Prefeitura Municipal de Sobral - 09 de Janeiro de 2001 - ANO V

Prefeitura Investe na Produção de
Mel de Abelha e Derivados



Preparação do apiário

A Prefeitura de Sobral está desenvolvendo projetos de apicultura, tendo como objetivo a implantação do setor apícola do município de Sobral , aproveitando os recursos naturais disponíveis no município e regiões sob sua influência, com a produção de mel e outros produtos das abelhas.


Apiário habitado

O projeto piloto está sendo montado no Centro de Treinamento Agropecuário e Recursos Hídricos, localizado no Km 8, estrada do distrito de Bonfim (setor 6 Jaibaras).


Limpeza do apiário

A assistência do projeto e a montagem do mesmo é da responsabilidade do Eng. Agrônomo Marcelo Porto.

Dotado de elevados valores alimentares, nutritivos e medicinais, o mel da abelha servirá como elemento alternativo na merenda escolar e nos refeitórios de creches e unidades de saúde do município, bem como, utilizado pelas equipes do PSF como elemento da medicina preventiva que está sendo difundida pelos médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.


 

Prestação de Contas do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



Sobral Assinala Grandes Avanços
na Área da Saúde Pública



Caderneta da Mãe e da Criança

 

"SOBRAL NÃO ESPERA, FAZ ACONTECER. COM O PSF A HISTÓRIA SE REPETE E O MUNICÍPIO PROVA QUE ORGANIZAÇÃO E OUSADIA NÃO CHOCAM E GARANTEM O AVANÇO NO SISTEMA DE SAÚDE".

A Revista Brasileira de Saúde da Família, publicada pelo Ministério da Saúde, no ano passado, trouxe uma importante matéria contando a história da saúde em Sobral. A matéria detalhava o perfil do município e todo o processo de modernização do sistema de saúde, que foi iniciado com a organização dos serviços, através da elaboração de um Plano Municipal que refletisse as demandas da população. Com essa ação estava sendo organizada a atenção básica, que tem como principal eixo o Programa Saúde da Família (PSF).


Os alvos

A revista destacava também, que nem sempre a pressa é inimiga da perfeição, ressaltando que Sobral quando foi habilitado como gestor do SUS, já dispunha de 12 equipes de PSF, que estavam sendo mantidas pela Prefeitura. Falando em desafio de um novo profissional, a revista enalteceu o trabalho do Secretário de Saúde e Assistência Social, Dr. Luiz Odorico, relatando as dificuldades encontradas por ele e sua equipe, quando da implantação do PSF, uma vez que a população, especial-mente a residente na periferia estava acos-tumada com a visão do médico todo de branco, dentro de um hospital. Essa dificuldade, segundo o secretário, não é exclusiva de Sobral, mas sim um desafio que o PSF encontra de Norte a Sul do Brasil.

A matéria se estendeu sobre os mecanismos utilizados na criação do Programa e formação de suas equipes, enfocando os tipos de atendimento, as campanhas de combate a doenças, a atenção dada ao cidadão e o novo modelo de Sobral na área da Saúde.

Matérias como essa, revelaram a excelência dos programas de Saúde e Assistência Social da Prefeitura, desenvolvidos com a ajuda de parceiros, a exemplo dos próprios governos Estadual e Federal.

O prefeito Cid Gomes e o secretário Luiz Odorico Monteiro de Andrade aparecem neste contexto, como incentivadores de uma nova política. onde o alvo central é a melhoria da qualidade de vida do cidadão, a começar pela seguridade da saúde. Os programas alcançam em grande escala, crianças e adolescentes, para os quais a Prefeitura dedica especial atenção. Daí o mérito de Sobral ao Selo Unicef, como Município Aprovado.


Centros de Saúde da Família de Sobral

A Prefeitura está concluindo projetos de construção, reforma e ampliação de unidades de saúde, visando facilitar o atendimento e a melhoria da qualidade da saúde oferecida à população. O Prefeito Cid Gomes, além de estar facilitando o acesso dos mais carentes aos serviços públicos municipais de saúde, está também homenageando pessoas ilustres desta terra, que participaram da vida do município, deixando suas marcas na área da saúde. Foram homenageados pelo prefeito Cid Gomes: Centro de Saúde da Família (bairro Dom Expedito) - Maria Eglantine Ponte Guimarães; Centro de Saúde da Família (bairro da Coelce) - Dr. Grijalba Mendes Carneiro; Centro de Saúde da Família (bairro do Junco) - Dr. Estêvam Ferreira da Ponte; Centro de Especialidades Médicas (antigo PAM - Tamarindo) - Dr. Aristides Andrade; Centro de Saúde da Família (Cidade José Euclides) - Dr. Everton Mont'Alverne; Escola de Saúde da Família (Junco) - Visconde de Sabóia. Com essa nova série de unidades de saúde conveniadas com o PROARES - Programa de Apoio às Refornas Sociais para a Criança e o Adolescente, a Prefeitura melhora o sistema de atendimento médico, diminuindo cada vez mais o número de pessoas nas filas de postos de saúde e hospitais da cidade. O volume de recursos aplicados nesses projetos é de cerca de                R$ 1 milhão.


Voltar

Página inicial

email.gif (15802 bytes)
e-mail