ASPECTOS
DEMOGRÁFICOS

A Região Administrativa nº6, onde se localiza o Município de Sobral, congrega 20 municípios e abriga um contingente populacional de 379.084 habitantes, em 1991, o qual se elevou para 439.250 habitantes, em 2000. Desse contingente total, Sobral participava com 127.489 habitantes (33,6%), em 1991, e 155.120 habitantes (35,3%), em 2000.

Sobral, 01 de Abril de 2002 - Ano II - Nº 057

ENCONTRO NACIONAL
O Secretário de Educação Ivo Gomes, e o Prefeito Cid Gomes estiveram em São Paulo, nos dias 21 e 22 de março, participando do Encontro Nacional dos Prefeitos e Secretários Parceiros do Programa Escola Campeã. O evento reuniu autoridades de cin-qüenta e dois municípios do Brasil para uma avalia- ção dos resultados alcan- çados até hoje, bem como a definição das perspec-tivas para este ano.


        EDUCAÇÂO
A Secretaria de Desenvol-vimento de Educação ven-ceu o desafio de triplicar o número de estudantes ma-triculados nas escolas de ensino fundamental em Sobral. No início desta gestão, através da realiza- ção do censo escolar, ha-via sido apontado a exis-tência de 09 mil alunos matriculados, hoje este número aumentou para 25 mil alunos.

SANEAMENTO URBANO
SAAE FAZ INAUGURAÇÕES EM SOBRAL


Oficina Eletromecânica

Foram inaugurados pelo SAAE-Sobral no dia 27 de março, a partir das 10:00 horas, o Auditório Dr. Carlos Sabóia, localizado na sede administrativa do SAAE - Sobral, a Oficina Eletromecânica, Sr. Francisco Charuto de Oliveira, que fica na Divisão Técnica no bairro Dom Expedito, e no bairro do Sumaré a ampliação da Estação de Tratamento de Água - ETA I.
Para a inauguração do Auditório Dr. Carlos Sabóia, o Diretor Presidente do SAAE-Sobral e Vice-Prefeito do município,
Dr. Francisco Edílson Aragão ao descerrar a placa inaugural rendeu homenagens ao Engenheiro Sanitarista e primeiro diretor do SAAE, Dr. Carlos Sabóia, este quem apresentou os primeiros projetos com sugestões para o desenvolvi-mento do sistema de água e esgoto de Sobral, no ano de 1955.
Estiveram também participando destes eventos o Sr. Juiz Cel. William Alves Rocha, o Gerente da Caixa Econômica Federal de Sobral, Sr. Pereira e o Bispo Dom Aldo Di Cillo Pagotto, além de secretários e vereadores locais.
Vale ressaltar que com essa ampliação da Estação de Tratamento de Água - ETA I, houve um aumento de 50% na capacidade de tratamento de água para a cidade de Sobral.


 

Efeito Colateral
22/03 a 04/04/02

1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs

Não tenho que reclamar do saneamento aqui do meu bairro, está tudo muito bom.
Francisco
COHAB I

No bairro Sinhá Sabóia, não há saneamento algum.
José Maria Frota
Sinhá Sabóia
   
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

PNEUS UM PROBLEMA QUE TEM SOLUÇÃO

A grande quantidade de pneus descartados e sua longa durabilida-de no meio ambiente tem motivado a proposição de medidas suavi-zantes dos impactos ambientais e a realização de pesquisas em vários países. Os problemas ambientais estão relacionados à insta-lação de grandes depósitos, que ocupam áreas extensas e que ficam sujeitas à queima acidental ou provocada, causando prejuízos à qualidade do ar, devido à liberação de fumaça contendo Dióxido de Enxofre. Em Sobral, estima-se, que anualmente cerca de 25.000 pneus por ano seja descartados e abandonados em cursos de água, terrenos baldios, beira de estradas ou queimados, aumentando o problema da atração de vetores como ratos, mosquitos, baratas entre outros, provocando danos a saúde pública. A disposição em aterros sanitários torna-se inviável, já que os pneus apresentam baixa compressibilidade e degradação muito lenta e quando enter-rados junto ao lixo em trincheiras, tendem a subir e sair para a superfície projetados pela força e pressão dos gases produzidos na decomposição do lixo.
O pneu não é reciclável, isso porque o seu caráter compósito, bem como a irreversibilidade da reação de vulcanização, torna-se impossível reobter matérias-primas iniciais, mas é possível a sua reutilização, seja na sua forma inteira, como borracha reciclada, ou mesmo na geração de energia. Sabendo disso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural vêm investindo no reaproveitamento de pneus, através do Aterro Sanitário de Sobral. Lá os pneus são cortados e triturados, em várias operações de separação dos diferentes materiais, que permitem suas recuperação, obtendo-se borracha pulverizada ou granulada, que serão reaproveitadas como: misturas asfaltícas, em revestimentos de quadras e pistas de esportes, na fabricação de tapetes automotivo, adesivos, entre outras utilidades.

AEROPORTO VIRGÍLIO TÁVORA

O aeroporto Virgílio Távora ocupa uma área de 850.00 m² e estação de embarque e desembarque.
A pista é de 1.500 m por 30m, e encontra-se bem conservada em asfalto sem buracos. Tem homologação da aeronáutica para operações noturnas visuais, tendo capacidade de receber Bandeirante com 18 pessoas e jatos executivos de dez pessoas.
O Falco, avião da Grendene, de 15 passageiros, é o avião de maior porte que opera em Sobral.
O aeroporto Virgílio Távora foi inaugurado em fevereiro de 1979. Uma placa afixada no local mostra os dados técnicos: Altitude - 70m, latitude - Sul 3o. 4l’10”, Longitude - W de GR. 40o. 19’ 14”. Em 1997 foi reformado, passando a contar com balizamento na pista para vôos noturnos. Tem biruta iluminada e farol rotativo.
Em 2001, a Prefeitura e o Governo do Estado chegaram a elaborar um projeto de ampliação da pista em 300 m, dando entrada no rio Acaraú.
O aeroporto serve de ponto de apoio para políticos, empresários e autoridades que visitam a região,
o Dert considerou o projeto inviável. No momento, está em estudo a construção de um novo aeroporto em Sobral, fora do perímetro urbano, com estudos localizados nas regiões de Santana do Acaraú e Aprazível, depois de Sobral, somente Camocim tem aeroporto homologado pela aeronáutica.
A Marilha Turismo opera com o vôo Fortaleza/Camocim, três vezes durante a semana.
O aeroporto apresenta deficiências como a falta de estação de passageiros e de estacio namento para aeronaves. Também não tem balizamento noturno. No mais, existem campos de aviação em Tianguá, São Benedito, Santa Quitéria e Acaraú.