Prefeitura Paga Adiantamento do 13º Salário
dos Servidores
Paço Municipal Dr. José Euclides Ferreira GomesA Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura inicia hoje o pagamento dos servidores públicos municipais referente ao mês de setembro e também de 50% do 13º Salário. Na atual administração, os servidores recebem seus pagamentos rigorosamente em dia, obedecendo o calendário elaborado no início de cada ano.
O pagamento em dia é uma das principais diretrizes da Prefeitura, que objetiva a valorização do servidor junto aos fornecedores. O pagamento é feito no prazo de três dias, atendendo à sede e os distritos, paralelamente. Dentro da modernidade administrativa da Prefeitura, a Secretaria de Administração e Finanças criou o cartão magnético, com o qual o servidor retira seu dinheiro nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil.
A participação do secretário Luis Edésio Solon neste processo de modernidade administrativa, está sendo decisiva, uma vez que a Prefeitura se organiza e aumenta a credibilidade junto aos demais órgãos do município, do estado e do país.
Artista Sobralense Expõe na Casa da Cultura
Casa da Cultura de SobralA Casa da Cultura de Sobral promove exposição de pintura "Traços Coloridos" da artista plástica Maria do Carmo Ferreira Sousa, sobralense que, como ela mesmo afirma, só sabe se expressar com a pintura. É através desta que ela externa seus sentimentos, suas alegrias, suas angustias, sua maneira de ver o mundo. Tudo isso transfigurado através da arte de pintar.
A exposição "Traços Coloridos" caracteriza-se pela vibracidade das cores, pela adversidade de estilos e técnicas, com forte tendência para o floral. A beleza dos traços e das cores do conjunto da obra constituem uma riqueza estética singular.
Sem formação acadêmica na área, Maria do Carmo constrói sua arte com talento e inspiração divina e com muita luta para a conquista de seus objetivos. Visite a Casa da Cultura para conferir a beleza dessa exposição que se estenderá até o dia 10 de outubro.
Aracatiaçu Conquista Espaço para o Artista
O Espaço Cultural de Aracatiaçu está implantado no casarão centenário em que nasceu o comendador Ananias Arruda. O prédio que foi desapropriado na atual gestão, dispõe de uma área de 552,48m². O imóvel é composto de 1 diretoria, 1 secretaria, 1 sala de música, 1 sala de artes plásticas, 1 sala de vídeo, 1 sala para acervo bibliográfico e computadores, 1 sala para atividades gerais, 1 cantina, 2 baterias de banheiro e anfiteatro para múltiplas atividades. Além dessa estrutura ficará anexa ao novo prédio uma quadra para atividades esportivas e movimentos comunitários. No Espaço funcionarão oficinas de teatro, música, artes plásticas, danças, esculturas em madeira e granito e artesanato em geral, serviços de bibliotecas, apresentações de vídeos educativos e culturais, encontros de convivências, atividades de lazer para crianças e adolescentes e aulas de computação.
A obra custou ao município a importância de R$ 144.991,66 e foi financiada com recursos do PROARES. Espaços como este também serão construídos em outros distritos, Taperuaba também está sendo contemplada com um Centro.
Sobral Tem Novo Matadouro
Currais para a guarda de animais relacionados para o abateA Prefeitura de Sobral, depois do aterro sanitário, o primeiro do interior do Nordeste, dotou Sobral de um moderno matadouro, o qual já se encontra em funcionamento desde o início desta semana.
O novo matadouro simboliza o avanço de Sobral, que dia-a-dia vêm mehorando suas estrutura de serviços ao cidadão. No caso do matadouro, este é amplo e moderno, construído e instalado de acordo com as exigências da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará - SEMACE e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Sobral.
Instalações sofisticadasA exploração do referido patrimônio foi transferida pela Prefeitura para a iniciativa privada, através de processo licitatório, no qual o empresário Carlos Vasconcelos (Carlos do Calixto) assumiu a responsabilidade pela manutenção e administração do matadouro, colocando-o à disposição de agropecuaristas de Sobral e região para o abate de seus animais.
O que chama a atenção dos sobralenses em torno do matadouro são seus equipamentos sofisticados, que permitem o abate automatizado, impedindo que os animais abatidos sofram nesse momento.
Afora os equipamentos, o matadouro dispõe também de amplos espaços para acomodação dos animais inseridos na programação de abate, a fim de que estes tenham o tempo de repouso necessário para que a carne não seja prejudicada.
Com essa iniciativa a Prefeitura de Sobral contempla o povo sobralense com um novo elemento, capaz de assegurar a saúde de todos, tendo em vista o processo atual, totalmente higienizado e a fiscalização do próprio estabelecimento acerca da procedência e qualidade dos animais.
Com o funcionamento do novo matadouro, a Prefeitura demoliu o antigo matadouro, instalado no bairro Dom José, livrando aqueles moradores de uma série de problemas ocasionados com a permanência, durante, muitos anos, do referido estabelecimento.
Prefeitura de Sobral Transformou Pantanal do Pe. Palhano em Comunidade Humanizada
A Prefeitura humanizou o Pantanal Pe. Palhano, transformando-o numa comunidade saudável, saneada, drenada, pavimentada e urbanizada. Os investimentos chegaram a mais de dois milhões e meio de reais, favorecendo a todos os moradores, que sairam da lama e passaram a viver com dignidade. As obras efetuadas pela Prefeitura constaram também de reformas de casas e construção de banheiros, que elevaram a qualidade de vida do povo, já esquecido do tempo em que a lama era o único cenário apresentado pelo bairro, que renasceu como nova comunidade, para mostrar que o progresso da cidade está assistindo ao social, proporcionando áreas de convivência sadia para os mais pobres.Programa de Apoio a Auto-Construção já Beneficiou Centenas de Famílias em Sobral
O Programa de Apoio a Auto-Construção - PAAC, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, através da Gerência de Habitação, e que tem como finalidade beneficiar famílias de baixa renda, com ganhos de 1 a 3 salários mínimos, com pequenos financiamen-tos para reformas de moradias. O Programa já beneficou centenas famílias distribuídas em grupos cadastrados em associações comunitárias. O PAAC é realizado em Sobral desde outubro de 1997, em parceria entre a Prefeitura, a ONG Cearah Periferia, Associações Comunitárias e famílias cadastradas. O crédito é de R$ 450,00, para cada família, sendo um terço deste valor, pago pela Prefeitura. Através dessa iniciativa famílias de baixa renda da periferia e dos distritos conseguem modificar suas casas de taipa, que passam a ser de alvenaria, bem como ampliar cômodos e construir banheiro.