Sobral, 05 de junho de 2001 - Ano I - Nº 49

01/06à 07/06

A Corrente do Bem
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs


Sec. Leônidas Cristino

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, assinala hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente com o desenvolvimento da Campanha Sobral Todo Dia Limpa, constante de mutirões nas ruas do centro da cidade e na periferia, onde a Prefeitura concentra todo o seu pessoal, máquinas e equipamentos, numa completa operação de limpeza, que visa em primeiro plano o fim dos amontoados de lixo e a também a conscientização dos moradores.
A operação envolve os moradores das comunidades beneficiadas e oferta ocupação e renda para cerca de 100 pessoas, que são contratadas especialmente para o evento.
O projeto da Prefeitura para a preservação do meio ambiente de Sobral já apresenta cerca de 50% da cidade, saneados e um aterro sanitário, além de uma série de ações que asseguram ao município a necessária saúde ambiental.

MUTIRÃO DE
LIMPEZA
a favor
contra
Acho um trabalho perdido, pois a Prefeitura limpa num dia e o povo suja no outro. O que deve existir nos bairros é uma equipe fixa, para todos os dias mantê-los limpos. Mutirões, de vez em quando, ajuda, mas não resolve. O bom é limpar todo dia.
Eunice do Carmo Souza
Rua da AABB, 38

A Prefeitura está agindo mais que corretamente quando promove esse mutirão de limpeza. Isto precisa acontecer sempre, pois o povo não tem iniciativa própria de manter a cidade limpa. Quando acontece um mutirão, os bairros ficam mais limpos. Agora que a Prefeitura, além de limpar as comunidades, está conscientizando os moradores, pode ser que elas fiquem sempre limpas.
Deocleciano Madeira Mendes
Rua do Açude, 55 - Junco

SOBRAL COMEMORA DIA DO
MEIO AMBIENTE
Aconteceu na manhã de ontem, em Olho d’Água do Pajé, reunião para definir bases do programa comunitário de desenvolvimento do Ecoturismo da região, que abrange as regiões de Taperuaba, Vila de Bilhei- ra, Aracatiaçu, Serrinha e vizinhança. O projeto já tem como primeiros pontos de exploração, a construção de chales (em conclusão), na localidade de Olho d’Água do Pajé, as inscrições rupestres em Taperuaba, em trilhas, esportes radicais e outras atividades, que começam a ser viabilizadas com atrativos do ecoturismo sobralense.
SAÚDE INTENSIFICA COMBATE
À DENGUE


Sec. Odorico

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Saúde, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde, continua atacando de frente o mosquito da Dengue. Uma forte ação verificada na atualidade, consta de visitas aos bairros, onde em todas as residências são localizados e lavados os reservatórios da água de consumo. A limpeza desses reservatórios se dá com a escovação dos mesmos, já que os ovos do mosquito, poderão permanecer intactos quando numa lavagem comum.
Para este tipo de trabalho foram mobilizados a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o SAAE, para a limpeza das comunidades e fornecimento de água utilizada na lavagem e reposição dos reservatórios. Na operação são distribuídos embalagens de lixo, além de lonas para cobertura de caixas d’água e outros recipientes.
A Técnica da Secretaria do Desenvolvimento Social e Saúde, Socorro Carneiro explica que este tipo de operação está sendo desenvolvido em todas os bairros seguindo calendário da Secretaria.

CAMPANHA DO IPTU AGRADA POPULAÇÃO

A Campanha da Prefeitura visando estimular o pagamento em dia da parcela única do IPTU, está sendo recebida de forma simpática por parte da população sobralense. O secretário do Desenvolvimento da Gestão, Ramiro César Barroso espera um grande empenho dos moradores, uma vez que estes se deparam pela primeira com uma campanha, que em contrapartida ao pagamento do imposto, oferece prêmios aos devedores.
Não obstante os prêmios, a Prefeitura também conscien- tiza os moradores sobre a necessidade de pagar o imposto predial em dia, pois desta forma a Prefeitura poderá garantir a execução do seu projeto de obras, o principal retorno à citada contribuição.
Os prêmios: 01 televisor colorido de 29” e mais três de 14”, além de uma geladeira de 240 litros, serão sorteados e entregues nas comemorações dos 228 anos de aniversário da emancipação de Sobral, no dia 5 de julho.

A comunidade de Serra Verde (Rafael Arruda) já pode se comunicar com a vila de Recreio, através de um sistema de rádio amador, implantado na semana passada pela Prefeitura, a fim de permitir que a citada comunidade possa ficar cada dia mais humanizada e servida de benefícios essenciais ao bem-estar de todos. Com o novo benefício a comunidade passa a ter uma nova história para contar; a da chegada do seu primeiro sistema de comunicação.


INTEGRAÇÃO COM O SETOR SERVIÇOS

Em Sobral, no setor serviços, a distribuição de postos de trabalho não apresenta a mesma característica observada no setor industrial, onde grande parte dos postos de trabalho ofertados estão concentrados em uma única indústria, o que deixa o Município muito vulnerável quanto a possibilidade, futura e real, de crescimento do desemprego aberto.
Por estas razões o setor serviços justifica uma atenção direta e explícita do Governo,contrapondo-se à tendência geral de tratá-lo como um setor derivado ou marginal. Mesmo porque, neste segmento encontram-se, entre outros, os chamados “serviços modernos”, que envolve atividades as quais se pode caracterizar como inovação social e que são de fundamental importância, tais como: consultorias de alto nível; desenvolvimento de software; desenvolvimento de recursos humano; novos serviços financeiros (sociedade de capital de risco, bancos de negócios, seguros, capitalização, etc); empresas de pesquisa de mercado; e, turismo ecológico e cultural, dentre outros.


Dados coletados e/ ou atualizados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Município.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
Saúde Intensifica Combate contra à Dengue - Começa Novo Plantio de Uvas em Sobral - Campanha do IPTU Agrada População


COMEÇA NOVO PLANTIO DE UVAS
EM SOBRAL


Quintino, Barnabé, Raimundo Viana e Cid Gomes

Com a aprovação do projeto de vinicultura em Sobral, a Prefeitura e a empresa Vilubra - Vinho Luso-Brasileiro, de Portugal, estão dando maior impulso às atividades de plantio, tendo em vista a fabricação em larga escala de várias qualidades do Vinho Sobral, que será vendido para o exigente mercado europeu, gerando emprego e renda para o Município.
Atualmente estão sendo plantados mais de 70 mil mudas de uvas, que vieram de Portugal, o equivalente a 30 novos ectares. Os responsáveis pelo projeto esperam realizar esta etapa até o final deste semestre e repeti-la no próximo semestre, quando mais de 100 hectares do Centro de Treinamento Agropecuário Recursos Hídricos estarão sendo explorados somente com a vinicultura.