Sobral, 06 de agosto de 2001 - Ano I - Nº 90

03/08à 09/08

A PARTILHA
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs


Ivo Gomes

A Secretaria do Desenvolvimento da Educação lançará Edital convocando professores de nível superior para um novo Concurso Público na área do magistério.
Com isto a Prefeitura estará ampliando o número de professores formados nas Escolas municipais, contribuindo com a qualificação do ensino e atendendo a uma das exigências básicas da LDB- Lei de Diretrizes Básicas do Ensino, que requer a substituição gra-dual de professores leigos por profissionais da área do magistério.
O secretário Ivo Gomes já está autorizando a divulgação do citado concurso, que além de bene-ficiar de forma direta a rede municipal de ensino, cria 250 novos empregos para os sobralenses.
A realização de concursos públicos se tornou uma atividade normal na administração do prefeito Cid Gomes, que encara essa prática como uma forma de melhorar a qualidade dos serviços públicos que são oferecidos aos moradores de Sobral, criando oportunidades para os sobralenses.

LIMPEZA
a favor
contra

Era bom que o secretário ou o prefeito vissem como os garís que andam no carro do lixo, destróem nossos depósitos, jogando-os de forma grosseira. Quando o carro passa, é um vexame total de rebolada de baldes, latas e depósitos. Era bom que eles andasssem com uma campainha como os carros do gás butano.
Raquel Furtado Gomes
Rua do Açude, 45

A limpeza agora está bem melhor. Pelo menos a gente não vê mais aquele absurdo de lixo em cima das calçadas ou atirados no meio da rua. Os caminhões passam pra lá e pra cá, coisa que antes não se via. Quanto á limpeza, eu acho muito boa e a Prefeitura deve mantê-la assim como está.
Liduina Maria Santiago
Rua Alto do Cristo, 14

EDUCAÇÃO LANÇARÁ CONCURSO EM
SETEMBRO

ESCOLA DE SAÚDE PROMOVE CURSO
DE VIGILÂNCIA

O Escola de Saúde Pública do Ceará promoverá Curso de Vigilância Sanitária, para profissionais da área, no período de 06 a 12 deste mês, no auditório da Delegacia Regional de Saúde, como parte da estratégia de municipalização dos serviços de vigilância sanitária de todo o estado, onde Sobral foi o primeiro município a municipalizar este setor. O curso objetiva também a padronização da conduta da inspeção, que a cada dia se faz mais importante para o bem-estar das comunidades.
A programação terá apresentações de módulos educativos executados pela Escola de Saúde Pública do Estado, além de outras ferramentas, as quais serão orientadas por especialistas da área.
As experiências com a municipalização deste serviço em Sobral, estarão sendo repassadas para outros municípios da região, de modo que as ações sejam desenvolvidas dentro de um mesmo modelo em todas as unidades do serviço.

ESTADO E MUNICÍPIO UNIFICAM REDES
DE ENSINO

O prefeito Cid Gomes, acompanhado da diretora do Crede-06, professora Joana de Fátima e o secretário do Desenvolvimento da Educação, Ivo Gomes, estiveram em audiência com o secretário da Educação Básica do Estado, Antenor Naspolini, quando foi oficializado, através da assinatura de um convênio, a rede única de ensino público de Sobral, que é a junção das redes estadual e municipal. Como resultado dessa importante parceria, que terá como primeira ação conjunta a matrícula única para o calendário de 2002, que acontecerá - pela primeira vez na história deste município no ano anterior - no mês de outubro próximo.
A unificação também representa uma economia em todas as ações relacionadas à área da educação.
Do encontro com o secretário estadual também resultou na entrega de um projeto arquitetônico, por parte do Prefeito, para a construção de uma escola no bairro do Sumaré, com capacidade superior a 1.000 alunos, e em cujo projeto será encampado o monumento a Dom José, o qual será revitalizado e transformado em biblioteca.

TURISMO

O Município dispõe de um potencial turístico a ser explorado, constituído de fontes térmicas, como o Olho D’Água do Pajé, o Olho D’Água de João Pereira, em Aracatiaçu, e dos sítios arqueológicos, com inscrições rupestres em Taperuaba, Aracatiaçu e Jordão. Merece destaque, ainda, o Parque da Lagoa da Fazenda, com aproximadamente 4 ha de preservação ambiental.
A cidade de Sobral possui, também, uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, portanto, com um importante acervo arquitetônico, histórico e cultural, constituído pelos seguintes monumentos e pontos turísticos, entre outros: Museu Diocesano; Universidade Vale do Acaraú, Teatro São João; Santa Casa de Misericórdia; Colégios Santana e Sobralense; Arco Nossa Senhora de Fátima; Cristo Redentor; Abrigo sagrado Coração de Jesus; Quartel da Polícia Militar; Casa da Cultura; e, várias igrejas.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
Escola de Saúde Promeve Curso de Vigilância - Museólogo faz Inventario no Museu Dom José - Estado e Município Unificam Redes de Ensino


MUSEÓLOGO FAZ INVENTÁRIO NO MUSEU DOM JOSÉ


Peças do Museu Dom José

Depois de muito se cogitar, finalmente está acontecendo a continuidade da operação de inventário e catalogação das peças que compõem o acervo do Museu Dom José, trabalhos iniciados pelo museólogo Osvaldo Gouveia, quando foram levantadas cerca de 1.200 peças, envolvendo os acervos de imaginária, mobiliário, telas, documentação, dentre outros.
O inventário, segundo o secretário do Desenvolvimento da Cultura e do Turismo, Clodoveu Arruda, é indispensável tanto do ponto de vista da definição do acervo (identificando e qualificando o acervo, tendo em vista facilitar o reconhecimento delas por parte do público). Ele também é indispensável para outras etapas de adaptação do Museu Dom José, que requer também a museografia (estudo de melhor distribuição das peças), a iluminação cênica do museu, em fim, o inventário é o primeiro passo no desenvolvimento dos projetos almejados no processo de preparação de Sobral para o turismo.


O prefeito Cid Gomes manteve reunião com os moradores do distrito de São José Torto, na última quinta-feira, dentro da programação de visitas ao interior, no qual o prefeito e seus secretários municipais se reúnem com as comunidades, para ouvirem, debaterem e analizarem a problemática e a possível solução dos projetos. A reunião aconteceu na quadra de Esportes de Torto.


Guarda Civil Municipal está divulgando, desde a última sexta-feira, resultados da entrevista, que faz parte do Concurso Público Municipal para ampliação de mais 30 guardas de segunda classe.
Os interessado já podem ver o resultado na página da Pefeitura.