MUSEU DO ECLIPSE

    VISITANTES 2002
JANEIRO 208
FEVEREIRO 192
MARÇO 659
ABRIL 607
MAIO 901

FONTE: MUSEU DO ECLIPSE – SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA E DO TURISMO.

Sobral, 07 de Junho de 2002 - Ano II - Nº 0103

CONTRA-CHEQUE

A partir deste mês, os Demonstrativos de Pagamento de Salário dos Servidores da prefeitura foram descentralizados, e os servidores passarão a receber nas suas respectivas secretarias onde são lotados.
O demonstrativo está com um novo visual, com mais segurança nas informações e mais facilidade para entender os dados.


SEMINÁRIO

Nos dias 19 à 21 de Junho, no auditório da Biblioteca Central -UVA / Campus Betânia, a Prefeitura Municipal estará realizando o Seminário de Desenvolvimento Local com o tema Reestruturação Produtiva dos Territórios.

CINEMA NA CASA
DA CULTURA
APIÁRIO PRODUZ DOIS MIL
QUILOS DE MEL


Apiário

Com objetivo de implantar um setor apícola no Município, aproveitando os recursos naturais disponíveis na região, o projeto piloto de apicultura, com a produção de mel e outros produtos das abelhas, foi montado no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, distante 8 km de Sobral, no ano de 2000.
O secretário de Desenvolvimento Rural Quintino Vieira Neto, destaca que, dentro de um planejamento sério, a atividade está direcionada para sertanejo que já explora, mesmo que de maneira depredatória, as abelhas africanizadas. A partir do projeto são repassadas tecnologias, informações básicas sobre a biologia e o comportamento desses animais, suficiente para sua criação racional.O engenheiro agrônomo Marcelo Porto coloca, por sua vez, que os produtores também são orientados sobre o beneficiamento do mel e outros produtos, para que estes estejam dentro das exigências do mercado consumidor. A primeira safra, com trinta colmeias, foi de 1.500kg. Hoje com cinqüenta colmeias, já foi feito a coleta de 300kg de mel, no início de maio; e mais duas coletas estão programadas para junho, totalizando 2000kg de mel. “Feita a coleta, o mel vai para a casa de extração, onde ocorre a desoperculação.
Depois segue para a centrífuga e o decantador, com três dias em repouso.
Com este processo, fica pronto para ser envasado ou confecção de saches”, destaca o engenheiro agrônomo Marcelo Porto.


 

A Vingança do Mosquiteiro

31/05 à 06/06/02

1º SESSÃO - 15:30h
2ª SESSÃO - 19:00h


O cinema é mais uma opção de divertimento pra Sobral.
Roberta Torres
Centro

Sou contra o preço do ingresso, é muito caro, devia ser R$ 2,00 tanto meia como inteira, pois a maioria da população não tem acesso a carteira de estudante
Silvia
Centro

   
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

SISTEMA DE VIGILÂNCIA
ELETRÔNICA NAS RUAS DE SOBRAL


Ass. de Informática Francisco Carlos e Jonh Maddog
Presidente da Org. Mundial do Sistema Oper. Linux

Aconteceu no Mês de Maio, no Centro de Eventos/PUCRS em Porto Alegre, o III Fórum Internacional do Software Livre. Os objetivos do Fórum: Promoção da independência tecnológica com o uso de software livre; busca de uma alternativa econômica em detrimento dos softwares, proprietários que tem ditado os parâmetros de custo e desenvolvimento em todo o mundo; aprofundar o debate sobre a produção e o uso do software livre; investir na produção e qualificação do conhecimento local.
O software de domínio público é qualquer programa de computador doado ao público pelo seu criador e pode ser duplicado por outros a seu exclusivo critério, pois os mesmo não são protegidos por leis de propriedade intelectual e por conseguinte livre para ser reproduzido por todos para a comercialização livre sem perigo de ser processado. O Assessor de Informática da Prefeitura Municipal de Sobral Francisco Carlos esteve presente nesse evento e ressaltou que a principal finalidade foi trazer soluções de programas gratuitos(software livre) que possam serem utilizados, sem gastos, no poder público municipal.


SHOW COM CLAUDIO ZOLI

Nesse Sábado, dia 08 de Junho, a partir das 21:00H, no Largo das Dores, em comemoração ao Dia dos Namorados, a Prefeitura Municipal trará mais um Show imperdível.
Pela primeira vez, o cantor e compositor Claudio Zoli fará a apresentação do seu mais recente álbum “Férias”. Cláudio Zoli possui estilo de músicas com batida “soul”, com um pouco de “funk”, sem deixar de lado suas letras românticas.
A música “Pista Vazia”, tema deste Cd “Férias”, é uma composição de Cassiano, a quem o cantor sempre se refere e admira.
Uma curiosidade dessa música é que foi originalmente tocada, produzida e cantada em 1987 por Zoli, e durante 10 anos ficou perdida e esquecida. Depois de um tempo ela foi recuperada através de um processo de masterização e mixada com vozes e guitarras originais.
Este Cd conta ainda com a participação de Dj Tubarão, Jairzinho Oliveira, Max de Castro e Wilson Simoninha.

IV SEMANA DE HISTÓRIA APRESENTA:
HISTÓRIA-EXPERIÊNCIA, COSTELAÇÕES E PERSPECTIVAS


Auditório

Os alunos do curso de História estão realizando entre os dias 03 à 07 de Junho, a IV Semana de História, com o tema “História – Experiência, Constelações e Perspectivas”.
Sendo o quarto evento dessa natureza, é mais uma oportunidade para estudantes, professores, comunidade acadêmica e comunidade em geral, discutirem a Reforma Curricular, a Gestão do Poder, a Política Latino - Americana, o Movimento Estudantil, a Questão Indígena, A Etinicidade e Religiosidade.
Segundo o professor Dênis Melo, através de um evento como esse, revitalizaremos os discursos, traremos à tona as contradições e situá-las historicamente e espacialmente, pois o tempo presente é o material vital para a tarefa do historiador.
A programação da IV semana de História veio apresentando palestras, Mini-cursos, Oficinas, apresentações de Trabalhos Acadêmicos e shows culturais.
Hoje no encerramento da IV Semana de História, haverá Show cultural com a banda Dona Zefinha e Dona Lili, a partir das 21:00h, na Casa da Geografia/Junco.
Esse evento contou com apoio da Prefeitura Municipal através da Casa da Cultura, Coordenação do Curso de História e Diretoria do Centro de Ciências Humanas.