produção de lixo doméstico e industrial da cidade.
Outro aspecto importante será a geração de emprego e renda a partir do processo de reciclagem, que absorverá grande quantidade de mão-de-obra e dará alternativas para a instalação de indústrias de médio porte em Sobral e região. A fase inicial do projeto será desenvolvida no próprio aterro sanitário, sendo que seu total desenvolvimento está previsto para um prazo de dois anos.
A primeira parceria de Sobral com o governo alemão se deu na instalação de projetos de luz solar nas localidades de Serrinha (Taperuaba) e Serra Verde (Rafael Arruda).