Guarda Civil Municipal
de Sobral

Resumo Mensal de Ocorrências
Novembro de 2002

Solicitação de Ambulância 104
Acidente de Trânsito 63
Diversos 45
Apoio a outras Secretarias Municipais 16
Doação de Serviços Funerários ao Cidadão 12
Apoio a outras instituições 10
Eventos 3
Socorros de urgência 1
Prisão 1
Total 255

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento da Cidadania e Segurança

Sobral, 03 de Dezembro de 2002 - Ano II - Nº 0223

CAFÉ DA MANHÃ COM PACTO DE COOPERAÇÃO

Está confirmado mais um café da manhã do Pacto de Cooperação da Zona Norte do Ceará.
A reunião será nesta Quarta – feira, dia 04 de Dezembro, às 7h30min, no restaurante Cassarola. O Presidente da FAEC Dr. José Ramos Torres de Melo Filho será o expositor do tema “Agropecuária Cearense: Passado, Presente e Futuro”. O Prefeito Cid Gomes e outras autoridades estarão presentes no evento.


LIXO E CIDADANIA

No último dia 23 de novembro, o Espaço Cultural de Aracatiaçu realizou o I FÓRUM DE DEBATES SOBRE LIXO E CIDADANIA, no Clube de Veraneio de Aracatiaçu. O evento contou com o apoio da Secretaria de Cultura e do Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e PSF de Aracatiaçu.

TAXAS DE
ILUMINAÇÃO PÚBLICA

DIRETORIA DO CENTRO INDUSTRIAL
DO CEARÁ VISITOU SOBRAL


Estiveram em Sobral, na última Sexta-feira, dia 29 de novembro, um grupo de industriais da diretoria do Centro Industrial do Ceará – CIC.
O objetivo dessa visita técnica foi conhecer, além do funcionamento do Prodecon (Programa de Desenvolvimento Econômico), as soluções sobralenses para o

Reunião no Gabinete do Prefeito
incremento da renda e geração de emprego na cidade. À tarde, o grupo foi à Escola Agrícola, ao Distrito Industrial e às fábricas Grendene. No final da tarde, o grupo esteve reunido com o Prefeito Cid Gomes no Paço Municipal.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico do município Herbert Rocha, que, na ocasião, acompanhou o grupo de diretores do CIC durante todo o roteiro das visitas realizadas em Sobral, disse que os visitantes ficaram impressionados com a adaptação da uva e da pimenta ao solo e ao clima da região e com a rentabilidade da indústria do vinho. Os visitantes, ainda acompanhados pelo Secretário, puderam conhecer os procedimentos do cultivo e as tecnologias utilizadas para a fabricação do vinho.
Atualmente são cultivados 38,7 hectares de pimenta malagueta(Tabasco) e 22 hectares de onze diferentes castas de uva, sendo seis de uva branca e cinco de uva tinta. Em 2003, Sobral terá cerca de 40 hectares de uva na Escola Agrícola do Bonfim(distrito de Sobral). “Os números de empregos produzidos pela Grendene e, com a sua expansão, a construção da sétima unidade industrial impressionou os visitantes”, disse Herbert .
“O CIC é uma instituição de respeito quando se fala em suporte de investimentos industriais no Ceará, daí ressalto a importância dessa visita para nosso município”, finalizou o Secretário Herbert Rocha.

 

Scooby-Doo

29/11 à 05/12/02

 Seg. a Sexta- 19:30h
 Sáb. e Dom- 16:00h e  19:30h


Essa taxa, cobrada da população, é justa. Hoje nós temos ruas bem iluminadas e seguras.
Cláudio Torres
Centro

Não concordo de maneira alguma com essas taxas. Isto é um absurdo.
A população é muito mal servida desse serviço.
Vicente Cavalcante
Alto Novo

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

CASA DA CULTURA APRESENTA
“TRIÂNGULOS ROXOS”

Exposição Educativa e Cultural Será Atração em Sobral
A Exposição “Triângulos Roxos – As Vítimas Esquecidas do Holocausto Nazista” é uma exposição itinerante internacional, sendo apresentada pelo grupo educativo Triângulos Roxos.
Essa exposição é de caráter educativo e cultural, não envolvendo qualquer propaganda política ou religiosa, contendo apenas fatos históricos. Sua apresentação visa promover atividades
culturais educativas que contribuam para gerar um clima de tolerância, em uma época em que a intransigência e o preconceito parecem enraizar-se na sociedade. Por meio de farto material informativo, a exposição visa também educar os jovens acerca do que foi o movimento nazista e suas terríveis conseqüências. Para isto ser possível, as escolas estão agendando excursões com alunos a partir da 5ª série.
Essa Exposição, composta de 61 painéis, 360 fotos históricas, 112 documentos, etc, é uma grande aula dos eventos relacionados com o nazismo, com o holocausto e com a 2ª Guerra Mundial. Há também um arco na entrada da exposição, semelhante ao que foi colocado no portão do campo de concentração de Auschwitz. Todas os visitantes ainda poderão assistir na Sala de Projeções a um documentário em vídeo de 28 minutos. Para a exposição em Sobral estão sendo convidadas instituições de ensino (Escolas, Faculdades, Universidades), instituições públicas e particulares, e as que são voltadas para os direitos humanos.
A Exposição estará aberta ao público de segunda à sábado, das 8:00 às 21:30h, e aos domingo das 16 às 21:30h. Escolas e outros grupos grandes podem agendar visitas através dos fones 613-1234 ou 9962-4763. A Exposição está sendo divulgada em 55 municípios em torno de Sobral. Sem dúvida, o ano de atividades culturais é fechado com chave de ouro ao trazer para Sobral esta grandiosa Exposição que merece ser visitada por todos.
A Exposição: Foi lançada com um seminário internacional no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, já tendo tido mostras na USP, em São Paulo, na Universidade de Brasília e no Ministério da Justiça, em Brasília, dentre outros lugares.
Essa exposição seguirá da Casa de Cultura para o Shopping Center Iguatemi em Fortaleza, onde estará exposta no mês de janeiro.

AÇÃO CACHOEIRO

O Projeto Cachoeiro realizará no dia 07 de dezembro, a partir das 14:00h, a “Ação Cachoeiro” no Sítio do Adauto.
Na ocasião, haverá palestras como Saúde Sexual e Reprodutiva e Higiene Pessoal e Bucal, Serviços de Assistência a Saúde, Atividade Física, Verificação de pressão, emissão de documentos, Corte de Cabelos, recreação infantil, distribuição de brindes, entrega de filtros e apresentação do grupo Terapia do Riso.
O Projeto Cachoeiro atende a comunidade, oportunizando o contato entre a equipe mutidisciplinar do projeto e a população da área do Açude Cachoeiro.
A equipe é formada por professores e alunos dos Cursos de Medicina UFC Sobral, Enfermagem e Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Associação dos Moradores do Açude Sobral- Cachoeiro, Preceptoria do Serviço Social da Residência em Saúde da Família de Sobral, equipe de Saúde da Família do Junco, bem como assessoramento de outros setores das políticas Públicas Municipais.
O estabelecimento das ações prioritárias do projeto foi dado junto à comunidade através do planejamento participativo.