Sobral, 19 de junho de 2001 - Ano I - Nº 57

15/06à 21/06

Prova de Vida
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs

O prefeito Cid Gomes inaugura, hoje, a partir das 9:30hs, juntamente com a os secreários estaduais de Saúde (Anastácio Queiroz), e Ação Social(Edilson Azim), obras realizadas pela Prefeitura em parceria com o Gover- no do Estado, através do PROARES. Na programação estão inseridos o Pólo de Atendimento Projeto ABC Mimi Marinho (Bairro Dom Expedito); Centro de Saúde da Família Maria Eglantine Ponte Guimarães (Bairro Dom Expedito); Centro de Saúde da Família Everton Francisco Mendes Mont’Alverne (Bairro Terrenos Novos) e Centro de Saúde da Família Dr. Grijalba Mendes Carneiro (Bairro da Coelce).
As obras contemplarão dezenas de famílias instaladas nas respectivas comunidades com atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, educação e cultura, criando um novo leque de oportunidades para os moradores da periferia.
Essa nova maratona de inau-gurações marca mais uma etapa na vitoriosa parceria do governador Tasso Jereissati e do prefeito Cid Gomes através do PROARES-Programa de Apoio as Reformas Sociais que é de vital importância para o nosso município.

BOLSA -ESCOLA
a favor
contra
Não boto muita fé nessas coisas do governo. Se isto acontecer mesmo será muito bom, mas é muito difícil dar certo uma coisa para pobre. Vamos ver, pode até ser, mas eu duvido muito. Por sinal, eu nem sei o que é essa tal Bolsa-Escola.
Maria do Carmo Santos
Rua Via Férrea, 23

Tenho lido vários artigos sobre este novo programa do Governo Federal, feito em parceria com as prefeituras e vejo que é uma boa para as famílias pobres, pois estas ao colocarem seus filhos na escola, irão ser beneficiadas com uma renda para ajudar nas despesas de casa. Pela primeira vez a gente vê o Governo pagar para as pessoas estudar.
Carlos Alberto Montezuma
Rua Pintor Lemos, 234

PREFEITURA E ESTADO INAUGURAM OBRAS DO PROARES

Os feirantes da praça da Meruoca, da rua Desembargador Moreira da Rocha e Viriato de Medeiros já foram contemplados com box no Mercado Central, que foram sorteados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico. A Prefeitura trata dos últimos preparativos para a ocupação do novo espaço, o qual deverá ser ocupado pelos feirantes a partir do próximo mês.

PREFEITURA LANÇA CALENDÁRIO
DE EVENTOS


Cid Gomes

A Prefeitura de Sobral lançará, a partir de julho, deste mês, o Calendário Turístico Mensal, para divulgação de eventos oferecendo aos visitantes e à população de modo geral um roteiro de programas relacionados ao lazer e entretenimento, cultura, esporte, atividades científicas, festas religiosas, enfim, tudo o que possa estimular uma convivência saudável.
As pessoas ou entidades que divulgarem seus eventos estarão contribuindo com o sucesso dos mesmos que, ao serem divulgados no referido calendário poderão contar com maior público. Registre seu evento na Casa da Cultura de Sobral, nos expedientes normais de 8h - 14h, de segunda a sexta-feira. Melhores informações poderão ser prestadas no telefone 613.1906.
O Calendário Turístico se cons-titui num material inédito de informações de eventos, com edição mensal pela Secretaria do Desenvolvimento da Cultura e do Turismo.

PREFEITO
CRIANÇA
COMEMORA
UM ANO

Há um ano, o prefeito Cid Gomes recebia no Auditório Nereu Ramos do Congresso Nacional, o “Prêmio Prefeito Criança”, da Fundação Abrinq, que destaca gestões municipais que melhoraram a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Sobral, um dos 20 finalistas do prêmio, concorreu também ao destaque dado a cinco municípios durante a solenidade que se realizou na Câmara dos Deputados Federais.
Dos 5.507 município brasileiros, 821 participam da Rede Criança, da Abrinq. Destes, 206 inscreveram 3.200 realizações nas áreas de educação, saúde, assistência, esporte, lazer, cultura, cidadania, meio-ambiente, infra-estrutura urbana e gestão pública.
Alguns dos critérios usados para a seleção foram: impacto das realizações da gestão municipal em favor da infância; avanços na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); integração das ações dos órgãos municipais no atendimento prioritário às crianças; a ampliação da relação entre o Poder Público e a sociedade local; fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outros.

A Rede Municipal de Ensino de Sobral é formada por 554 professores, sendo 40 atuando na Educação Infantil, 329 no Ensino Fundamental I (1ª a 4ª séries), 115 no Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries) e 70 na Educação de Jovens e Adultos. Já o quadro de professores bolsistas (sem vínculo com o Município) é constituído por 68 lecionando na Educação Infantil, 297 no Ensino Fundamental I (1ª a 4ª séries), 95 no Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries) e 09 na EJA, somando, portanto, 469 professores. O que totaliza um quadro geral de 1.023 professores que estão em pleno exercício de sala de aula em todas as modalidades de ensino da Rede Municipal de Sobral. Estes dados foram levantados pela Gerência de Dados da Secretaria de Desenvolvimento da Educação, tomando como referência a Folha de Frequência dos Professores do mês de maio.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
Prefeitura Lança Calendário de Eventos - Projeto Adoção Sobral Criança - Prefeito Criança Comemora Um Ano


UMA NOVA ETAPA DO PROJETO ADOÇÃO SOBRAL CRIANÇA

O SOS CRIANÇA promoveu a segunda reunião de pais de antigos e novos integrantes do Projeto Adoção Sobral Criança, que culminou com repasse mensal da Bolsa-Educação, a que faz jus um grupo de crianças e adolescentes que integram o Projeto Adoção Sobral Criança. A reunião serviu também para a reafirmação do compromisso dos pais quanto ao cumprimento do Plano de Superação Familiar que é elaborado quando da entrada do Projeto.
Dentre os pontos acordados, destacam-se:
Pais com crianças e adolescentes usuários de drogas deverão frequentar o Grupo de Auto-Ajuda NAR-ANON, com frequência mínima de 75%;
País alcoólatras: participar de reuniões de grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) dos bairros onde residem, isso com frequência de no mínimo 75% que será supervisionada pela equipe técnica do projeto; e, Matrícula obrigatória das crianças e adolescentes em projetos sócio-educativos existentes na área de moradia, dentre outros pontos.
Participaram da reunião, a presidente da Fundação de Ação Social do Município, Carmem Soares, a coordenadora das Ações com Crianças e Adolescentes - Luizyland Pereira e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Benedita Ferreira.

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Saúde continua com o trabalho de combate à Dengue. Equipes formadas por agentes comunitários de saúde e guardas da Fundação Nacional de Saúde dão plantão nos bairros, evitando que haja um alastramento de casos da doença. Desde que sua presença foi detectada, a Dengue tem como grande inimiga as ações de combate realizadas pela Prefeitura em parceria com a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA.