Sobral, 29 de outubro de 2001 - Ano I - Nº 148

19/10 à 26/10

JURASSIC PARK 3
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs

PREFEITURA E BANCO DO BRASIL LANÇAM O PRODECON


Vereador Paulão empossa Cid no CDE - Herbert, Ramiro, Quintino e Leônidas

O prefeito Cid Gomes e o secretário do Desenvolvimento Econômico do município, Herbert Rocha presidiram na noite da última quinta-feira, no salão nobre da AABB, o lançamento do PRODECON - Programa de Desenvolvimento Econômico de Sobral, um dos vetores de geração de ocupação da Prefeitura, gerenciado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e que tem como objetivo principal atrair empresas de mão de obra intensiva, que se integrem na cadeia produtiva local não poluentes, com elevado grau tecnológico e serviços especializados em consertos industriais e de assistência técnica.
O Programa tem como principais incentivos: O Manual do Investidor; Infra-estrutura do entorno; Terreno; Financiamentos do FUNDO PRODECON operado pelo Banco do Brasil.
A solenidade reuniu um grande público, uma vez que o PRODECON é um programa de alta objetividade e que ajudará no desenvolvimento das atividades de negócios e serviços de Sobral.

SINAIS DE TELEVISÃO

a favor
contra

Faz muito tempo que a gente reclama dessas drogas de parabólicas e ninguém da jeito. Acho que isto é para obrigar a gente a comprar parabólica. O SBT não vale nada, e para completar agora até a Globo tá botando boneco. Do jeito que vai a gente vai ter que voltar a ouvir rádio, até arranjar dinheiro para comprar uma aparelhagem..
Expedita Adriano Lopes
Rua Maestro José Pedro, 754

Olha, eu acho bom o sistema. Acredito que ele beneficie a toda a população, principalmente ao povo mais pobre, àqueles moradores que não dispõem de recursos para comprar uma antena parabólica. Pelo que eu sei, a Prefeitura se preocupa com esse sistema e sempre está comprando equipamentos modernos para oferecer bons sinais de televisão para todas as comunidades.
José Gladstone Duarte Araújo
Rua Monsenhor Eufrásio, 14

BIENAL DE DANÇA EMPOLGA POPULAÇÃO SOBRALENSE

Pela primeira vez os sobralenses puderam vislumbrar um espetáculo de balet clássico, em praça pública. Isto está sendo possível desde o último sábado com a realização da Bienal de Dança, uma promoção das secretarias de Cultura do município e do estado, juntamente com a Aliança Francesa.
A Bienal teve como atração apresentação de números de dança da Edisca de Fortaleza, da professora Dora Andrade; do grupo de dança Linga, da Suiça, e do famoso e tradicional Balet da cidade de São Paulo.
O palco montado nas proximidades do Arco de Nossa Senhora transformou-se em ponto de miragem dos sobralenses que, em grande público foram prestigiar o evento que foi apresentado de forma inédita em Sobral e no interior do Ceará.
O secretário do Desenvolvimento da Cultura teve um grande empenho, primeiro na firmação parceria, depois na organização do evento, na divulgação e, por último, na sua realização, que foi um sucesso.
A Bienal será encerrada hoje à noite, com as apresentações do grupo Linga e o Balet de São Paulo. Se você ainda não viu, vale a pena conferir.

CAMPEÃO MUNDIAL DE CAPOEIRA SE APRESENTA EM SOBRAL

A conteceu em Sobral nos dias 26, 27 e 28 deste mês, o primeiro mega-evento de capoeira de Sobral, com a presença do bi-campeão mundial de capoeira Tucano Preto, integrante do grupo Abadá Capoeira, que é dirigido pelo graduado Rony, campeão da Zona Norte. A abertura do evento aconteceu no Largo das Dores, às 19h e o restante da programação, na quadra do Colégio Sant’Ana, sendo a programação encerrada no domingo, com aulão no Teatro São João.
A arte da capoeira, em Sobral e outras localidades do Brasil deixa de ser só uma dança folclórica para se tornar atividade artística e de expressão cultural, sendo inclusive adotada (em Sobral isto já acontece nas escolas da Prefeitura), como atividade curricular capaz de ajudar crianças e jovens no seu desenvolvimento físico e psicológico.
O evento realizado nesse final de semana, reuniu os capoeiristas de Sobral e o público em geral, que foi conhecer o campeão mundial da categoria, Tucano Preto, e ver a dança de forma profissional.

RECEITA TRIBUTÁRIA

A receita tributária de Sobral no período de 1991- 2000 apresentou um crescimento de 94,9% no período e seus principais componentes foram o IPTU e o ISS, com uma participação média em torno de 23,0% e 47,1%, respectivamente, do total dessa receita.
O pior desempenho dessa receita ficou por conta da arrecadação das taxas, com expressivas variações negativas, sobretudo no período 1991-94. No entanto, houve uma substancial recuperação nos anos de 1997 e 1998, com crescimentos da ordem de 334,8% e 309,7%, respectivamente, se comparadas com os anos ime- diatamente anteriores, possibilitando, assim, a superação do IPTU em 43,2% e que se aproximasse bastante do ISS, atingindo 76,9% da sua arrecadação, neste último ano. Em 1999 e 2000 voltou a cair, com reduções da ordem de 8,6% e 13,3%, respecti-vamente, em relação ao ano de 1998. “Dados da Secretaria do Desenvolvimento Econômico”

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O

Bienal de Dança Empolga População Sobralense - Empossado Conselho de Segurança de Sobral - Campeão Mundial de Capoeira se Apresenta em Sobral



A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, encerrará na próxima quarta-feira, programação comemorativa dos 33 anos de criação, iniciada neste mês, com inaugurações.
O reitor José Teodoro Soares presidiu todas as solenidades, mostrando para o Brasil as novas tecnologias da Universidade.


 


EMPOSSADO CONSELHO DE SEGURANÇA DE SOBRAL


Gal. Cândido Vargas,Ten. Ce. William Alves e o prefeito Cid Gomes

O secretário de Segurança e Defesa da Cidadania do Estado, Gal. Cândido Vargas esteve em Sobral, na semana passada, participando da solenidade de posse do Conselho de Cidadania e Segurança de Sobral, órgão que reúne os segmentos da sociedade em torno de ações que evidenciem proteção e reconhecimento ao cidadão em sua comunidade. Esse Conselho trabalhará em parceria com as polícias locais, a exemplo da Militar, onde o Tenente Coronel William Alves Rocha é um dos mais entusiasmados integrantes e apoiadores.
A solenidade de posse aconteceu no auditório da Prefeitura, dentro de uma programação que contou com apresentação da Banda Marcial da SAFS – Sociedade de Apoio à Família Sobralense, entidade criada pela mãe do prefeito Cid Gomes, dona Maria José, e que se constitui numa importante entidade de educação e formação de crianças e adolescentes de Sobal.
O general Cândido Vargas, antes do evento visitou a Prefeitura de Sobral, acompanhado do secretário de segurança do município, major Bezerra e do comandante do 3º BPM, Wiiliam Alves Rocha.

O prefeito Cid Gomes, como forma de elevar a estima dos sobralenses em torno da condição de Sobral como patrimônio histórico nacional, está empenhado numa campanha de divulgação da nova marca de sua administração, que simboliza a fachada do Teatro São João, e que ora serve de brasão para representar a cultura e a história de Sobral.