Sobral, 04 de junho de 2001 - Ano I - Nº 48

01/06à 07/06

A Corrente do Bem
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs


Vereador Zé Maria Félix o Pref. Cid e o
Sec. Leônidas Cristino

As comunidades de Maracajá (Jaibaras) Jurema (Taperuaba ) e Florinda (São José do Torto) foram beneficiadas, recentemente, com projetos de energia rural, desenvolvidos pelo Município. O programa de estruturação dos distritos de Sobral está recebendo especial atenção da Prefeitura, que pouco a pouco está dimi-nuindo os problemas enfrentados pelos moradores do interior, notadamente no que se relaciona a instalação de energia e água em suas residências e propriedades.
As obras neste sentido mudam o comportamento das comunidades, que passam a utilizar a modernidade de máquinas, motores e utilitários domésticos, que vem facilitar o dia dos lares, bem como fazer funcionar projetos que melhorem a produção e a renda das comunidades.

RACIONAMENTO DE ENERGIA
a favor
contra
Tenho quase certeza de que a gente vai fazer sacrifícios e mais sacrifícios, ficar no escuro, e quando a conta da Coelce chegar, o preço vem do mesmo tanto. Se for assim, não adianta a gente economizar nada. Essas coisas do governo só servem para maltratar os pobres, isto sim.
Francisco Aldenir de Freitas
Rua Viriato de Medeiros, 545

A Prefeitura está certa em aderir ao programa de racionamento, pois a coisa não tem jeito. Mesmo sabendo que a culpa é do governo federal, a crise está aí e a gente precisa entrar no sacrifício. A Prefeitura quando reduz seu expediente está, em primeiro lugar, dando bom exemplo para a população, que por sua vez também deve economizar.
Oscar Barbosa Carlos
Avenida Dom José, 735

MARACAJÁ (JAIBARAS) RECEBE ENERGIA
Mutirão de limpeza da Prefeitura continua sendo executado em alguns pontos da cidade. Este é grande exemplo que a Secretaria do Desenvolvimento Urbano dá para que os moradores da cidade, principalmente os da periferia adotem práticas de limpeza e higiene, benéficas para todos.
SOBRAL GANHA FACULDADE DE
COMUNICAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DA FACULDADE DE MEDICINA

Hoje faz um ano da criação da Faculdade de Medicina de Sobral, uma conquista dos estudantes da Zona Norte, que nasceu da parceria entre a UFC, o Governo do Estado, a Prefeitura de Sobral, a UVA e a Santa Casa.
Cada parceiro tem papel preponderante na consolidação do projeto. A UVA, por exemplo, fez doação de áreas, para que a Prefeitura invista cerca de R$ 1 milhão na construção dos prédios necessários ao desenvolvimento do curso; os equipamentos estão sendo doados pelo Governo do Estado, que investirá pelo menos R$ 3 milhões; a administração e os professores serão da UFC, e o apoio técnico para universitários e estagiários será oferecido pela Santa Casa.
A Faculdade de Medicina já está com sua primeira turma funcionando, e já realizou concurso local para professores. Para comemorar o fato, o reitor José Teodoro Soares e o prefeito Cid Gomes estão anunciando a criação da Faculdade de Comunicação Social na UVA, que realizará mais um sonho dos estudantes da região.

CURSO
ENSINARÁ
CRIAR ABELHAS

A Secretaria do Desenvolvi-mento Rural realizará no período de 04 a 08 deste mês, Curso de Apicultura Básica, para produtores inseridos no projeto de desenvolvimento da apicultura no município de Sobral. A promoção tem como parceiros o SEBRAE e o Banco do Nordeste como agentes técnico e financiador, respectivamente.
A apicultura é hoje uma das atividades de destaque no Centro de Treinamento Agropecuária e Recursos Hídricos, que já dispõe de uma boa estrutura em apiários, técnicos em apicultura e mecanismo de processamento do mel e demais derivados das abe-lhas, além de local próprio para administração do projeto. A produção dos apiários tem como destino principal a utilização nos tratamentos naturais e preventivos do PSF e uso como complemento alimentar na merenda escolar, pelo seus altos teores medicinal e nutritivo.

Os secretários Ivo Gomes e Herbert Rocha embarcam amanhã terça-feira para a Alemanha, onde irão tratar da assinatura de convênios e busca de experiências em alguns projetos que estão sendo pretendidos pelo prefeito Cid Gomes, a exemplo da instalação de uma moderna usina de extração de gás metano do chorume (líquido expelido pelo lixo) do aterro sanitário.


INCENTIVOS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL

Criado pela Lei Municipal Nº 181, de 27 de maio de 1998, e operacionalizado pelo Convênio de Cooperação Técnica e Financeira Nº 048/98, celebrado entre o município de Sobral e o Banco do Nordeste, os recursos do FAM - Fundo de Aval do Município, são constituídos por:

- recursos do Tesouro Municipal
- recursos de repasses de convênio e/ou contratos celebrados com organismos de desenvolvimento regional e demais entidades nacionais e internacionais de fomento e seguradoras;
- doações, repasses e subvenções da União, do Estado e de outras entidades e agências de fomento ao desenvolvimento socio-econômico;
- taxas cobradas aos mutuários pela concessão de avales;
- rendimentos das aplicações financeiras realizadas pela instituição que fora administrar o fundo; e,
- créditos recuperados pela instituição financeira administradora do FAM.

São, também, concedidos benefícios econômicos, por intermédio de doações de terrenos em áreas industriais, para aquelas indústrias que, efetivamente possam contribuir para os objetivos de geração de emprego e renda que se têm em vista.

Dados coletados e/ ou atualizados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Município

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
Sobral Ganha Faculdade de Comunicação - Escola Osmar de Sá Ponte Ganha Anexo - Curso Ensinará Criar Abelhas


ESCOLA DE COMÉRCIO
TRANSFORMA-SE EM ANEXO DA ESCOLA OSMAR DE SÁ PONTE


Sec. Ivo Gomes

O secretário do Desenvolvimento da Educação, Ivo Gomes, inaugurou no início da semana passada, o anexo da Escola Osmar de Sá Ponte, localizado na sede da antiga Escola Técnica de Comércio Dom José, que foi criada para formar mão-de-obra técnica em contabilidade, tendo em vista o melhoramento dos serviços desenvolvidos, à época, pelas empresas de comércio.
O local passou por uma completa reforma, a fim de abrigar os novos alunos e professores num ambiente escolar que fosse do agrado de todos. A necessidade de ocupação desse anexo se justifica pelo aumento da procura de vagas na Escola Osmar de Sá Ponte, o que comprova a grande aceitação por parte dos moradores, ao novo modelo da Escola Pública Municipal.