Sobral, 10 de Janeiro de 2002 - Ano II - Nº 007

Como Cães e Gatos

PREFEITURA TEM AVALIAÇÃO POSITIVA DO BANCO MUNDIAL


Prefeito Cid Gomes

Estiveram em reunião ontem, na sede da Prefeitura de Sobral, o prefeito Cid Gomes, seu secretariado, o diretor do SESI/SENAI, Francisco Magalhães e o representante do Banco Mundial, Dr. Antônio Magalhães, que em visita ao município avaliaram e acompanharam de perto os projetos que estão sendo desenvolvidos neste município e financiados pelo Banco Mundial,
O objetivo desta avaliação é de melhorar a eficácia das ações apoiada pelo Banco Mundial e alcançar metas mais claras na redução de pobreza e melhoria nas condições de vida da população mais carente, meta primordial deste Órgão.
Segundo Antônio Magalhães, o Banco Mundial possui projetos Fe-derais e Estaduais que têm atuação direta no município de Sobral, podendo destacar o projeto São José, que visa atender as necessidades das comunidades rurais, PROURB, que atende obras voltadas para o desenvolvimento urbano da cidade, PROGERIR, ligado à área de desenvolvimento dos recursos hídricos, e outros projetos do setor de Educação e Saúde.
Este Órgão discutirá junto ao Governo Federal um reforço e a descentralização do Programa de Saúde da Família, projeto que brevemente será apoiado com recursos e acompanhado de perto pelo Banco Mundial. “Esta visita foi muito positiva, pois pude avaliar de perto uma administração eficiente e esclarecida, a equipe do prefeito é entrosada e comprometida, todos com uma noção muito clara do trabalho que se deve fazer e uma inquietude em relação a que precisa ser feito” concluiu Antônio Magalhães.

a favor
contra

A cidade tá uma porcaria de sujeira. Não sei se a culpa é da Secretaria ou desses prefeitinhos, que não servem de nada. O prefeito deve agir, pois não é certo ele se preocupar em fazer ponte, avenida e deixar a cidade fazendo vergonha a quem chega e provocando doença no povo.
Luzia Maria Melo
Pe. Palhano

Eu acho que a limpeza tá boa, pois tem muita gente nas ruas e muitos carros. Pelo menos a fedentina não é mais como era antes e agora a Prefeitura está mais interessada em manter a cidade limpa. Os bairros, ao meu ver, em relação à limpeza, estão bem melhor e podemos observar o trabalho da Prefeitura na época das festas de final de ano, onde as ruas ficam mais sujas.
Carla Maria Cunha
Junco

PREFEITURA
PREPARA PROJETO DE PISCICULTURA

Está previsto para 2ª quinzena de janeiro, o lançamento do PROJETO DE PISCICULTURA EM ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, este projeto assegura alimentação para a comunidade e retorno financeiros para os pescadores associados que a Prefeitura Municipal de Sobral, em parcerias com BNB, SEBRAE, EMATERCE e o sindicato dos Trabalhadores Rurais beneficiarão várias famílias. Na região de Aracatiaçú serão beneficiadas cerca de 20 famílias ligadas a Associações dos pequenos produtores da comunidade de estiva e adjacências, e Associação dos piscicultores da fazenda Aroeira, em Jaibaras serão 08 famílias beneficiadas na Associação comunitária São Domingos, diretamente pela liberação de refinanciamento do projeto de piscicultura. Para o mês de fevereiro está programando a liberação dos projetos de pisciculturas nas comunidades de Picada Caracará e Picada Rasth.

O índice das precipitações pluviométrico realizado pela Secretária de Desenvolvimento Rural de Sobral é um projeto da Prefeitura Municipal de Sobral, que implantou em pontos estratégicos do município 19 pluviômetros.

Índices das precipitações pluviométricas registradas do dia 01/01 ao dia 08/01/02:

ARACATIAÇU ........... 119.0 Milímetros
JAIBARAS..................130.0 Milímetros
JORDÃO......................84.0 Milímetros
APRAZÍVEL............... ..67.4 Milímetros

DADOS FORNECIDOS PELA SECRETARIA DE
DESENVOLVIMENTO RURAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL.

E X P E D I E N T E
Coordenador: paulohenrique@sobral.ce.gov.br
WebDesigner: fabio@sobral.ce.gov.br
A I N D A N E S T A E D I Ç Ã O


SAÚDE BUCAL
A
través de uma pesquisa realizada, pela SECULT Secretaria de Saúde e Assistência Social, elegeu que a escola é o lugar onde se formam os primeiros hábitos de educação na vida de uma criança, partindo dessa premissa, foi desenvolvido o Programa de Prevenção de Cárie Dentaria, que conta com a parceria da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação. “Ano passado trabalhamos com creches, conscientizado a importância de uma boa escovação para manter uma dentição saudável”, destaca a Dra. Rasifa Coutinho Ferreira Gomes. Já foram distribuídos 6.221 mil kits, contendo escova e pasta dental para 3.995 crianças cadastradas em várias creches municipais.
_______________________

REUNIÃO DO CRESS
Na próxima quarta-feira, dia 16 de janeiro, acontecerá uma reunião com os assistentes sociais do CRESS da região norte, para a divulgar a estratégia no processo eleitoral que irá eleger a nova diretoria do Conselho, também será discutido a rearticulação do NUCRESS (Núcleo regional da região). Este evento acontecerá no SEBRAE - SOBRAL.

LIMPEZA DA CIDADE
Campanha Pedalando Sem Dengue - Prefeitura Prepara Projeto de Piscicultura

CAMPANHA PEDALANDO SEM DENGUE

Com o registro das primeiras chuvas no município de Sobral, a Secretaria de Desenvolvimento Social e da Saúde, da Prefeitura Municipal intensificaram as ações de prevenção da Dengue em áreas de maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, vilão que surge com maior proeminência no período das chuvas.
O município está definindo para este ano, a campanha “Pedalando sem Dengue”, cujo objetivo maior é estimular a adoção das medidas de prevenção da doença nas casas dos alunos de várias escolas públicas, que receberão informações diretas, de alguns agentes de saúde, de como controlar a Dengue.
Para isso, será escolhido um aluno deste grupo preparado, para receber a visita de um dos agentes de controle desta endemia, para averiguar se a residência deste aluno não está favorecendo a proliferação do mosquito, ratificando assim se o tra-balho de orientação realizado pela equipe teve resultados positivos.
Segundo a coordenadora de Vigilância à Saúde, Socorro Carneiro, “trabalhamos com 26.000 alunos das Escolas de rede pública, fornecendo assim várias informações a respeito desta endemia, estamos realizando palestras, montamos laboratórios nas escolas, onde podemos apresentar aos alunos a larva do mosquito, para o reconhe-cimento deste em suas casas”, afirma Socorro.
Também está sendo utilizado o intenso trabalho de 237 Agentes Comunitários de Saúde, altamente treinados para fornecerem esclarecimentos junto aos bairros do município.

21/12 a 10/01/02
1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs