Sobral, 12 de setembro de 2001 - Ano I - Nº 116

31/08à 06/09

PEQUENOS ESPIÕES
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs

Empresários alemães, interessados na instalação de uma indústria de beneficiamento de borracha - a partir da reciclagem de pneus - no Brasil, visitaram Sobral, na manhã de ontem, e foram recepcionados pelos secretários municipais; Herbert Rocha (Desenvolvimento Econômico), Quintino Vieira Neto (Desen- volvimento Rural) e Leônidas Cristino (Desenvolvimento Urbano), que na oportunidade fizeram uma exposição de motivos que colocam Sobral como candidato à sede do projeto.
Os alemães foram convidados pelo secretário Herbert Rocha e também pelo secretário da Indústria e Comércio do Estado, Raimundo Viana, quando estes participavam de uma missão empresarial na FIEC.
Não obstante a realização de estudos feitos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, os alemães ficaram impressionados com o volume de investimentos e projetos de Sobral em favor do meio ambiente.
A comitiva visitante estava formada por Doris Schmidt - diretora-gerente da empresa Poseidon Products, filial alemã do grupo norte-americano ARS (Advanced Recicling Sciences, Inc) que trabalha com uma tecnologia inovadora no mundo: a reciclagem da borracha industrial, Bernd Zorn, proprietário da Gerhard Zorn, empresa de fabricação de aparelhos de medição de solos, e Bernhard Dohle, consultor da GTZ, organização não-governamental alemã. Eles procuram parceiros privados e públicos no Brasil e Sobral está como candidato.

AVENIDA PERICENTRAL
a favor
contra

Essa porcaria de avenida tá acabando com o sossego da cidade, principalmente de quem mora nos bairros Parque Silvana e Alto da Expectativa, pois a gente não tem mais como andar. Todo dia tem problema com carros, pois não se tem sinalização, e com canos quabrados, Isto é uma vergonha.
Etevaldo do N. Guilherme
Rua Projeto Integração, 223.

Essa nova avenida é um encanto para a cidade, pois ajuda no progresso. Eu nunca pensei que o prefeito Cid Gomes tivesse coragem de fazer obras tão grandes como a avenida Monsenhor Aloísio, a ponte nova, e agora esta avenida. O Cid tá mostrando que é mesmo o melhor de todos os prefeitos.
Maria Nonata Sales
Rua Marechal Castelo Branco, 27

EMPRESÁRIOS DA ALEMANHA
VISITAM SOBRAL

PREFEITURA ACELERA OBRAS DA ESTRADA DO BONFIM

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano, através do secretário Leônidas Cristino e de sua equipe de engenheiros e técnicos, anuncia para os próximos dias o término dos trabalhos topográficos na estrada de acesso ao distrito de Bonfim, a de 18 quilômetros da sede do município.
A operação seguinte será a terraplanagem do trecho, fase de preparação para aplicação da massa asfáltica.
Com essa importante obra a Prefeitura de Sobral está realizando o grande sonho dos moradores do citado distrito, uma vez que aquele acesso, quando em época de inverno, ficava intrafegável, isolando o distrito da sede e de outras localidades.
As obras estão sendo custeadas totalmente pela Prefeitura, devendo estar pronta nos próximos meses, quando a Prefeitura estará consolidando mais um projeto de estruturação do interior, com a construção de uma nova estrada, com asfalto de primeira qualidade e modernas sinalizações.

ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL SE TORNA MODELO EM SOBRAL


Sec. Ivo Gomes

A Escola Pública Municipal vive a sua melhor fase de crescimento quantitativo e qualitativo. Isto revela um novo aspecto da performance da Administração do prefeito Cid Gomes, que na sua primeira etapa, desenvolveu o maior projeto de educação de toda a história de Sobral e região.
Os filhos dos trabalhadores que procuram as Escolas Municipais, hoje encontram nelas, além de professores especializados, livros didáticos e paradidáticos, materiais escolares, laboratórios de informática, física, química e biologia, quadras de esportes, assistência médico-odon- tológica, otorrinolaringológica, psicológica, além de acompanhamento de oculistas e da distribuição de óculos e outros instrumentos que asseguram a saúde das crianças e a tranquilidade dos seus país.
O prefeito Cid Gomes em sua primeira administração, construiu seis grandes escolas, reconstruiu e reformou 23 escolas já existentes, e construiu mais de uma dúzia de salas de aula, atendendo as demandas da sede e do interior.

DESENVOLVIMENTO URBANO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

O zoneamento urbanístico de Sobral compreende a divisão do seu espaço territorial em áreas, a partir da compatibilização do uso do solo e do crescimento urbano com a oferta de infra-estrutura e serviços públicos, objetivando promover e proteger a saúde, a segurança, o conforto e o bem-estar de sua população, além de facilitar acessibilidade a todos os moradores, entre outras prioridades.
A partir desse conjunto de objetivos e prioridades ficaram estabelecidas 7 tipos de zonas de uso e ocupação, assim consideradas em função das peculiaridades físicas, culturais, ambientais, institucionais e de desenvolvimento do Município, na forma a seguir discriminada:
1. Zona Residencial (ZR1, ZR2, ZR3,ZR4);
2. Zona Comercial (ZC);
3. Zonas de Uso Misto (ZUM)
4. Centro de Unidade de Vizi-nhança (CEUV);
5. Zona de Renovação Urbana (ZRU);
6. Zona Industrial (ZI); e,
7. Zonas Especiais (Zes).

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O
Prefeitura Acelera Obras da Estrada do Bonfim - Sobralenses Aguardam Supermercado Modelo - Escola Pública Municipal se Torna Modelo em Sobral


Cid Gomes está enviando à Câmara de Vereadores, projeto de lei a pedido dos vereadores de sua bancada, visando a ampliação do prazo de pagamento do REFIS, para até o dia 29, quando deveria ser até o dia 30 do mês passado. O procurador geral, João Pupo está preparando o projeto.



SOBRALENSES AGUARDAM SUPERMERCADO MODELO

Gerou especulações em Sobral a notícia da construção de uma filial do Supermercado Pinheiro, nos bairro do Junco, empreendimento com capacidade de gerar, inicialmente, cerca de 70 empregos.
A Rede de Supermercados Pinheiro foi a primeira do Brasil a receber o Certificado ISO 9000 de reconhecimento de qualidade, o que garante que os sobralenses terão, dentro em breve, um grande supermercado com diversas opções em todas as seções.
Dentre as exigências da Prefeitura para a instalação do citado empreendimento, estão sendo exigidas as seguintes cláusulas:
10% dos empregados deverão ser novatos e 80% residentes em Sobral;
O supermercado deverá obter Certificado de Qualidade ISSO 9000 no máximo em 2 anos; e manter-se em atividade no período mínimo de 10 anos.
As obras deverão estar prontas em um ano, importando em R$ 1.709.478,00 e o valor total do investimento é de R$ 2.166.848,00. Área construída será de 3.100m², dos quais 1.200 são climatizados e 1.000m² de estacionamento.

Na próxima semana, os idosos de Caracará irão receber das mãos dos secretrários Ivo Gomes (Desenvolvimento da Educação) e Odorico Monteiro de Andrade (Desenvolvimento Social e Saúde), material doado pela Prefeitura. A solenidade acontecerá no próximo dia 19, às 14 horas, assinalando a reativação do referido grupo.