GUARDA CIVIL MUNICIPAL

RESUMO DE OCORRÊNCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2002.

Solicitação de Ambulância
111 ocorrências

Diversos
38 ocorrências

Acidente de Trânsito
32 ocorrências

Doação de serviços funerários ao Cidadão
20 ocorrências

Apoio a outras Secretarias Municipais
09 ocorrências

Apoio a outras instituições
08 ocorrências

Prisão
08 ocorrências

Eventos
07 ocorrências

FONTE: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA
E SEGURANÇA

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Fotos - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
Sobral, 04 de Março de 2002 - Ano II - Nº 041

SEMINÁRIO PARTICIPATIVO

O Prefeito Cid Gomes participou de um seminário participativo que aconteceu em Fortaleza semana passada onde reuniu secretários estaduais, técnico do Governo e principais responsáveis pelos programas do Banco Mundial no Estado. Na ocasião foram distribuído três Grupos de Trabalho sobre os temas: Qualidade do Ensino, Redução da Mortalidade Infantil e Geração de Renda, e como resultado deste seminário foi elaborado um plano de ação que foi submetido ao Governador e à Diretoria do Banco Mundial, onde foram definidas as responsabilidades e prazos para implementação deste plano de ação.


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

A Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, juntamente com a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia realizará a partir do dia 21 de março de 2002, o curso de “Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde”, com o objetivo de formar profissionais de nível superior com atuação gerencial nas secretarias municipais de saúde.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
GUARDA MUNICIPAL, REFERÊNCIA EM TODO O ESTADO DO CEARÁ


Guardas Civís Municipais

A Guarda Municipal de Sobral serve de referência para todo o Estado do Ceará. Mais de setenta municípios já procuram o comando da Guarda, buscando informações e orientações sobre o funcionamento deste tipo de corporação.
As tarefas realizadas por estes profissionais são de proteção dos patrimônios públicos, fiscalização no trânsito da cidade; dispõem de um serviço de ronda de vigilância escolar e de um grupo de apoio assistêncial aos bairros, nos horários não comerciais, nos fins de semana e feriados, realizado todo o deslocamento de ambulância em Sobral é feito pela Guarda, bem como a concessão de urnas funerárias para pessoas carentes, mediante uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde.
Em um convênio assinado entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça, vem permitindo a realização de um trabalho pioneiro no Ceará no que se refere à fiscalização das penas alternativas e substitutivas aplicadas no Juizado Especial e nas demais Varas de comarca de Sobral. Esta experiência teve inicio este ano, o trabalho consiste em fiscalizar o cumprimento das condições impostas para fins de livramento, liberdade provisória, suspensão processual e suspensão da execução de pena privativa de liberdade.
Mensalmente serão expedidos relatórios para a Vara de Execuções Criminais comunicando sobre as alterações constatadas no trabalho de fiscalização, a partir destes relatórios são tomadas providências legais, através dos órgãos policiais; podendo até mesmo resultar no fim do benefício do preso, se for comprovada a violação à lei.


 

Xuxa e os Doendes
25/02 a 14/03/02

1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs

Eu não tenho o que dizer, pois as ruas estão mais iluminadas. Até mesmo nos bairros a gente vê que há mais iluminação. Tomara que a Prefeitura continue mantendo a iluminação assim como vem acontecendo, pois as ruas precisam ser claras para afastar os marginais.
Cláudia Maria de Sousa
Santa Casa

A Coelce, a Prefeitura, sei lá quem, deve Ter mais responsabilidade com algumas ruas e praças da cidade, que ficam vários dias no escuro. Isto serve só para esconder os marginais que vivem a perseguir o povo. Quem quiser ver é só andar á noite.
Domingas de Sousa Costa
Padre Palhano

PROGRAMA SENTINELA FAZ APRESENTAÇÃO

O Programa Sentinela debate o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil com médicos e enfermeiras da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
Para cada caso de violência sexual que é denunciado, existe outros vinte casos que não são. Médicos, enfermeiras, professores, agentes de saúde, policiais são profissionais que, por estarem junto à comunidade como prestadores de serviços, têm o dever de denunciar casos de violência sexual cometidos contra crianças e adolescentes.
Dando continuidade à sua ação de sensibilização da população sobralense para o enfrentamento deste grave problema social, à convite do Dr. Carlos Arcanjo, a equipe técnica do Programa Sentinela - Centro de Referência de Atenção à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, apresentou o seu projeto de trabalho para os médicos e enfermeiras da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no auditório da Unimed, no dia 28 de fevereiro.
A apresentação girou em torno dos serviços prestados pelo Programa e da importância da responsabilização judicial dos infratores.
Por essa ocasião, foi informado que a Santa Casa está implementando uma comissão interna para o acompanhamento de casos que envolvam maus tratos contra crianças e adolescentes.
O Programa Sentinela está localizado na rua Joaquim Trindade,
19 – Centro, e o telefone para denúncias é (088-613-2120).

ARACATIAÇU E
TAPERUABA
GANHA NÚCLEO
DE ARTE

A Prefeitura Municipal de Sobral inaugurou, dia 26 de fevereiro nos distritos de Aracatiaçu e Taperua-ba o Núcleo de Arte Educação e Cultura – NAEC, esta obra faz convênio com o PROARES, via Governo do Estado e BID.
O projeto objetiva estimular a cultura no interior, propiciando a descoberta de novas tendências artístico-cultural e a valorização de artistas, criando também novas alternativas de negócios para as artes produzidas na área do artesanato. Os moradores destas duas localidades, principalmente artistas, artesãos, estudantes, agora terão oportunidade de mos-trar talento e de seguir o caminho da arte cultural.
Este evento contou com a presen- ça do Prefeito Cid Gomes, da 1ª Dama do Estado, Renata Jereis-sati, Secretário do Estado de Trabalho e Ação Social, o Secre-tário de Cultura, Clodoveu Arruda e Secretários e Vereadores do Muni-cípio. Estas obras são de iniciativa do PROARES como já foi mencio-nado, ele é um programa de apoio ao Estado do Ceará com estraté- gia de desenvolvimento social, através do processo de descentra-lização das ações para os municí- pios e as comunidades. Com o fim de melhoras as condições de vida de crianças e adolescentes em situação de risco, pessoal de social de suas famílias.