Sobral, 27 de agosto de 2001 - Ano I - Nº 105

24/08à 30/08

PROFISSÃO DE RISCO
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs


Sec. Ivo Gomes e Convidados

O Projeto ESCOLA NOTA 10, lança na última Sexta-feira, pelo prefeito Cid Gomes e o Secretário do Desenvolvimento da Educação Ivo Gomes, já está em funcionamento, como um dos mais importantes passos da Prefeitura para a modernização administrativa da área da Educação, constante da realização de uma série de ações visando a qualidade do ensino público nas escolas municipais, que entram no processo de autonomia no que diz respeito ao seu gerenciamento.
O projeto parte da estruturação das escolas a começar pela nomeação de diretores, selecionados através de provas e títulos, bem como da informatização de todas as secretarias das escolas da rede municipal, que serão interligadas via rede, passando a operar com um moderno programa que permitirá uma maior eficiência no gerenciamento das ações ligadas à área da Educação. Com o Projeto, os estudantes, professores, diretores e a comunidade irão juntos decidir o futuro da escola pública de Sobral, tendo como objetivos fundamentais:
Autonomia financeira, administrativa e pedagógica das escolas.
O Projeto ESCOLA NOTA 10 é apoiado pelo Unicef e o Instituto Ayrton Senna - IAS.

SEGURANÇA PÚBLICA
a favor
contra

Eu não vejo por aqui ninguém preocupado com segurança, nem prefeito, nem governo ou polícia. Quem manda na cidade são os marginais e junto deles uns filhinhos de papai que se enchem de bolas de hormônios e saem por ai batendo nos outros. Ou se toma uma providência séria contra essa gente perversa ou a vida do cidadão vai por água abaixo.
Luciano de Morais C. Neto
Rua Desembargador M. da Rocha

A gente vê que há uma boa vontade da Prefeitura em fazer segurança, tanto é que o prefeito criou a Guarda Municipal, que é uma das mais modernas do Brasil. Acho que a segurança depende também do povo, que deve se proteger melhor, pois ninguém vai acabar com a marginalidade, a não ser a gente mesmo.
Paulo Graciano Mendes
Rua Maria Tomázia, 234

PREFEITURA LANÇA PROJETO ESCOLA NOTA 10 PARA OS SOBRALENSES

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO DO PROJETO ESCOLA NOTA 10


A programação de lançamento do Projeto ESCOLA NOTA 10 e de posse dos 38 diretores aprovados na seleção da Prefeitura, foi realizada na última sexta-feira, no pátio interno do Paço Municipal Prefeito José Euiclides F. Gomes Júnior,a partir das 10h, contando com a presença de várias autoridades, dentre elas, o depu-tado federal José Linhares Ponte, O bispo Dom Aldo Di Cillo Pagotto, o comandante do 3º BPM (Batalhão Policial Militar) ten.cel. William Alves Rocha, a diretora do CREDE-6 Joana de Fátima Menezes Cavalcante de Vasconcelos, e a sub-secretária do Desenvolvimento da Educação Izolda Cela Coelho.
A programação teve início com a formação da mesa diretora do evento, seguida do canto do Hino Nacional e pronunciamento do bispo Dom Aldo, palavra da professora Izolda e assinaturas de documentos, por parte do prefeito Cid e do secretário Ivo Gomes, assegurando medidas de apoio ao desenvolvimento da educação no sistema público de Sobral, na seguinte ordem:

1. Projeto de Lei Nº 145/2001 que institui o Fundo para o Desenvolvimento e Autonomia da Escola - FUNDAE. Este Fundo, que garante a eficiência financeira de cada escola, é um importante instrumento para o processo de autonomia da gestão escolar;

2. Projeto de Lei Nº 146/2001 que determina a nova estrutura administrativa das escolas instituindo 38 cargos de diretor, 14 cargos de vice-direção e também para professores que irão auxiliar os diretores em suas tarefas junto às classes localizadas na zona rural com menos de 100 alunos;

