SOS CRIANÇA

Resumo das estatísticas de alguns serviços executados pela equipe do SOS Criança de Sobral durante o mês de Fevereiro de 2002.

Abordagem nas ruas
83 abordagens

Visitas domiciliares
129 visitas

Informações/Orientações
96 atendimentos

Encaminhamentos ao Conselho Tutelar
19 encaminhamentos

Encaminhamentos ao Sentinela
02 encaminhamentos

TOTAL 329

FONTE: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SAÚDE.

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Fotos - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
Sobral, 14 de Março de 2002 - Ano II - Nº 049

EXPOSIÇÃO

O Prefeito de Sobral, Cid Gomes e o Secretário de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo, Clodoveu de Arruda, convidam toda a população sobralense , para a abertura da exposição “ Expressões Estilhaçadas” , do artista plástico ED Ferreira, que acontecerá no dia 1º de abril , às 20 h, na casa da Cultura de Sobral. Sua presença é muito importante.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

De acordo com a Agenda Cultural e Turística de Sobral, hoje acontece, a partir das 17:00hs, na praça São João a Feira do Artesão, que divulga a produção e criação dos artesãos do município.

ESGOTAMENTO PÚBLICO
I SEMINÁRIO DE COMBATE À VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS

O Projeto Amor à vida - Prevenir é Sempre Melhor, pactuando com a iniciativa do Ministério da Saúde que lançou recentemente a Política Nacional de Redução da Mortalidade por Acidentes e Violência realizou ontem dia 13, no Derby Club Sobralense o “I SEMINÁRIO DE COMBATE À VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS”.
Este evento pretende sensibilizar a sociedade sobralense para as questões relacionadas a violência e ao uso indevido de drogas, presentes no Município; Divulgar as ações de prevenção e combate à violência; Fomentar novas estratégias de combate a violência e ao uso indiscriminado de drogas; Buscar parcerias para as ações de combate a violência e uso indevido de drogas. Teve como público alvo os educadores, representantes de instituições locais que trabalham com adolescentes, conselheiros, líderes comunitários, ONG’S, autoridades locais e alguns políticos. Durante a programa- ção do seminário aconteceu várias exposições tais como o uso indevido de Drogas, Relações de Gênero e Violência Doméstica e outras para esclarecimentos dos participantes ministrados por especialistas no assunto.
O seminário contou com as seguintes parcerias: Secretária de Desenvolvimento da Educação, CREDE 06, Secretária de Desenvol-vimento Social e Saúde, Universidade Estadual Vale do Acaraú, DETRAN - CE, 11ª Microregional de Saúde e Diocesse de Sobral.


 

Xuxa e os Doendes
25/02 a 14/03/02

1º SESSÃO - 17:30hs
2ª SESSÃO - 20:10hs

Eu sou admirador da maneira como o prefeito Cid Gomes e seus secretários trabalham pelo povo sobralense. Hoje as dificuldades estão menores, pois em todos os lugares se vê as obras. O prefeito é muito zeloso com o povo pobre, pois todas as obras que ele fez é para o bem do povo e ver Sobral se desenvolver.
Damião Pontes Aguiar
Bairro Junco

O prefeito precisa melhorar as coisas para os pobres. Ele não pode ficar criando taxas e impostos para a gente, pois nós não podemos pagar nem mesmo a água e a luz todo mês.
O pobre precisa é de emprego, de ajuda e nisto a Prefeitura faz muito pouco.
Marcelo Alves da Silva
Bairro Coelce

PETI REALIZA JORNADA AMPLIADA

A Fundação de Ação Social do Município - FAM, com apoio da Prefeitura Municipal de Sobral implantou no mês de Fevereiro o programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, que objetiva retirar crianças e adolescentes de atividades laborais. Famílias com filhos na faixa etária de 07 a 14 anos, submetidos a trabalhos caracterizados como perigosos, insalubres, penosos e degradantes na zona urbana de Sobral são o público que o PETI deseja atingir, estas famílias estão recebem uma bolsa mensal no valor de
R$ 25,00 por cada filho retirado do trabalho.
Como exigência do programa as crianças e adolescentes devem estar freqüentando a escola formal, e no contra fluxo participam da jornada ampliada, que se constitui numa ação sócio-pedagógica que contém reforço escolar, artes, esportes, músicas, etc.
As famílias também serão trabalhadas no sentido de superação de sua condição de vida e inserção social através de cursos de alfabetização de adultos e profissionalização com vistas ao ingresso no mercado de trabalho.
O programa é coordenado por Jane Mesquita, assistente social.
Fazem parte da comissão a Secretarias setoriais de Desenvolvimen-to: Social e Saúde/ Educação/ Econômicos/ Esportes, Cultura e Turismo;
Fundação de Ação Social do Município - FAM
Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA Conselho Tutelar
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
· Escola de Formação em Saúde da Família
· Delegacia Regional do Trabalho - DRT.

CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCADORES
POSTURAIS


Turma do Curso de Formação em
Educadores Posturais

O Curso de Formação em Educadores Posturais está capacitando pessoas para uma orientação de postura corretas e correção de vícios posturais, realizando oficinas básicas de Prevenção de Alterações Posturais e também organizando sessões educativas. O curso está sendo ministrado por duas profissionais altamente capacitadas, Dra. Mirella Maria Soares Véras (Fisioterapeuta) e Dra. Andréa Torquato (Psicóloga), que através de aulas teóricas e práticas subdividiram o curso em dois módulos.
O curso vem acontecendo desde o dia 06 de março, das 19:00h até às 22:00 horas, na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, localizada na Av. John Sanford, n.º 1320 - Junco, e possui o seguinte conteúdo:
O que é um Educador Postural; Noções de Ergonomia; Orientações Posturais Básicas; Vícios Posturais; Sistema Locomotor (ósseo, muscular e ligamentar); