Sobral, 20 de novembro de 2001 - Ano I - Nº 161

16/11à 22/11

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs

COMEÇA PESQUISA AVALIATIVA NAS
ESCOLAS MUNICIPAIS


Sec. Ivo Gomes

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria do Desenvolvimento da Educação, e em parceria com a Fundação Carlos Chagas e o Programa Rede Acelera, deram início, ontem, em Sobral, ao processo da pesquisa avaliativa dos programas Escola Campeã e Rede Acelera da Fundação Carlos Chagas, cujos objetivos são: comparação do desempenho dos municípios ao longo dos 4 anos com o seu desempenho inicial; comparação do desempenho dos municípios com o SAEB a cada ano; e, criação de uma escala que permita também a comparação do desempenho entre os municípios.
O processo está sendo coordenado pela sub-secretária de Desenvolvimento da Educação e Gerente do Programa de Gestão, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, pela pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Kátia Simone Alves Ribeiro e também a coordenadora do Programa Rede Acelera, Aiamara Nazaré de Leão, devendo ser realizado no período de 19 – 23 deste mês.
No total serão avaliados estudantes de 23 escolas da rede de escolas do município, e os instrumentos da Pesquisa Avaliativa a serem aplicados são: Provas de Língua Portuguesa, Redação e Matemática; Questionário do aluno; Questionário para professor de Português e Matemática; e, Relatório de Pais.

a favor
contra

Eu não recebo. Graças a Deus meus filhos não precisam disso, pois eu acho uma miséria.
R$ 15,00 não dá pra coisa nenhuma, nem mesmo pra criança comer durante um mês. O governo devia ter era vergonha de oferecer uma miséria dessa para as crianças pobres. Isto lá é ajuda.
Manoel Ripardo Gadelha
Vila União

E muito importante sim, se não fosse este programa, do jeito que as coisas estão, acho que as crianças não estavam mais nem frequentando as escolas. Com esse dinheirinho extra já se paga o material escolar e até mesmo um remédio, uma roupa, uma porção de coisinhas que antes os pais pobres não podiam fazer. Eu acho que é bom sim e o Dr. Ivo tem que lutar junto com o prefeito Cid Gomes para colocar mais gente neste programa.
Ângela Maria G. Alencar
Bairro da Estação

1º TORNEIO DA REPÚBLICA NA ESCOLA NETINHA
CASTELO

Oito equipes de futsal, formadas por estudantes (homens e mulheres) da Escola Netinha Castelo, participaram de um torneio, no último dia 15, em homenagem à Proclamação da República. Participaram do torneio as classes EJA II, EJA III, duas classes do Avançar 6ª - tarde, 5ª B – tarde, 6ª B – noite e 5ª D – noite.
A promoção recebeu apoio do professor Audino Lopes, que sempre dispensa especial atenção a todas as movimentações educativas, sociais e esportivas da Escola, estimulando o gosto do esporte entre os estudantes.
Os jogos foram realizados na quadra de esportes da Escola, contando com a presença de um grande público formado por estudantes e também de moradores próximos à Escola e que sempre apoiam os eventos nela realizados.
Os vencedores da competição foram:
1º Lugar – Classe Avançar, do professor Denivaldo e, 2º Lugar – 5ª B – Tarde.

ONDE O CONSUMIDOR COMPRA FORA DO COMÉRCIO LOCAL

Fortaleza ...................13,7%

Alagoa ........................1,0%

Forquilha .....................0,3%

Massapê .....................0,3%

Tianguá .......................0,3%

Itapipoca .....................0,3%

Total .........................15,9%


Fonte: Pesquisa Direta SEBRAE/UFC/CETREDE

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O


Já está circulando em Sobral uma edição do Jornal Municipal, informativo mensal que dá um síntese das principais realizações da Prefeitura.
A edição deste mês tem as capas coloridas, o que aumenta a disputa dos moradores pelos exemplares. O Jornal Municipal é editado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.


Foi bastante movimentada a solenidade de encerramento do curso de Corte de Costura que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e o SENAC promoveram para moradoras da localidade de Estivas, distrito de Aracatiaçu. O grupo de formandas é cliente em potencial do Programa Trabalho Pleno e que está em busca de recursos para a abertura de novos negócios.
BOLSA-ESCOLA
Frente Parlamentar Realiza Novo Encontro Regional - Secretário Apresenta PRODECON aos Contabilistas -1º Torneio da República na Escola Netinha Castelo

FRENTE PARLAMENTAR REALIZA NOVO ENCONTRO REGIONAL

Ceputados que compõem a Frente Parlamentar pela infância estarão na próxima quinta-feira, dia 22, na cidade de Sobral, para a realização de mais um Encontro Regional.
O evento acontecerá no Derby Clube Sobralense, a partir das 8h, com a participação de 28 municípios da região.
O encontro de Sobral/Ibiapaba tem como convidada especial Vera Deboni, representante da Unesco, que falará sobre “Redução da Maioridade Penal”, tema que vem sendo amplamente discutido.
Logo após a palestra acontecerá uma audiência pública com a participação de todos os presentes.
A Frente Palamentar pela Infância tem como presidente a deputada Patrícia Gomes, que afirma que o objetivo principal desse movimento suprapartidário é promover intercâmbio e a parceria entre o parlamento e a sociedade civil na defesa intransigente dos direitos da criança e do adolescente. “Exigir o cumprimento das metas orçamentárias referentes ao atendimento de crianças e adolescentes é outro ponto que compõe o documento”, disse a deputada.
Na Assembléia Legislativa. A Frente reúne 15 deputados, sendo um representante de cada partido integrante das comissões de Direitos Humanos e Cidadania; Educação, Cultura e Desporto; Finanças, Tributação e Orçamento, além da Comissão de Defesa do Consumidor


SECRETÁRIO APRESENTA PRODECON AOS CONTABILISTAS

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Herbert Rocha, atendendo convite do Sindicato dos Contabilistas, proferirá, na noite de hoje, naquele Sindicato, palestra explicativa sobre a criação, funcionalidade e importância do PRODECON – Programa de Desenvolvimento Econômico do Município de Sobral, cujo objetivo principal é a geração de emprego e renda no município, a partir da estimulação, implantação, relocalização, ampliação ou modernização de empresas de mão-de-obra intensiva, não po-luentes, que apresentem elevado grau tecnológico e se integrem à cadeia produtiva do município. Dentre os incentivos do PRODECON destacam-se a doação de terreno, implantação da infra-estrutura do entorno do empreendimento e financiamento de até 95% do ISS relativo à construção civil, elaboração de projetos, instalação e montagem do empreendimento incentivado.
O Manual do Investidor traz um diagnóstico sócio-econômico do município, faz um detalhamento do PRODECON e apresenta as condições necessárias ao ingresso no Programa.