Prefeitura Municipal de Sobral - 22 de Setembro de 2000 - ANO IV

Prefeitura Premia Anteprojeto da
Margem Esquerda do Rio Acaraú



Anteprojeto da Margem Esquerda do RioAcaraú

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desevolvimento Urbano e Meio Ambiente, realizou na tarde de ontem, soldenidade de premiação à equipe vencedora do Concurso de Anteprojetos para Urbanização da Margem Esquerda do Rio Acaraú. A equipe vencedora é composta pelos arquitetos Nelson Sera e Neves, Antonio Carlos Campelo Costa, Aída Matos Montenegro e Paulo Cesar Arrais. Para ela foi atribuído um prêmio em dinheiro no valor de R$ 20.000,00. As duas outras equipes finalistas receberam menção honrosa. No caso da equipe vencedora, esta deverá ainda ser contratada pela Prefeitura para desenvolver o projeto, o qual deverá ser realizado logo após a liberação dos recursos, conveniados, de cerca de 5 milhões, dos quais 3 mlhões já estão assegurados.

A solenidade foi presidida pela secretária da SDUMA, Ondina Canuto, contando com a participação do presidente da Comissão Jugadora do Concurso, o arquiteto Francisco Edilson Ponte Aragão e dos representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/CE, arquiteto Napoleão Ferreira e José Alberto de Almeida, e do IPHAN, professora Olga Paiva e Domingos Linheiro.


 

Prefetura Inicia Construção do Marco da Primeira Igreja de Sobral Sede du Curato do Acaraú



Professor Marcos Albuquerque

O arqueólogo Marcos Albuquerque encontra-se em Sobral, a convite da Secretaria de Cultura Desporto e Mobilização Social, para acompanhar o andamento das obras de demarcação dos alicerces da primeira Igreja de Sobral, trabalho coordenado pelo arquiteto Antenor, sob a orientação do IPHAN.


Trabalhos de escavação

A visita do arqueólogo, professor da Universidade Federal de Pernambuco UFPE Marcos Albuquerque, disse estar surpreso e gratificado pelo grande número de sobralenses que o abordam querendo saber acerca dos resultados obtifdos nas escavações, que foram realizadas. Isto demonstra o interesse do sobralense pelas suas orígens, o que para o arqueólogo é a comprovação de que o povo desta terra interage até mesmo com o próprio existencialismo do lugar. "O povo que não conhece o seu passado, não tem perspectiva de futuro". O fato do sobralense interagir com o passado e com suas tradições, o qualifica como partícipe da construção de um futuro melhor e mais harmônico.

O trabalho de escavação demorou cerca de um mês e meio, envolvendo uma equipe de 15 pessoas, dentre elas, 3 arqueólogos, 4 técnicos em arqueologia, 1 arquiteto, além de operários.

O secretário de Cultura Desportoe Mobilizaçã Social, Clododoveu Arruda informa que o projeto de demarcação do local já está em execução, obedecendo um projeto arquitetônico de Antenor Coelho, que deixa à mostra os traços das fundações (alicerces) da Igreja que serviu de sede do Curato do Acaraú em meados do Século XVIII.


 

Semana de Saúde Coletiva
Uma Nova Cultura na Saúde Pública
 Municipal de Sobral



Os moradores do bairro recepcionando os
profissionais da área da saúde

Ainda repercute no bairro Sinhá Sabóia, a iniciativa da Secretaria de Saúde e Assis-tência Social, da realização da Primeira Semana de Saúde Coletiva, na Escola Senador Carlos Jereissati, com o objetivo de tratar com os moradores daquela

comunidade, diversos assuntos de saúde e de sua maneira de viver, especialmente em relação aos cuidados para não adoecer e de ter uma melhor qualidade de vida.


O secretário Luis Odorico fala sobre a
 importância da Semana de Saúde Coletiva

A programação envolveu médicos, enfermeiros e agentes de saúde do município, que debateram junto aos populares, assuntos ligados à saúde e métodos preventivos, que justificam o princípio básico do PSF de Sobral.

O Secretário Luiz Odorico participou da programação, que teve a participação de parceiros importantes, tais como: Secretaria Municipal de Educação, Hemoce, Hospital do Coração, Febemce, SESC, SENAC, JUFRA, Corpo de Bombeiros, Santa Casa, Ver Nascer, APAE, APROCE, UVA, FUNASA, dentre outros.

Esse tipo de serviço deverá ser extendido a outras comunidades, de modo que os moradores possam conhecer a nova cultura da saúde sobralense e ter melhor acesso à orientações e atendimentos na área de saúde.

Parabéns a Quintino Neto

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do município, Quintino Vieira Neto recebe no dia hoje a gentileza dos abraços e menagens congratulatória pelo seu aniversário.

Responsável direto pelos projetos agrícolas e hídricos da Prefeitura, ele comemora também a consolidação do abastecimento d'água de todas as sedes e vilas dos distritos, onde as populações, que antes enfrentavam o dilema da "lata d'água na cabeça", agora recebem o líquido dentro de suas casas.

Associamo-nos aos demais amigos e companheiros de trabalho do secretário, nos votos de parabéns e desejo de inusitado sucesso.


 

Casa da Cultura Abre Exposição
 "Traços Coloridos"


Será aberta, hoje, às 20h, na Casa da Cultura de Sobral, exposição de pintura "Traços Coloridos" da artista plástica Maria do Carmo Ferreira Sousa, sobralense que, como ela mesmo afirma, só sabe se expressar através da pintura. É através desta que ela externa seus sentimentos, suas alegrias, suas angustias, sua maneira de ver o mundo. Tudo isso transfigurado através da arte de pintar.

A exposição "Traços Coloridos" carac-teriza-se pela vibracidade das cores, pela adversidade de estilos e técnicas, com forte tendência para o floral. A beleza dos traços e das cores do conjunto da obra constituem uma riqueza estética singular.

Sem formação acadêmica na área, Maria do Carmo constrói sua arte com talento e inspiração divina e com muita luta para a conquista de seus aobjetivos. Visita a Casa da Cultura para conferir a beleza dessa exposição no período de 22 de setembro a 10 de outubro.

RETROSPECTIVA

Patrimônio Histórico de Sobral
em Cartões da Telemar

No dia 22 de setembro de 1999, o secretário de Administração e Finanças, Luis Edésio Solon recebeu no Gabinete da Prefeitura, os funcionários da Telemar, João Lima, Eliene e Irene, que apresentaram proposta da empresa para confecção de cartões telefônicos com impressões de imagens do acervo arquitetônico da cidade, tombado ao patrimônio histórico nacional. A Telemar confeccionou 60 mil cartões para serem vendidos nas cidades brasileiras. Esses cartões, após utilizados chegaram às mãos de colecionadores, que difundem as belezas de Sobral, no seu patrimônio histórico, tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional


Voltar

Pagina Inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail