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SAAE
FAZ INAUGURAÇÕES EM SOBRAL
Oficina
Eletromecânica
Foram
inaugurados pelo SAAE-Sobral no dia 27 de março,
a partir das 10:00 horas, o Auditório Dr. Carlos
Sabóia, localizado na sede administrativa do
SAAE - Sobral, a Oficina Eletromecânica, Sr.
Francisco Charuto de Oliveira, que fica na Divisão
Técnica no bairro Dom Expedito, e no bairro
do Sumaré a ampliação da Estação
de Tratamento de Água - ETA I.
Para a inauguração do Auditório
Dr. Carlos Sabóia, o Diretor Presidente do
SAAE-Sobral e Vice-Prefeito do município,
Dr. Francisco Edílson Aragão ao descerrar
a placa inaugural rendeu homenagens ao Engenheiro
Sanitarista e primeiro diretor do SAAE, Dr. Carlos
Sabóia, este quem apresentou os primeiros projetos
com sugestões para o desenvolvi-mento do sistema
de água e esgoto de Sobral, no ano de 1955.
Estiveram também participando destes eventos
o Sr. Juiz Cel. William Alves Rocha, o Gerente da
Caixa Econômica Federal de Sobral, Sr. Pereira
e o Bispo Dom Aldo Di Cillo Pagotto, além de
secretários e vereadores locais.
Vale ressaltar que com essa ampliação
da Estação de Tratamento de Água
- ETA I, houve um aumento de 50% na capacidade de
tratamento de água para a cidade de Sobral.
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Efeito
Colateral
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22/03
a 04/04/02
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs
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Não
tenho que reclamar do saneamento aqui do meu bairro, está
tudo muito bom.
Francisco
COHAB I
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No
bairro Sinhá Sabóia, não há saneamento
algum.
José Maria Frota
Sinhá Sabóia |
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PNEUS
UM PROBLEMA QUE TEM SOLUÇÃO
A
grande quantidade de pneus descartados e sua longa
durabilida-de no meio ambiente tem motivado a proposição
de medidas suavi-zantes dos impactos ambientais e
a realização de pesquisas em vários
países. Os problemas ambientais estão
relacionados à insta-lação de
grandes depósitos, que ocupam áreas
extensas e que ficam sujeitas à queima acidental
ou provocada, causando prejuízos à qualidade
do ar, devido à liberação de
fumaça contendo Dióxido de Enxofre.
Em Sobral, estima-se, que anualmente cerca de 25.000
pneus por ano seja descartados e abandonados em cursos
de água, terrenos baldios, beira de estradas
ou queimados, aumentando o problema da atração
de vetores como ratos, mosquitos, baratas entre outros,
provocando danos a saúde pública. A
disposição em aterros sanitários
torna-se inviável, já que os pneus apresentam
baixa compressibilidade e degradação
muito lenta e quando enter-rados junto ao lixo em
trincheiras, tendem a subir e sair para a superfície
projetados pela força e pressão dos
gases produzidos na decomposição do
lixo.
O pneu não é reciclável, isso
porque o seu caráter compósito, bem
como a irreversibilidade da reação de
vulcanização, torna-se impossível
reobter matérias-primas iniciais, mas é
possível a sua reutilização,
seja na sua forma inteira, como borracha reciclada,
ou mesmo na geração de energia. Sabendo
disso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural vêm
investindo no reaproveitamento de pneus, através
do Aterro Sanitário de Sobral. Lá os
pneus são cortados e triturados, em várias
operações de separação
dos diferentes materiais, que permitem suas recuperação,
obtendo-se borracha pulverizada ou granulada, que
serão reaproveitadas como: misturas asfaltícas,
em revestimentos de quadras e pistas de esportes,
na fabricação de tapetes automotivo,
adesivos, entre outras utilidades.
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AEROPORTO
VIRGÍLIO TÁVORA
O
aeroporto Virgílio Távora
ocupa uma área de 850.00 m² e estação
de embarque e desembarque.
A pista é de 1.500 m por 30m, e encontra-se
bem conservada em asfalto sem buracos. Tem homologação
da aeronáutica para operações
noturnas visuais, tendo capacidade de receber Bandeirante
com 18 pessoas e jatos executivos de dez pessoas.
O Falco, avião da Grendene, de 15 passageiros,
é o avião de maior porte que opera em
Sobral.
O aeroporto Virgílio Távora foi inaugurado
em fevereiro de 1979. Uma placa afixada no local mostra
os dados técnicos: Altitude - 70m, latitude
- Sul 3o. 4l10, Longitude - W de GR. 40o.
19 14. Em 1997 foi reformado, passando
a contar com balizamento na pista para vôos
noturnos. Tem biruta iluminada e farol rotativo.
Em 2001, a Prefeitura e o Governo do Estado chegaram
a elaborar um projeto de ampliação da
pista em 300 m, dando entrada no rio Acaraú.
O aeroporto serve de ponto de apoio para políticos,
empresários e autoridades que visitam a região,
o Dert considerou o projeto inviável. No momento,
está em estudo a construção de
um novo aeroporto em Sobral, fora do perímetro
urbano, com estudos localizados nas regiões
de Santana do Acaraú e Aprazível, depois
de Sobral, somente Camocim tem aeroporto homologado
pela aeronáutica.
A Marilha Turismo opera com o vôo Fortaleza/Camocim,
três vezes durante a semana.
O aeroporto apresenta deficiências como a falta
de estação de passageiros e de estacio
namento para aeronaves. Também não tem
balizamento noturno. No mais, existem campos de aviação
em Tianguá, São Benedito, Santa Quitéria
e Acaraú.
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