Sobral, 07 de junho de 2001 - Ano I - Nº 51

01/06à 07/06

A Corrente do Bem
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs


Sec. Ramiro César

A Campanha da Prefeitura visando estimular o pagamento em dia da parcela única do IPTU, está sendo recebida de forma simpática por parte da população sobralense. O secretário do Desenvolvimento da Gestão, Ramiro César Barroso espera um grande empenho dos moradores, sendo que estes se deparam pela primeira vez com uma campanha, que em contrapartida ao pagamento do imposto, oferece prêmios aos devedores.
Não obstante os prêmios, a Prefeitura também conscientiza os moradores sobre a necessidade de pagar o imposto predial em dia, pois desta forma a Prefeitura poderá garantir a execução do seu projeto de obras, o principal retorno à citada contribuição.
Os prêmios: 01 televisor colorido de 29” e mais três de 14”, além de uma geladeira de 240 litros, serão sorteados e entregues nas comemorações dos 228 anos de aniversário da emancipação de Sobral, no dia 5 de julho.

TAXAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS
a favor
contra
Não sei por qual motivo a Prefeitura gosta tanto de taxas. A gente paga, paga e elas nunca se acabam. A de iluminação pública, por exemplo, será que não vai diminuir nem mesmo com o apagão. Tomará que sim, pois ninguém aguenta mais.
Francisca Iracema Cordeiro
Rua do Kart, 35 - Junco.

As taxas do serviço público são cobradas em todos os lugares do mundo. A gente sabe que é com esse dinheiro que as prefeituras sobrevivem. Daí, não sei porque algumas pessoas se opõem a tal. É lógico que elas não podem ser excessivas ou abusivas; devem ser normais, dentro da realidade dos moradores.
Lindoval Elias Bezerra
Av. Dom José, 125

CAMPANHA DO IPTU AGRADA
POPULAÇÃO
O prefeito Cid Gomes será homenageado, no próximo dia 15, com o Troféu Mandacarú, comenda instituída pelo Jornal O Noroeste, para homenagear personalidades que se destacam no trabalho em favor de Sobral, assinala também o segundo ano do informativo. A Segunda versão do Troféu Mandacarú será entregue em solenidade festiva no Derby Club Sobralense.
SOBRAL BUSCA NOVAS PARCERIAS NA ALEMANHA


Foto Aérea do Aterro Sanitário

A viagem dos secretários Ivo Gomes e Herbert Rocha à Alemanha, tem um significado muito especial: defesa e preservação do meio ambiente sobralense, uma vez que durante a estadia naquele país o secretário do Desenvolvimento Econômico, Herbert Rocha, tratará da assinatura de convênio com empresas e o go-verno alemão, para instalação de uma usina de reciclagem da produção de lixo e viabilização de um projeto de extração do gás metano do chorume dessa produção.
O secretário Herbert Rocha disse que o referido produto, caso seja viabilizado o seu processo de extração, trará um novo opcional para empresas que utilizam fornos e outros sistemas de combustão (queima), servindo também para a produção de energia, o que representará uma notável economia nos custos de produção.
A Prefeitura de Sobral e o Governo da Alemanha já são parceiros em projetos de energia solar, dentro dos quais já foram beneficiadas as localidades de Serra Verde (Rafael Arruda), Serrinha (Taperuaba) e São José de Cima (Jordão).

CONCURSO DA GUARDA JÁ INSCREVEU MAIS DE 700

A Prefeitura está promovendo Concurso Público para admissão de homens e mulheres com idade entre 18 e 30 anos, no cargo de Guarda de Segunda Classe na Guarda Civil Municipal. Até agora já foram inscritos mais de 700 candidatos, o que comprova a confiança dos concorrentes na seriedade dos concursos da Prefeitura, bem como a disposição em ingressar na Guarda Municipal, corporação civil com características militares, responsável pela defesa do patrimônio histórico nacional sobralense, fiscalização do trânsito e apoio ao cidadão.
Neste quarto concurso, a Secretaria do Desenvolvimento da Cidadania e Segurança selecionará 32 candidatos, dentre os inscritos, os quais serão recrutados e disponibilizados aos serviços da instituição.

A Secretaria Especial dos Esportes fará entrevista, na próxima segunda-feira, com estudantes selecionados como estagiários da Prefeitura, a fim de ocuparem cargos na referida secretaria municipal. A entrevista será feita pelo próprio secretário Carlos Ausgosto, que visa, a partir da contratação desse pessoal, incrementar algumas atividades do desporto sobralense, ora projetadas.


REDE ESCOLAR

O município de Sobral dispunha até o início de 1997, de uma rede física pública composta por 98 escolas. Destas, 18% correspondentes à rede estadual, 82% à municipal. Das 68 escolas privadas, 31 eram conveniadas à Secretaria Municipal de Educação (22 na sede e 09 na zona rural). Àquela época, integravam a rede municipal, além dos estabelecimentos normais, 42 escolas isoladas, todas locali-zadas na zona rural do município. Destaca-se, na rede municipal, a existência e o funcionamento de 3 escolas com ensino pré-escolar, fundamental e médio na zona rural.
Em 1997 o número de alunos matriculados na rede municipal era inferior a 20 mil.

Dados coletados e/ ou atualizados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Município.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
Sobral Busca Novas Parcerias na Alemanha - Prefeitura Faz Seleção para Diretores e Coord. Pedagógico - Concuso para Guarda Municipal


PREFEITURA FAZ INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO PÚBLICA

A Secretaria do Desenvolvimento da Educação continua inscrevendo candidatos para a seleção de diretor escolar e coordenador pedagógico, oferecendo 42 vagas para o primeiro cargo e 07 para o segundo. Está sendo exigido para os concorrentes ao cargo de diretor: experiência mínima de até dois anos em magistério ou gestão, graduação em licenciatura plena ou bacharelado. Para coordenador pedagógico: graduação em licenciatura plena e experiência mínima de dois anos em magis-tério. Até agora já foram inscritos cerca de 200 candidatos nas duas áreas.
A Prefeitura oferece para os aprovados no cargo de diretor, vencimentos de até R$ 1.200,00 (para professores das redes estadual e municipal) e até R$ 680,00 para coordenadores.
Com essas novas contratações, previstas para os próximos meses, a Educação Pública Municipal estará dando um grande avanço no seu projeto de modernização, quando tornará autônomas as escolas da rede, as quais passarão a exercer gestões próprias às suas realidades.