Sobral, 13 de novembro de 2001 - Ano I - Nº 158

09/11à 15/11

INTELIGNÊNCIA ARTIFICIAL
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs

DIA NACIONAL DA FAMÍLIA NA ESCOLA

O Secretário do Desenvolvimento da Educação, Ivo Gomes, participa hoje de programações preparadas pelas Escolas da rede municipal, como parte do Dia Nacional da Família na Escola, determinado para a data de hoje.
Neste dia, diretores, professores, estudantes e seus pais ou responsáveis, se encontram nas Escolas para falar sobre o dia-a-dia do ensino, os problemas da área da educação e as soluções de alguns deles.
Na Escola os pais têm a oportunidade de conhecer melhor os professores, os diretores, secretários e supervisores, bem como conhecer o local em que seu filho é educado.
Através da conversa aberta e franca, olho no olho, cresce a intimidade entre as instituições Escola/Família e melhora as condições de ensino do aluno, da escola, da própria família e da comunidade num todo.
Ivo Gomes visitará algumas das escolas, se encontrando com os pais e os professores,e falando acerca das novas ações que estão sendo implementadas na área do ensino e que são coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento da Educação.

a favor
contra

Eu duvido muito que aquilo lá preste, pois eu acho que nem vai aguentar o monte de gente que deverá ir, principalmente enquanto a feira for novidade. Os boxes parecem uma caixinhas, que não cabem nada. Eu não sei como os feirantes vão se atar. Acho muito difícil que melhores as condições deles. Muito difícil mesmo.
Estela Mapurunga Braga
Coração de Jesus

Eu acho que é uma boa, pois ninguém aguenta mais ver aquela imundice da Praça da Meruoca, nem as ruas sem os carros poderem trafegar. Sobral estava se parecendo com as feiras do interior. Com esta transformação, certamente a parte inferior do mercado também será restaurada.
Marta Laurindo Santos
Alto do Cristo

CENTRO DE ARTES E INFORMÁTICA MUDA CULTURA DO
INTERIOR

Os estudantes do Centro de Artes de Informática da Escola Inácio Gomes Parente, no distrito de Jordão, estão bastante entusiasmados com as aulas de informática.
Para eles isto é a realização de um sonho muito importante o do crescimento. Para eles que não dispunham de curso de informática, nem de dinheiro para fazer um curso em Sobral, o Centro veio concretizar o desejo e mais que isto, provar que o distrito está se desenvolvendo, no mesmo ritmo em que se desenvolvem as demais comunidades do interior nessas duas gestões do prefeito Cid Gomes.
A Secretaria do Desenvolvimento da Educação já informatizou as principais escolas da rede pública municipal de ensino, proporcionando aos seus estudantes a oportunidade de darem melhor qualidade aos seus trabalhos escolares, e também de se especializarem na área da informática, o primeiro passo para se conseguir um bom emprego.
O Centro de Informática da Escola Inácio Gomes Parente foi inaugurado, recentemente, pelo secretário municipal, Ivo Gomes e o vereador presidente da Câmara e representante do Jordão, Adaldécio Linhares.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE SOBRAL

A partir de 1994, observa-se uma significativa elevação proporcional de pessoas exercendo atividades no setor secundário da economia de Sobral, sobretudo daquelas vinculadas à indústria de transformação. Essa elevada absorção de mão-de-obra refletiu, no período 1991-2000, uma taxa média anual de expansão de 9,07%, destacando-se como o setor de atividade que mais contribuiu para o crescimento da PEA.
Em razão desse crescimento, pode-se constatar que, em 1991, o número de trabalhadores absorvidos pela indústria de transformação representava cerca de 39,8% daqueles que se encontravam no setor serviços, enquanto que em 2000, esse percentual subiu para 76,1%, e com isso, superou o comércio e passou a ocupar o segundo lugar da estrutura do mercado de trabalho. A construção civil também apresentou um crescimento razoável, em termos relativos, com um percentual de crescimento da mão-de-obra de 60,1% entre 1991 e 2000.

DADOS DA SECRETARIA DO DESENVOLVIENTO ECONÔMICO DO MUNICÍPIO

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O


A universidade Estadual Vale do Acaraú encerra no próximo dia 16 as inscrições para o Vestibular 2001.1, objetivando classificar candidatos a cursos de graduaçãos da Universidade. As inscrições são para candidatos que hajam concluído ou que venham a concluir o ensino médio, ou estudos equivalentes, comprovadamente.


Continua o cadastramento dos moradores de Sobral para o Cartão SUS. Uma equipe de 70 cadastradores está visitando todas as ruas da cidade e dos distritos, preenchendo os formulários de inscrição. O Cartão SUS é o melhor benefício já conquistado pelos brasileiros em todos os tempos, pois com ele os atendimentos médicos ficarão mais rápidos e eficientes.
MECADO CENTRAL
Saúde Presente em Mais Um Caranbral - Unificação das
Matriculas Beneficia Estudantes -Centro de Artes e Informática Muda Cultura no Interior

SAÚDE PRESENTE EM MAIS UM CARNABRAL


Sec. Odorico

A cada um Carnabral que acontece em Sobral, surge um novo desafio para a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria do Desenvolvimento Social e Saúde do município, pois no momento da festa é hora de prevenir.
A equipe dispõe no seu trabalho de orientação e prevenção, com a distribuição de camisinhas e materiais informativos, conta com a participação indispensável dos bonecos Prevenildo e Prevenilda, casal simpático que empolga os milhares de foliões que se postam atrás dos trios elétricos, no corredor da folia e nos shows.
Este ano a operação será ainda mais intensa, garantem os organizadores. A Secretaria também fará parceria com o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal quanto aos atendimentos de primeiros socorros, principalmente desmaios ou coma alcóolico.
O Secretário Luiz Odorico está bastante otimista quanto à conscientização dos foliões. Ele acredita que a festa deste ano será nada mais do que um período de muita integração onde o prazer seja buscado com responsabilidade e respeito mútuo.


UNIFICAÇÃO DA MATRÍCULA BENEFICIA ESTUDANTES

A unificação das matrículas das Escolas das redes públicas estadual e municipal, não de deixa de ser uma conquista importante para a classe de estudantes e as famílias, pois traz uma série de vantagens, a começar pelo direito que o estudante agora tem de escolher a escola que ele deseja estudar.
Antes, um estudante da escola municipal que morava no Sumaré, por exemplo, onde a escola é do Estado, essa criança tinha que vir estudar no centro ou em outros locais distantes de sua comunidade. Outro problema era a falta de vagas em ambas as redes de ensino, coisa já superada, já que a Secretaria do Desenvolvimento da Saúde e o Crede - 06 trabalham em parceria para melhor atender aos anseios dos estudantes.
A unificação chegou na hora certa. Primeiro, porque a qualidade do ensino é igual nas duas redes; segundo, porque não haverá mais nenhuma dificuldade quando os pais forem procurar vagas para seus filhos, pois se a escola do município não tiver vaga, o aluno é imediatamente matriculado numa escola do estado e vice-versa.
Unificar as matrículas significa, dentre outros aspectos, alinhar o conteúdo programático dos estabelecimentos de ensino, de modo que o aluno não sinta nenhuma diferença se necessitar trocar de escola.