Prefeitura Municipal de Sobral - 08 de Janeiro de 2001 - ANO V

Cid Gomes Reúne Segmentos
para Anunciar Reformas



Prefeito Cid Gomes

O prefeito Cid Gomes reunirá, amanhã, no auditório da Prefeitura, a Imprensa e outros segmentos, tendo em vista anunciar asreformas de sua nova administração, bem como a instalação do Conselho da Cidade, formado por um grupo de cidadãos representantes dos mais diversos segmentos da coletividade, que irá participar ativamente da Administração Municipal, contribuíndo com o prefeito Cid Gomes na tomada de medidas e desenvolvimento de projetos visando o crescimento do município e o bem-estar da população.

A criação do Conselho da Cidade, a exemplo do PDDU - Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, do Orçamento Participativo e da nomeação de agentes locais e encarregados de área, demonstram a vontade política do prefeito Cid Gomes na descentralização das ações do Poder Público Municipal, que se tornou transparente e mais próximo do povo.

No seu novo governo, Cid Gomes está investindo na criação do Programa "Fala Cidadão", um serviço moderno de comunicação abrangente onde os moradores irão manter contato direto com o prefeito e seu secretariado, fazendo reivindicações, denúncias, bem como dando sugestões sobre os serviços públicos. Essa sistemática visa.

A solenidade está prevista para as 20h, de amanhã.


 

Frutos da Parceria PMS e PROARES



Creche João e Maria (em frente à Simplex Veículos)

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, está concluindo a construção de um complexo de Centros de Saúde da Família, levando o atendimento médico para dentro das comunidades.

Dos cinco centros projetados, somente o do bairro Padre Palhano foi inaugurado. Os quatro restantes estão em fase conclusiva, devendo ser inaugurados nas próximas programações que estão sendo preparadas para o prefeito Cid Gomes.

Com esse incremento, a Prefeitura amplia o número de unidades de saúde, beneficiando um maior número de moradores em suas comunidades.

Dentro da mesma parceria feita entre a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado, através do

PROARES, estão sendo construídas e recuperadas creches, permitindo atendimento social a milhares de crianças na sede e nos distritos.

Os convênios firmados pela Prefeitura junto ao Programa de Reformas Sociais do Governo do Estado, viabilizaram recursos de mais de 4 milhões de reais, de uma só vez. Esses recursos estão sendo aplicados de forma gradativa, atendendo projetos nas áreas da saúde, educação, cultura e lazer, como meios de atenção a crianças e adoles-centes do município.

O prefeito Cid Gomes e o Governo do Estado, dentro dessa dinâmica de benefícios, estão valorizando a cidadania com meios eficazes, e que despertam uma maior participação do homem em sua comunidade como elemento social. Os recursos do PROARES asseguram, dentre outros benefícios, apoiom a manutenção do Programa Saúde da Família


      Sobral Amplia seu Plantio de UVAS



Barnabé acompanha plantio de novas áreas

O projeto de fabricação de vinhos nobres em Sobral, depois da confirmação das condições dos recursos naturais para a plantação de uvas, ganhou uma nova dimensão, a começar pelo aumento da área de plantio, que irá assegurar a fabricação em larga escala, de vinhos que serão exportados para o exigente mercado europeu.

O empresário português, Barnabé está em Sobral, desde o mês de dezembro, acompanhando de perto a evolução do projeto, bem como a preparação da área onde está sendo expandido o plantio.

A plantação de uvas, em Sobral, causou surpresa ao resto do Estado, já que esta terra é famosa por seu clima quente.

Diante da possibilidade do desenvolvimento do projeto, o município tornou-se alvo da mídia nacional, especialmente por estar sendo transformado num centro produtor de uvas e, dentro em breve, de vinhos nobres, que irão gerar em larga escala a oportunidade de novos empregos e renda para as propriedades do município, assegurando a permanência do homem no campo.


Sobral tem Trânsito Modelo


A cidade de Sobral dispõe, hoje, do mais moderno sistema de sinalização de todo o Interior do Estado. Os sinais verticais e horizontais, misturam-se aos indicativos turísticos e dão um novo aspecto paisagístico à cidade, facilitando a melhoria do tráfego, principalmente para os visitantes, que dia-a-dia aumentam, atraídos pelas belezas que a cidade oferece, especialmente no aspecto cultural ensejado pelo Parimônio Histrico, que foi tombado pelo IPHAN ao Patrimônio Histórico Nacional.

Tanto os moradores como os visitantes, elogiam a engenharia de tráfego que está sendo implementada em Sobral, de forma inédita,

Elevando o perfil de modernidade do município iniciado na atual gestão.

Antes da administração do prefeito Cid Gomes, o trânsito de Sobral era alvo de críticas, especialmente pela falta de projetos, sinalizações e de respeito dos motoristas, que pela falta de uma engenharia de tráfego, promoviam desmandos e colocavam em risco a vida dos moradores.

Sobral, finalmente venceu mais um desafio: o da organização do trânsito, que hoje serve de modelo para o restante do Estado.


Prefeitura Incentiva Programa Ouro Branco II



Quintino Neto

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e seus parceiros no Programa Ouro Branco, reúnem-se, frequentemente, objetivando discutir meios que possam consolidar o projeto de plantação de algodão neste município, de modo a garantir condições de vida do homem no campo e tornála mais eficaz com o uso de recursos que possibilitem a geração de emprego e renda.

Com a implementação de modernas tecnologias, a Prefeitura, juntamente com a EMATERCE e o Banco do Nordeste, esperam atingir em 2001 o plantio de 2000 hectares da variedade CNPA - 7h (algodão Herbáceo de Sequeiro), utilizando um volume de semente distribuída em torno de 40 toneladas, proporcionando uma prdutividade média de 1.200 quilos por hectare plantado.

A SARH está colocando à disposição dos agricultores do município de Sobral, uma equipe de 07 técnicos (02 agrônomos, 01 Eng. Agrícola e 04 técnicos a-grícolas), como também, a disponibilização de técnicos da EMATERCE para o trabalho de cadastramento, distribuição de sementes e assistência técnica.

O programa Ouro Branco está resgatando a cultura do algodão no município de Sobral, como alternativa de ocupação e renda para os agricultores, que costumeiramente lidam somente com as culturas de milho, feijão, arroz e mandioca. O algodão em épocas passadas, era responsável por significativa fatia da economia cearense, destacando o Estado como grande produtor. Depois da famigerada "praga do bicudo", que inviabializou o plantio do algodão em todas as regiões do Ceará e do Nordeste, finalmente, Sobral aparece com um projeto, que é antes de tudo um forte desafio no resgate da cultura algodoeira e da prosperidade de agricultores e comunidades.

O programa é administrado pelo secretário da SARH, Quintino Neto.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail