Sobral, 08 de junho de 2001 - Ano I - Nº 52

01/06à 07/06

A Corrente do Bem
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs


Becco do Cotovelo

A Prefeitura de Sobral, dentro do projeto de preservação da sua identidade histórica, através do resgate dos elementos tombados ao patrimônio histórico nacional pelo IPHAN, está melhorando o paisagismo da cidade com a iluminação monumental de alguns de seus principais ícones de identificação. O projeto já foi desenvolvido na Igreja da Sé e no Arco e ontem foi iniciado no Becco do Cotovelo.


Sec. Leônidas Cristino

Com relação a obra, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Leônidas Cristino, pede a compreensão dos comerciantes e frequentadores da citada artéria, quanto aos transtornos que serão produzidos durante a realização do projeto, que deverá ser concluído no espaço de 15 dias, pela empresa CITELUZ, responsável pelos projetos. O sistema que está sendo implantado no Becco é totalmente informatizado, e revela uma alternância de cores, o que irá produzir efeitos especiais à noite.

TRANSPORTE URBANO
a favor
contra
Ainda não presta, pois não tem veículos suficientes. A gente passa muito tempo esperan- do e o pior, sem ter lugar onde esperar, pois a Prefeitura até agora não fez as paradas. Do jeito que está, não dá certo.
Jaqueline Andrade
Vila Cisne, 97 - Pedrinhas

Atende mais ou menos, pois deveria ter mais veículos. Não resta dúvida de que hoje o transporte urbano é bem melhor que no passado, quando só existia linha de transporte para o bairro Sinhá Sabóia. Espero que este sistema melhore ainda mais com o prefeito Cid Gomes no mandato.
Euselândia Sousa Silva
Rua Henrique Rodrigues, 391

BECCO GANHA ILUMINAÇÃO
MONUMENTAL
O secretário de Esportes da Prefeitura, Carlos Augusto, preside, no próximo domingo, solenidade de abertura dos Jogos Regionais do SESI, evento que conta com total apoio da Prefeitura, através da citada Secretaria. Esses jogos contam com a participação de atletas que trabalham nas indústrias da região Norte, que estarão disputando vagas na edição nacional do evento.
SECRETÁRIO DE ESPORTES APRESENTA PROJETOS ÀS COMUNIDADES


Sec. Carlos Augusto(Carlão)

O secretário Carlos Augusto da Secretaria Especial de Esportes, participou de mais uma reunião com o quadro de árbitros de futebol de Sobral, quando foram discutidos assuntos relacionados à renovação dos convênios das Ligas, condição dos campos de várzea da sede e a capacitação do quadro de árbitros.
Na mesma noite, em reunião anterior, o Secretário esteve com o colegiado do Curso de Educação Física da UVA, onde apresentou idéias para a realização de competições universitárias em nosso Município.
A programação de visitas aos distritos e periferia de Sobral serve para que o secretário Carlão possa apresentar os projetos da Prefeitura, inéditos na área dos esportes, e que irão dentro em breve criar uma nova cultura esportiva, capaz de integrar as comunidades e assegurar ocupação sadia para crianças e jovens de Sobral.

PREFEITURA LEVA ENERGIA PARA ÁGUA DOCE

O prefeito Gomes inaugurou, na noite de ontem, na locali-dade de Água Doce, distrito de Aracatiaçu, uma rede de energia elétrica, a qual atende inicialmente 62 residências. A solenidade contou com a presença dos moradores da localidade e da vizinhança, dos vereadores Emídio e Cláudio Gil, secretário Leônidas Cristino e o presidente da Associação Comunitária de Água Doce, Joaquim Mariano.
Não obstante a crise energética do país, a Prefeitura não se abstém de seus projetos de eletrificação rural, tendo como principal objetivo diminuir as dificuldades dos moradores do sertão, que passam a se utilizar de novos recursos, a exemplo de motores, máquinas e eletroeletrônicos, que irão facilitar as atividades de produção e domésticas.

Uma equipe de técnicos do Banco do Nordeste visita a localidade de Serra Verde (distrito de Rafael Arruda), para acompanhar um traba-lho de mídia composto de vídeo sobre a funcionalidade da energia solar como alternativa para a crise energética. Projetos iguais ao de Serra Verde, também estão em fun-cionamento em Serrinha (Taperuaba) e São José de Cima (Jordão).


A SAÚDE NO
PASSADO

Em 1997 o município contava com um total de 853 leitos hospitalares, o que representava 0,85 leitos a cada 1.000 habitantes. Dos leitos hospitalares totais, 68% eram filantrópicos, 30% eram privados de unidades com fins lucrativos e somente 22% públicos. Dos leitos hospitalares, 2/3 estavam conveniados ao SUS, sendo que deste montante, 57% eram filantrópicos, 40% privados de unidades com fins lucrativos e somente 3% públicos. Do total de Autorizações de Internação Hospitalar (AIH’s) pagas em Sobral de 1993 a 1996, 72% ficaram com os hospitais filantrópicos (em sua maioria com a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Sobral), 27% com os hospitais contratados e 1% com o município.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
Secretário de Esportes Apresenta Projeto - Prefeitura Assegura Saúde Bucal para Estudantes - Prefeitura Leva Energia para Água Doce


PREFEITURA ASSEGURA SAÚDE BUCAL DE ESTUDANTES


Sub-Secretário Carlos Hilton

O Programa de Atenção Odontológica Escolar, criado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Saúde, tem como finalidade atender ao público de estudantes das escolas da rede municipal, com serviços de acompanhamento, detecção e tratamento dentário, sendo o ponto principal das ações, o combate à cárie. Os serviços incluem o bochecho de fluor semanal, com a escovação orientada.
O sucesso deste programa se deve à integração - Saúde/Educação, que engloba também o atendimento clínico, que é realizado no Centro de Saúde de Sobral, contando com apoio da Secretaria do Desenvolvimento da Educação, que cede o transporte (ônibus escolar) para ida e volta dos alunos aos locais de atendimento.
O Programa de Atenção Odontológica, ao Escolar é chefiado pela dentista Rasifa Coutinho Ferreira Gomes.