Prefeitura Municipal de Sobral - 05 de Janeiro de 2001 - ANO V

Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras 
Abre Matrículas



Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral

Os estudantes das Escolas pú-blicas do município passaram a contar, desde o início do ano passado, com o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, um complexo de atividades que ajudam na formação e profissionalização de crianças e adolescentes das escolas municipais, estaduais e privadas.

O Palácio, que iniciou suas atividades com mais de 1.600 alunos, realiza inscrições este mês, tendo em vista assegurar a continuidade dos veteranos e abrir vagas para novatos, nas áreas de ciências e línguas estrageiras.

Os cursos Inglês e Espanhol são o maior atrativo do Palácio, que também dispõe de modernos laboratórios de Informática, Física, Química e Bio-logia, que ajudam os estudantes, es-pecialmente os das escolas munici-pais e estaduais a melhorarem seus desempenhos curriculares.

Pela primeira vez na história do município, a Prefeitura disponibiliza investi-mentos neste sentido, objetivando como ponto básico a elevação do ensino público, de modo a equipará-lo com o que é praticado nas escolas da rede privada.


SACS DE SOBRAL VALORIZA O
CIDADÃO MAIS POBRE



Dr. Odorico e Ana Lysia entregam um colete ortopédico

O Serviço de Apoio ao Cidadão Sobralense (SACS), criado na primeira gestão do prefeito Cid Gomes, tem como objetivo básico oferecer benefícios às pessoas de baixa renda, nas áreas de saúde e assistência social, valorizando o cidadão e modernizando e ampliando a qalidade dos serviços públicos da municipalidade.


Cid Gomes entregando uma cadeira de rodas

As atividades do ano passado beneficiaram cerca de 6.000 pessoas, com serviços e equipamentos que até então eram inéditos em termo de assistência social a nível de município. Foi graças ao esforço conjunto do prefeito Cid Gomes e do secretário de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade, que os serviços puderam ser modernizados e sofisticados, atendendo às mais diversas solicitações, tais como de óculos, cadeiras de rodas, coletes ortopédicos, órteses e próteses, aparelhos auditivos, além de benefícios normais que fazem parte do dia-a-dia da população.

O SACS é coordenado pela assistente social Ana Lysia Mont'Alverne, experiente no ramo da assistência pública municipal, uma vez que já participou de diversos projetos nessa área.

O SACS é um dos principais elementos que comprovam a eficiência dos serviços sociais oferecidos, na atualidade, pela Prefeitura, e também a atenção que o prefeito dispensa ao cidadão comum e sua família. O Serviço é realizado no prédio do Centro de Saúde (em frente à Santa Casa), no mesmo local onde funciona a Central de Mercação de Consultas.

Ano a ano cresce a qantidade de pessoas beneficiadas com os serviços do SACS, que prima pela atenção às pessoas reconhecidamente necessitadas. Essa é a exigência básica do prefeito e do secretário muni-cipal, a fim de que o cidadão mais pobre tenha seus direitos respeitados e acesso a um maior número de benefícios.

As doações feitas através do SACS são inéditas na história da assistência pública municipal.


         Mídia Nacional dá Novo
        Destaque a Sobral



A Revista Inside Brasil, em sua mais recente edição, destaca a cidade de Sobral como o grande pólo de crescimento e progresso da região Norte, dando ênfase ao desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú como universidade do futu-ro.

A matéria inspira-se na revolução que se verifica em Sobral a partir da adminis-tração do prefeito Cid Gomes e dos resultados da parceria que envolve a Prefeitura local, a UVA e o Governo do Estado, através das suas secretarias e da UFC (Universidade Federal do Ceará).

Na mesma matéria a revista ressalta a atuação marcante do prefeito Cid Gomes como político que une ação e discurso, revelando alguns pontos que justificam o sucesso de sua administração, hoje um exemplo para o Brasil.

SOBRAL EM PARCERIA

A criação de parcerias não era coisa comum, em Sobral, até o início da administração do prefeito Cid Gomes, que instituiu um novo modelo de participação social, atribuindo aos demais segmentos sociais do município, a coresponsabilidade pela organização do município e sua ordenação, dentro de uma conduta de propósitos e interesses coletivos, capaz de mudar de forma radical o perfil do município, induzindo-o ao crescimento sólido e irreversível, como acontece agora.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail