Sobral, 23 de julho de 2001 - Ano I - Nº 80

20/07à 26/07

A PARTILHA
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs


Feirantes Assinam Contratos

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do município realizou, na tarde da última sexta-feira, entrega dos primeiros 130 dos 448 boxes que estão sendo instalados na parte superior do Mercado Central, que esta abrigando os feirantes da Praça da Meruoca e das ruas Desembargador Moreira da Rocha e Viriato de Medeiros.
A parte superior do mercado dispõe de uma área de 4.510m², cobertura de estrutura metálica, piso industrial, 02 rampas em concreto, 02 escadas sobre viga de aço com piso de alumínio, 04 banheiros (02 masculinos e 02 femininos). Os boxes de estrutura metálica medem 2x1m. Neles serão vendidos confecções, bijuterias, miudezas, alumínio, artesanato, bolsas e calçados, dentre outras mercadorias. Além deles, também existem 15 boxes de alvenaria com dois tamanhos: 3x2,5m e 3x6,5m, respectivamente. Neles serão instalados lanchonetes, chaveiros, provadores, banco, casa lotérica, correios, e uma sala para sede da Associação dos Feirantes.
O valor de todas as obras da parte superior do Mercado Central estão avaliadas em R$ 509,900,00.

FINANCIAMENTOS
a favor
contra

Esses programas da Prefeitura, que emprestam dinheiro, têm muita burocracia. Para ter direito a eles a gente precisa ter muita paciência. Isto devia ser menos complicado e de fácil acesso, pois nesta cidade os empregos são muito poucos. Uma coisa que também eu não concordo é com o prazo que é muito pouco.
Etelvina Liberato
Rua Assunção, 348

A Prefeitura dispõe de programas de financiamentos feitos em parceria com o Banco do Nordeste. Graças a eles a gente pode realizar pequenos negócios e sair do desemprego ou começar um meio de vida. Eu acho uma coisa muito boa essa da Prefeitura, pois ajuda a quem precisa melhorar de vida.
Francisco de Souza Olímpio
Rua Maestro José Pedro, 114

PREFEITURA ENTREGA BOXES NO
MERCADO CENTRAL

A nova iluminação do Beco do Cotovelo está sendo comentada de forma bastante positiva. Os sobralenses aprovam a ação da Prefeitura em resgatar e embelezar o patrimônio histórico da cidade, tornando seus elementos mais atrativos. Este é o primeiro passo para a transformação de Sobral num importante pólo turístico da região e do estado.

CAPS ASSEGURA BOX NO MERCADO CENTRAL

Uma parceria envolvendo o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, possibilitou a instalação de um box no Mercado Central, denominado “Cantinho da Arte”, no qual poderão serão encontrados produtos confeccionados por portadores de transtornos mentais nas oficinas ministradas pelo do referido centro.
A terapeuta ocupacional e coordenadora político-social do CAPS, Márcia Mont’Alverne, menciona que esse espaço no mercado, além de possibilitar a inserção de clientela do CAPS
no mercado de trabalho, configura-se também como ferramenta importante enquanto espaço de convivência, sociabilização, resgate de autonomia social, favorecendo ainda a transição cultural e a desmistificação em relação às pessoas com transtornos mentais.

CENTRO DE
TREINAMENTO PRODUZ MEL EM SACHÊ


O Centro de Treinamento Agropecuária e Recursos Hídricos da Prefeitura de Sobral, o qual é administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, está em fase de produção de mel de abelhas em sachê (saquinho plástico em tablete), que será distribuída entre as unidades educacionais e de saúde do município, podendo a produção excedente ser repassada para o mercado consumidor.
A produção de mel está sendo feita, inicialmente, em 30 colmeias instaladas no Centro de Treinamento, garantindo uma produção estimada em 1.000 litros/ano, que será distribuída entre escolas, postos de saúde, creches, abrigos de idosos e no Programa Saúde da Família, como elemento do projeto farmácia viva.

INTEGRAÇÃO COM O SETOR DE SERVIÇOS

Numa fase anterior do processo de planejamento, suge-re-se que este plano seja complementado com um programa de desenvolvimento, mais detalhado, para setor serviços, isto porque, ao contrário do que se poderia supor, não é a indústria que ocupa o maior contigente do setor ocupado, apesar do crescimento industrial constatado e da importância deste setor para o Município. Tanto assim que, em 2000, 12.726 pessoas estavam empregadas no setor industrial - 36,7% do total, um número bastante expressivo. Porém, 21.712 postos de trabalho encontravam-se preenchidos por pessoas no setor serviços - serviços, comércio e administração pública - o que representa 62,6% ou, aproximadamente , 2/3 do pessoal ocupado. Vale registrar que do total do setor serviços, apenas 1.328 pessoas estavam empregadas na administração pública, o equivalente a 6,1% do setor e a 3,8% do total da população ocupada.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
CAPS Assegura Box no Mercado Central - Prefeitura Lança Nova Lei do ISS - Centro de Treinamento Produz Mel


PREFEITURA LANÇA NOVA LEI DO ISS


Mesa da Reunião - Auditório da PMS

O prefeito Cid Gomes e o secretário do Desenvolvimento da Gestão, Ramiro César Barroso, presidiram, na noite da última quinta-feira, reunião com empresários, contadores e outros prestadores de serviços, tendo em vista apresentar a nova lei do ISS, que passou a abranger uma maior quantidade de serviços, fazendo assim com que os geradores de serviços possam contribuir com a receita do município e participar do seu crescimento.
O projeto apresentado repre-senta a modernização do modelo administrado pelo prefeito Cid Gomes. Com ele os prestadores de serviços poderão prestar contas com o Paço Municipal através da Internet.
A reunião contou com representantes de várias entidades afins ou não à economia local.
Tanto o secretário como o próprio prefeito apresentaram as novas medidas adotadas, explicando seu funcionamento para o público, que lotou o auditório da Prefeitura.


Os programas de atenção à saúde, implementados pela Prefeitura, são responsáveis pelo controle de doenças, a exemplo da Dengue que, se não fosse bastante combatida, seria transformada numa epidemia. A Secretaria do Desenvolvimento da Saúde torna rotineiras suas ações contra o mosquito e os trabalho de esclarecimento ao público.