Sobral, 08 de outubro de 2001 - Ano I - Nº 135

28/09 à 04/10

DR. DOLITTLE II
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs


Sec. Ivo Gomes

O secretário do Desenvolvimento da Educação, Ivo Gomes , presidiu o ato de reinauguração do anexo da Escola Odete Barroso, em Caracará, o qual leva o nome de Francisco Felicíssimo Sousa.
O anexo foi completamente reformado, ganhando uma nova estrutura com condições de oferecer maior conforto para estudantes e professores.
Em seu discurso, o secretário anunciou como novidade e benefício para as crianças da escola e suas famílias, a implantação do café da manhã, programa da Prefeitura administrado pela Secretaria da Educação e que vem obtendo excelentes resultados.
Participaram da solenidade, o vereador Emídio Silva e os prefeitinhos do distrito, José Amaro e Raimundo Gonçalves, além da diretora da Escola, Lúcia Li-nhares, estudantes, familiares e muitos outros convidados.
A solenidade foi realizada no último Sábado, a partir das 19h.

ECONOMIA DE ENERGIA

a favor
contra

Eu estou economizando, mas a Prefeitura ainda precisa fazer muito mais. O prédio, as escolas, os postos de saúde e, como se não bastasse, agora o prefeito tá mandando iluminar os monumentos: Igreja da Sé, Arco, Becco do Cotovelo, tirando o dinheiro na taxa de iluminação pública. É bom saber que falta energia, ainda, na casa de muitos pobres.
Edilseu Ferreira da Ponte
Bairro da Estação

Se é para economizar tudo, eu estou fazendo a minha parte, apagando lâmpadas, evitando mais de engomar, desligando os aparelhos que não estão em uso e outras coisas mais, pois eu morro de medo da minha luz ser cortada. Eu acho que a Prefeitura também está economizando, pois no próprio prédio já não tem aquele absurdo de luzes acesas como era antes.
Leôncio Marques de Freitas
Centro

SECRETÁRIO REINAUGURA ESCOLA EM CARACARÁ

COMEÇA V OUTUBRO SOBRAL CRIANÇA

A programação do V Outubro Sobral Criança, programa da Prefeitura, premiado pelo Unicef, teve início, sábado passado, na Praça do São João, onde o ponto alto da solenidade foi a leitura de um manifesto denominado “Grito das Crianças e Adolescentes de Sobral”, em defesa dos direitos negados a essas classes, matando seus sonhos, utopias e espe-ranças.
A programação do Outubro Sobral Criança prossegue até o final deste mês, reunindo crianças e adolescentes, suas famílias e comunidades em torno de múltiplas atividades, que visam levar aos participantes a satisfação em forma de serviços e recreações.
O programa foi premiado no ano passado com o Selo Unicef, como um dos mais importantes projetos em favor de crianças e adolescentes de todo o Brasil.

UVA COMEMORA 33 ANOS DE CRIAÇÃO

Dentro da programação de seus 33 anos de criação, a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, dá início, hoje, à Semana do Curso de Educação Física, constante de programação de palestras, debates e atividades esportivas, que será realizada no Campus do Derby, envolvendo alunos e professores da Universidade, que estarão integrados durante toda a semana.
Ainda como parte da programação, será realizada a partir do próximo dia 15, a Semana de Ciências Humanas, no Campus do Junco. A partir do dia 18, o reitor José Teodoro Soares, o prefeito Cid Gomes e o bispo Dom Aldo Di Cillo Pagotto, além de outras autoridades, estarão presidindo uma série de inaugurações de obras de ampliação da universidade, visando acomodar um maior número de estudantes e a estes oferecer mais conforto.
Os 33 anos da UVA serão comemorados e mencionados nos diversos segmentos da sociedade sobralense e da Zona Norte, haja vista a importância da instituição para o desenvolvimento educacional, cultural e científico de toda a região.

SETOR SECUNDÁRIO

Sobral pertence à Bacia do rio Acaraú e o seu sistema hidrográfico é formado pelos rios Aracatiaçu, Acaraú e Jaibaras (14km de extensão), com a confluência destes dois últimos na sede do Município. Trata-se de um rio perene por conta da perenização artifical dos açudes Araras, no município de Varjota, e Ayres de Souza, no distrito de Jaibaras (Sobral), além dos açudes públicos Patos, Santa Maria (Aracatiaçu), Santo Antonio do Aracatiaçu, Ayres de Souza e Sobral.
No Município de Sobral existem, atualmente, as seguintes Unidades de Preservação/Conservação Ambiental: Estação Florestal de Experimentação - EFLEX; Parque Ecológico da Lagoa da Fazenda; e, Parque Nacional da Meruoca.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O

Começa V sobral Criança - Saúde Incrementa Cadasto de Sobralenses - Sobralense Lança “Dicotomia” no CCS da UVA



A apresentadora do SBT, Jacqeline Petkovit será a atração do bloco Pitchuli-nhos, no Carnabral deste ano. Ela quer entrar para a história como a primeira apresentadora de programa infantil da televisão a parti-cipar de uma micareta.
A apresentadora, de 20 anos, foi escolhida para ser apresentadora de TV num concurso nacional que reuniu mais de 12 mil concorrentes.



SAÚDE INCREMENTA CADASTRO DE SOBRALENSES

O cadastramento da saúde, para habilitar a população sobralense a receber o Cartão SUS vem, obtendo o êxito esperado.
O sucesso do projeto está diretamente ligado à colaboração dos moradores, recebendo e ajudando os cadastrados no repasse de informações. Quando mais cedo houver o cadastramento, mais cedo o povo terá seu cartão e os benefícios que são promovidos a partir dele.
70 cadastradores estão visitando as ruas e os bairros da cidade e dos distritos, de modo que todos sejam cadastrados e possam adquirir seu direito a uma saúde de qualidade.
Tendo em vista esclarecer melhor a importância do programa, a Prefeitura está veiculando uma grande mídia, com a qual pretende atingir de forma rápida todos os lares dos sobralenses na sede e nos distritos.

O lançamento do livro “Dicotomia” do professor Carlos Dias, chamou a atenção do público convi-dado pelo autor, especial-mente pela qualidade da obra e também da apresen-tação, feita com atrativos musicais, poéticos e de dramaturgia.
A festa de autógrafos, organizada pelo próprio autor, contou com a pre-sença do Secretário de Educação Ivo Gomes e de um grande público de professores, estudantes, empresários, políticos, dentre outros, que foram conferir a natureza da obra.