CAI O NÍVEL DE EMPREGO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA

O nível de emprego na indústria brasileira caiu 0,3% em fevereiro deste ano, frente a janeiro, registrando o quarto resultado negativo consecutivo neste tipo de indicador. Quando comparada a fevereiro do ano passado, a retração é ainda maior: 2,1%. Também é negativo em 1,9% o nível do emprego, no resultado acumulado no primeiro bimestre do ano. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES) do IBGE.

FONTE: INDICADORES (JORNAL O POVO )

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Fotos - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
Sobral, 07 de Maio de 2002 - Ano II - Nº 083

REUNIÃO DO CMDS

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável -CDMS convida aos conselheiros(as) e senhores(as) a participarem da reunião ordinária dia 09 de Maio(Quinta-feira), no Auditório do SINE/IDT, com início às 08:00hs. A palestra será sobre orientações das normas, e diretrizes do Projeto São José II.


CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

A Prefeitura Municipal de Sobral participa do Curso de Elaboração de Projetos e Capacitação de Recur-sos na Universidade Livre do Meio Ambiente em Curitiba-Paraná, no perío-do de 06 a 10 de maio, que será aplicado no desenvolvimento do Projeto de ECO TURISMO de Sobral.

ABASTECIMENTO D’ÁGUA
PSF DAS PEDRINHAS ESTÁ EM
NOVAS INSTALAÇÕES


Equipe do PSF das Pedrinhas

A equipe do PSF do bairro das Pedrinhas, assim como a comunidade, estão de parabéns. O motivo é a mudança da unidade de saúde para um novo prédio.
Essa mudança teve uma grande importância, pois houve o aumento do número de usuários que se beneficiaram com a boa distribuição do espaço físico, por exemplo a sala de prevenção do câncer possui agora uma sala especializada para o exame.
A enfermeira Maria Luiza Sousa, gerente da unidade e o médico Ademar Gadelha, encontram-se motivados com as mudanças, agora trabalham com bem mais auto-estima.
A unidade nova do bairro das Pedrinhas fica localizada na Avenida Euripedes Ferreira Gomes 521, aquela que dá acesso a AABB, dando aos usuários uma melhor acessibilidade.
A preocupação do secretário de saúde, Luiz Odorico, não se resume apenas na capacitação dos profissionais ou de estruturar o sistema de saúde, ele também se preocupa com o bem-estar dos usuários do SUS e a boa aparência das unidades de saúde.


 

O Senhor dos Anéis

19/04 à 09/05/02

1º SESSÃO - 15:30hs
2ª SESSÃO - 19:00hs


O que tem de ser dito é que o SAAE é muito bom para a minha comunidade, não posso falar pelo resto da cidade, mas a Prefeitura juntamente com o SAAE está se empenhando muito, sempre procurando o melhoria da comunidade.
MARIA DO CARMO
COHAB II

Eu esperava que o SAAE melhorasse bastante, mais nada melhorou, continua com os mesmos problemas. A Prefeitura deveria se empenhar mais nesta questão.
JOANA PAULA
SINHÁ - SABÓIA


CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS


A Central de Marcação de Consultas de Sobral tem como principal objetivo a humanização do atendimento a consultas e exames especializados, agilizando e facili-tando o acesso e a resolubilidade.
A este tipo de atendimento os usuários que pertencem ao município de Sobral, são referenciados pelas equipes do Programa Saúde da Família, enquanto que os usuários de outros municípios têm acesso através da Secretaria de Saúde do seu município.
É importante destacar que esta marcação só é feita através de uma das 81 unidades de saúde credencia-das, possuidoras de uma senha intransferível de acesso, o que garante a organização do sistema tendo como única porta de entrada estas unidades, assegurando o funcionamento de um sistema de referência e contra referência.
A tabela acima mostra que no 1º. Trimestre de 2002 foi de 36.401 (trinta e seis mil quatrocentos e um) agenda-mentos, com uma média de 552 agendamentos/dia.
Em fase de aprimoramento constante, vem acumulando importante experiência na organização de serviços de saúde em município de médio porte, em Gestão Plena do Sistema Municipal e com um Programa Saúde da Família Universalizado.

LIBERDADE ASSISTIDA

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde, através da Fundação de Ação Social do Município, o programa de Liberdade Assistida Comunitária vem realizando reuniões em comunidades com o objetivo de discutir a violência envolvendo ado-lescentes, bem como sensi-bilizar a população à parti-cipar, sobretudo, do proces-so de acompanhamento dos jovens de bairros que se encontram sob medida sócio-educativas de Liberdade Assistida, através dos orientadores comunitários.
Os orientadores comunitá- rios são voluntários que tem a função de orientar, aconselhar, acompanhar e encaminhar os jovens e familiares aos programas existentes na comunidade, envolvendo-os na dinâmica deste programa.
Os interessados deverão preencher ficha de inscrição na Secretaria de Saúde, 2º andar da Prefeitura de Sobral, falar com Ana Paula ou Célia.