Sobral, 25 de maio de 2001 - Ano I - Nº 42

25/05 à 31/05

Limite Vertical
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs


Cid aciona Rede Elétrica

O prefeito Cid Gomes inaugurou, na semana passada, importantes obras no distrito de São José do Torto, beneficiando moradores daquela região com benefícios que irão facilitar o dia-a-dia de suas comunidades. Em única solenidade, Cid Gomes e o secretário do Desenvolvimento Urbano, Leônidas Cristino inauguraram uma estrada vicinal com extensão de 17km de terraplanagem, ligando a CE-Mucambo ao riacho Florinda (extrema com Cariré); beneficiou mais de uma dezena de casas com luz elétrica; Fez um poço profundo com vazão de 3.500 litros/hora e um chafariz.


Leônidas Cristino Fala aos Moradores

O evento contou com a presença dos secretários Ramiro César Barroso, Luiz Odorico, Veveu, Leônidas Cristno e Quintino Vieira Neto, bem como chefe do gabinete do prefeito, Luis Edésio, e os vereadores Itamar Ribeiro e Galdêncio. Falaram na oportunidade, o prefeito Cid Gomes, Lêonidas, Quintino, e os líderes comunitários Raimundo Santana e Izidro Celestino.

COMBATE À
POLUIÇÃO SONORA
a favor
contra
Acho que a Prefeitura tem mais coisas para se preocupar do que andar perseguindo os jovens que querem se divertir. O som no carro é uma coisa tradicional. De repente Sobral ficou incomodada com isto. Acho besteira prejudicar a alegria do povo.
Valdemar Costa Gonçalves
Rua Várzea Grande, 125

Sou a favor de que a Prefeitura combata essa prática abusada de jovens e até mesmo de bichões já velhos, que não respeitam o sossego público e ficam querendo aparecer com seus serviços de som às alturas. Nos bares da cidade a gente não pode nem conversar, pois a barulheira é infernal. Ainda bem que a Prefeitura agora está fiscalizando e multando esses agressores.
Magda Helena Santos Silva
Rua Stanislau Frota, 413
PREFEITURA ENTREGA NOVAS OBRAS NO TORTO
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, através da gerência de apoio a pequenos negócios, continua cadastrando feirantes do Mercado Novo, da Praça da Meruoca, das ruas Viriato de Medeiros e Desembargador Moreira da Rocha, que irão ocupar os espaços da parte superior do mercado central, ora em fase conclusiva. Até agora já foram cadastrados 350 feirantes. Todavia, o local dispõe de 448 espaços, restando ainda 98 espaços.
PROJETO OFICINA-ESCOLA INICIA SUA SEGUNDA FASE


Alunos da Oficina-Escola

O Projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios de Sobral, está capacitando jovens com idade entre 16 e 18 anos, em situação de risco pessoal e social na conservação, restauração e preser-vação do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade.
Os alunos da primeira turma reabilitaram as fachadas do antigo Teatro Apollo (hoje, sede do projeto), antigo mercado da carne, a Escola de Música de Sobral, a Igreja do Rosário e as edifi-cações de números 908 e 894 da avenida D. José e Rua Conselheiro Rodrigues Júnior 172.
Em sua Segunda fase, o projeto prevê a revitalização das fachadas de 54 imóveis que fazem parte do Centro Histórico. Dentro deste planejamento já foram concluídas as recompo-sições das fachadas de quatro imóveis e três encontramse em andamento.
Os jovens aprendizes recebem uma bolsa incentivo de R$70,00 mensais, café da manhã, almoço e café da tarde, além de acompanhamento psicológico, assistência social, médica e odontológica em parceria com outras Secretarias Municipais.

PROJETO DE UVAS DE SOBRAL SERÁ AMPLIADO EM 40 HECTARES


Quintino e os empresários da Vilumbra

A produção de vinhos nobres em grande escala está se tornando realidade em Sobral. A empresa Vilubra - Vinhos Luso-Brasileiros está recebendo hoje, no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, cerca de 75 mil mudas de parreiras de várias marcas, todas utilizadas na produção de vinhos selecionados, do mesmo tipo do que é consumido no mercado europeu.
O secretário do Desenvolvimento Rural, Quintino Vieira Neto se encontra em Fortaleza, juntamente com os empresários da Vilubra, onde irá receber a remessa de mudas e em seguida embarcá-la para Sobral.
O projeto visa a ampliação do plantio em 20 hectares no atual semestre e mais 20 no próximo, o que possibilitará o início de uma produção em grande escala, instalação da adega e exportação dos produtos.
O prefeito Cid Gomes acompanha de perto projeto que, segundo ele, irá atingir uma área de 200 hecta-res, garantindo emprego e divisas para Sobral.

O prefeito Cid Gomes está determinado quanto ao propósito de reduzir o consumo de energia elétrica nos estabelecimentos públicos municipais. Para alcançar os objetivos, o prefeito exigiu o empenho de todos os secretários, a fim de que os mesmos orientem os servidores de suas pastas quanto às modalidades de encomia.


Diretrizes para Seleção de Indústrias

A fim de viabilizar um processo seletivo de implantação de indústrias no Município, algumas diretrizes mínimas devem ser estabelecidas no sentido de privilegiar as seguintes indústrias:

a) as que possam ser consideradas dinâmicas e modernas, incorporando processos tecnológicos atualizados;
b) que se caracterizam por um alto coeficiente de emprego por unidade de capital investido;
c) que utilizem tecnologias limpas e não apresentem efeitos negativos do ponto de vista da poluição ambiental;
d) que contribuam para economizar de forma mais eficiente insumos e fatores escassos;
e) que apresente, sempre que possível, o aproveitamen- to de matérias-primas existentes no Município ou na região, podendo, assim, gerar expres-sivos efeitos indiretos a outras atividades econômicas; e,
f) que permita abastecer os mercados local e regional, inserindo-se na cadeia produtiva local.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
Projeto Oficina-Escola - Secretaria Inicia Inscrições para Diretores Escolar - Projeto de Uvas de Sobral será Ampliado


  SECRETARIA INICIA INSCRIÇÃO PARA             CONCURSO DE DIRETOR
A Secretaria de Desenvolvimento da Educação inicia, hoje, inscrições para o Concurso Público para seleção de diretores e coordenadores pedagógicos das Escolas Públicas Municipais. No total serão selecionados 42 diretores e 07 coordenadores, que irão compor o quadro funcional da Prefeitura. Os professores das escolas públicas estadual e municipal, aprovados, poderão ganhar até R$ 1.200,00. As inscrições podem ser feitas na própria Secretaria, no segundo andar da Prefeitura. Informações pelo telefone 677.1197.
Com esse concurso a Prefeitura está dando um novo passo na melhoria do ensino público, bem como, dando início ao processo de autonomia das escolas municipais, que passarão a ter gerência própria, através dos seus diretores.
O secretário Ivo Gomes está dando ampla publicidade ao concurso, a fim de que o mesmo tenha o maior número possível de candidatos inscritos.