3. Decreto instituindo recurso para os deslocamentos da equipe de gestão administrativa pedagógica (diretor, coordenador pedagógico e secretário escolar) para o acompanhamento das classes da escola que funcionam em outras localidades; assim como recurso para os professores que se deslocam de local de moradia para as escolas em que trabalham;
Portaria Nº 001/2001 que estabelece a nucleação das escolas da rede municipal de ensino, que passa a ser constituída de 38 escolas, cada uma delas com equipes de profissionais habilitados que, sob a liderança do diretor da escola, garantem o acompanhamento pedagógico, avaliação e controle de resultados, bem como a assistência administrativa e financeira necesárias ao seu bom funcionamento.
Portaria Nº 002/2001 que estabelece idade mínima para a frota de transporte escolar terceirizada da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral, medida que representa garantia de segurança para as crianças e jovens transportados, diaria-mente;
Portaria Nº 003/2001 que estabelecem critérios para a classificação das escolas da Rede Pública Municipal.
As escolas são classificadas em grupos: A, B e C, todas com a mesma missão e relevância. As categorias são baseadas na quantidade de alunos que é um elemento determinante de seu orçamento e administração.
A programação foi encerrada com a apresentação do coral de alunos da Escola Francisco Monte (Taperuaba) e pronunciamentos das autoridades e diretores empossados.

DIRETORES
EMPOSSADOS


Diretores

Moisés José Neto, Júlio César da Costa Alexandre, Maria Francisca Dolores Gama, Maria da Penha Cardoso, Sâmia Cristina, Francisca Valdízia B. Ribeiro, Maria Ieda Farias, Maria de Fátima Moura Silva, Adriana Maria Dias, Antonio Carlos Castro, Francisca Natividade F. Rodrigues, Miguel Jocélio Alves da Silva, Joanete Escócio de Sousa, Alfredo Silva de Oliveira, Marta Maria Linhares Araújo, Benedita Eliene B. Ferreira, Maria do Socorro Sousa, João Lúcio de Alcântaras, Maria Edinete Tomás dos Santos, Rosa Maria Frota Parente, Zuleica Ponte Ferreira, Selma Maria Moita Silva, Gilvana Ponte Linha-res, Antonio Magalhães, Maria Leuzimirtes, Lúcia Trindade, Terezinha de Jesus da Costa, Francisco Osmarino P. Ribeiro, João Martins, Ana Paula Martins Vasconcelos, Teresa Mara Vasconcelos Pinto, Maria da Conceição Lino, Ana Flávia Verde Sampaio, Sandra Régia de Souza, Jânia Maria Carneiro e Rita de Cássia Pinto.

PROGRAMAS DE SAÚDE DA PREFEITURA DE SOBRAL

A Utilização de Sistemas de Informação Geográfica - SIG no Sistema de Saúde de Sobral. Sobral está implantando este sistema que tem como objetivo utilizar dados sobre a população com bases cartográficas e oferecer um eficiente instrumento de informação para planejamento das políticas públicas e estudos sobre as condições de vida e saúde da população.
Acompanhamento de Trigemeos Gravemente Desnutridos: Relato de Experiência:
Relato da experiência da equipe do PSF de Patriarca sobre intervenção em uma situação de risco detectado no distrito.
Análise dos Indicadores de Mortalidade viabilizando o uso da metodologia como instrumento de Gestão do SUS
Mostra como a Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde organizou o sistema para avaliação de mortalidade em Sobral no decorrer dos anos e tem como objetivo obter mais clareza das causas de mortes da população e servir como instrumento de gestão.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
Programa de Lançamento do Projeto Escola Nota 10 - Diretores Empossados


O prefeito Cid Gomes teve uma movimentada agenda na semana passada, participando dos seguintes eventos: assinatura da ordem de serviço do abastecimento d’água das localidades Salgado dos Machados e Varjota, Lançamento do Projeto Escola Nota 10 e posse de diretores, peixamento açude Toyota Barroso, Show Cultural com Jorge Vercilo e reunião com as lideranças comunitárias de Caracará.


Os obras da Avenida Pericentral avançam pela cidade, e já dão aos moradores uma idéia da complexidade da obra, que está custando aos cofres da Prefeitura cerca de 4 milhões de reais. A avenida está sendo construída, inicialmente, em dois trechos, sendo um entre as proximidades da Ponte Otho de Alencar e o cruzamento da linha férrea da Avenida John Sanford, e outro ligando as fábricas da Grendene ao bairro Coração de Jesus.