A Secretaria de Desenvolvimento Econômico organizou e atualizou dados de Sobral, imprescindíveis para investidores, que agora passam a dispor de um acervo de informações capazes de apontar a viabilidade ou não de seus investimentos. O trabalho foi acompanhado de perto pelo secretário municipal, o arquiteto Herbert Rocha.
O Manual do Investidor deverá estar, brevemente, nas mãos do empresariado.
1ª SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs
Mortalidade Infantil
Pag. 2
Assessor de Comunicação - Paulo Henrique B. de Carvalho
Coordenação - Rui Silva
Diagramação e Web Design - Fábio do Nascimento
Redação - Silveira Rocha
Sou de pleno acordo, pois quanto mais guarda nas ruas, menor será o número marginais atormentando a vida dos moradores e destruindo as coisas da cidade. Antes não se via uma lâmpada nas praças, tudo era quebrado. Agora pelo menos a gente vê que as coisas são mais respeitadas.
Maria Jacinta Sousa
Rua João Pessoa, Nº 58
Essa guarda só servia para multar o povo. Quando ela começou a trabalhar ninguém aguenta mais de tanta multa. No momento os guardas estão mais calmos. Deve ter sido o prefeito que exigiu melhor atendimento ao povo. Se for para aumentar a Guarda e aumentar as multas, sou contra.
Adriana Maria Oliveira
Avenida Lúcia Sabóia, 441
AMPLIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
S o b r a l , 18 de abril d e 2 0 0 1- Ano I - Nº 16
A i n d a N e s s a E d i ç ã o
PREFEITURA ENCERRA HOJE
SEMINÁRIO DE ESPORTES
A As equipes do PSF - Programa Saúde da Família, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde, e a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde estão em constante operação de combate à Dengue, mobilizando agentes comunitários e guardas sanitaristas na operação, que visa evitar o alastramento da doença, especialmente na periferia.
A Imprensa Oficial do Município traz em seu mais recente Impresso Oficial, a relação das novas secretarias municipais, que fazem parte da proposta administrativa do prefeito Cid Gomes e que está sendo apreciada pela Câmara de Vereadores.
A LUTA CONTRA A
MORTALIDADE INFANTIL
A Prefeitura de Sobral registra desde a última gestão municipal, o maior investimento em obras hídricas. Nos quatro anos da Administração Sobral no Rumo Certo, todas as sedes, vilas e localidades dos distritos foram estruturadas com sistemas de abastecimento d’água, muitos deles constando de construção de açudes, poços profundos, adutora, caixa d’água, dessalinizador e redes de elevação e distribuição, que permitiram a chegada da água dentro das casas de todos os moradores. Essas ações inéditas deram ao município, notadamente às comunidades de interior, a antecipação do crescimento e o destaque entre as demais localidades do Estado, a grande maioria ainda distante de iniciar seus projetos.
O programa de interiorização do desenvolvimento de Sobral, ministrado pela Prefeitura, está resolvendo problemas comuns das localidades do interior, tais como instalações de água e energia, construção de rede de esgoto, recuperação de casas, construção e/ou recuperação de praças e avenidas, além da instalação de e modernização de salas de aula e unidades de sáude.
Na busca de evitar mortes por causas perinatais( as ligadas ao parto e pós-parto), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde realiza planejamentos e ações, feitos em conjunto com Programa Saúde da Família, Secretaria de Saúde do Estado e a Maternidade da Santa Casa de Sobral, objetivando a melhoria da qualidade do pré-natal e da assistência ao parto e ao recém-nascido. No período de 12 - 16 de março foi realizado um treinamento para as equipes o PSF sobre Saúde Reprodutiva, sendo as aulas ministradas pelo Professor Nilson Secches, diretor da Maternidade Escola Nova
Cachoeirinha de São Paulo. Ao mesmo tempo, a convite da Santa Casa de Misericórdia, através do Projeto Ver Nascer, o Professor Nilson participou de grupos de discussões técnicas com os pediatras e obstetras da Santa Casa, para formulação de projetos de intervenção para melhoria da assistência ao parto e ao recém-nascido. Nos dias 6 e 7 de Abril, a Secretaria de Saúde do Estado, ofereceu uma capacitação técnica para assistência ao pré-natal, prevenção do câncer de colo e diagnóstico precoce de mama para todos profissionais do PSF dos municípios de abrangência da Microrregional de Sobral.
O O Município de Sobral, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, vem desenvolvendo um Projeto junto ao empresariado sobralense, na perspectiva de retirada das ruas de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.
As empresas contribuem com uma bolsa educação que é repassada à família através da entidade gerenciadora do SOS Criança, a partir da elaboração de Plano de Superação Familiar, que
é monitorado pela equipe técnica do SOS Criança: Assistente Social, Psicólogo e Educadores Sociais.
Os convênios firmados passaram de 6 para 23 e estão envolvendo as seguintes empresas: Sobral Motos e Veículos Ltda, Sobral Gráfica Editora - SOGRÁFICA, Moageira Serra Grande Ltda, Sobral Premoldados Ltda - Sopremol, Cerâmica Torres Ltda, Associação dos Funcionários do Sebrae, Antonino Melo, Fernando Antônio Ibiapina, e Jocely Dantas de Andrade Filho, dentre outros.
PROJETO ADOÇÃO SOBRAL CRIANÇA
ENERGIA
ELETRICA DE SOBRAL
O Consumo de energia elétrica cresceu 10,3% entre 1977 a 1998, atingindo 243.343 MWh, em 1998. Desse total, o consumo industrial participou com 159.140 MWh (65,40%): o residencial, com 44,184 MWh (18,16%); o comercial, com 18.780 MWh (7,72%); o público, com 15.767 MWh (6,48%); o rural com 5.164 MWh (2,12%); e o próprio com 308 MWh (0,12%). Com relação ao número de consumidores atendidos, atingiu-se um montante de 36.464 em 1998, o que representa um crescimento de 4.7% em relação ao ano anterior.
Em 1998 a indústria,
com apenas 0,58% do número de consumidores de Sobral, consumiu 65,40%e 2,95%
de toda a energia elétrica consumida no Município e no Estado, respectivamente,
e 10,46% do consumo industrial do Ceará, o que demonstra a importância desse
setor para o desenvolvimento econômico local.
ÁGUA NAS CASAS DO INTERIOR