CONTROLE DE PRECIPITAÇÕES DE CHUVAS - MARÇO DE 2002

APRAZÍVEL ....142.0 mm

ARACATIAÇU..145.0 mm

BILHEIRA........236.0 mm

BONFIM..........181.0 mm

BOQUEIRÃO...171.4 mm

SALGADO DOS
MACHADOS....309.6 mm

DADOS FORNECIDOS PELA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL.

Sobral, 09 de Abril de 2002 - Ano II - Nº 064

IPTU

A Impressa Oficial do município de Sobral está elaborando os carnês do IPTU referente ao ano de 2002, no qual serão distribuídos no início do mês de Maio de 2002.


COMEMORAÇÃO

Na última Sexta-feira dia 05 de abril às19:00 horas, a Escola Osmar de Sá Ponte comemorou 03 anos de existência primando pela qualidade no ensino público.
Na ocasião aconteceu uma missa em ação de graças, colação de grau dos alunos do tempo de avançar e a inauguração da FM recreio, e homenagens a algumas autoridades presentes.

TRÂNSITO DE SOBRAL
REPRESENTANTES DO SENAI VISITAM
O PROJETO OFICINA-ESCOLA

Desde ontem, dia 08 de abril, os representantes do SENAI-MG e SENAI-CE, órgãos certificadores do projeto Oficina Escola no Estado do Ceará, o gerente do Centro de Formação Profissional da Construção Civil “Paulo de Tarso”, - SENAI/MG, Nelson Boechat, o diretor do SENAI/CE, Francisco das Chagas Magalhães estão realizando visitas ao projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Fortaleza e no município de Aquiraz. Hoje à partir das 10 horas estarão em Sobral a fim de conhecer o Centro Histórico do Projeto Oficina-Escola da cidade, onde participarão de um cerimonial de certificação do primeiro mestre de ofícios do Centro de Referência, Edson Silva, e também da apresentação dos primeiros candidatos a instrutores do Projeto de Sobral. Este evento contará com a abertura da exposição de Artes Plásticas dos alunos da Oficina de Artes e Papel do Projeto.
O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Sobral, que recebeu o Prêmio Rodrigo de Melo Franco 2001-Categoria: Preservação de Bens e Imóveis, foi implantado pela Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo, desde o ano 2000, e visa a formação, o treinamento e a qualificação da mão de obra especializada resgatando técnicas antigas e tradicionais no município; que além de atender todo o acervo da cidade, desenvolve, cerca de 230 adolescentes que se encontram em situação de risco psico-social, na faixa etária entre 14 a 20 anos de idade, dando-lhes a oportunidade de uma profissiona-lização(restauradores) e da construção de suas cidadanias.


 


ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

Eu estou satisfeita com a cidade. Mas gostaria que a lei de trânsito fosse mais respeitada e a Guarda Municipal mais rigorosa.
Conceição de Paiva
Centro

Eu acho que não precisa impôr lei através deste absurdo de multas, a Guarda Municipal deveria orientar mais as pessoas como dirigir melhor.
Francisco Sávio Gomes
Campo dos Velhos
   
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

EDUCAÇÃO EM SOBRAL
“Qualidade é Meta Principal”

Nos primeiros quatros anos da administração Cid Gomes, a prefeitura de Sobral investiu mais na estruturação do sistema público educacional.
Foram construídas, ampliadas e reformadas 40 escolas municipais, que também receberam equipamentos.
O número de alunos saltou de 9 mil, em1997, para 25 mil, no ano 2000.
Atualmente o município tem 33 mil alunos na rede pública.” Hoje nós podemos dizer que não tem mais criança em idade escolar fora da escola”, afirma a Secretaria de Desenvolvimento da Educação, ao ressaltar a experiência sobralense como um dos maiores projetos de inclusão social já vistos.
Porém, o que se constatou foi a deficiência na qualidade do ensino, já que os índices de analfabetismo eram muito altos.
A secretaria decidiu, então, a partir do segundo mandato, priorizar a qualidade. E a alfabetização é o principal alvo.
Para isso a Prefeitura Municipal de Sobral realizou um trabalho com os 300 professores/alfabetizadores na rede no sentido de melhorar a qualidade da alfabetização dos alunos.
Foram reuniões mensais com esses professores, onde se realizaram treinamentos e planejamentos, além de acompanhamentos e avaliações externas de desempenho.
A prefeitura aderiu ainda milhares de livros, informatizou todas as escolas e instituiu, em 2002, uma gratificação de R$100 ao salário dos professores do município.

PLANO DE
DESENVOLVIMENTO
SIMPLIFICADO DOS ASSENTAMENTOS

O secretário de Desenvolvimento Rural de Sobral, Dr. Francisco Quintino Vieira Neto, encontra-se em Fortaleza, na sede do INCRA reunindo-se com os líderes de Comunidades Rurais das áreas de assentamento de Casinhas, Campo Grande, Picada Ruzy, EMASA, Flores, São José e Águas Mortas, mantendo audiência com o presidente do citado órgão, objetivando alocar recursos para projetos na área rural desses respectivos assentamentos.
O secretário Quintino Vieira Neto contratou uma empresa de projetos para elaborar os Plano de Desenvolvimento Simplificado dos Assentamentos-PDS, procurando enfocar atividades que apresentam vocações dentro do desenvolvimento sustentável para exploração das potencialidades do semi-árido.
Outro tema que o secretário tratará nesta audiência será a parte de abastecimento d’água para as famílias dos assentados, no sentido de levar água de boa qualidade até as suas residências, já que a prefeitura tem a preocupação de proporcionar melhoria da qualidade de vida a todas essas famílias.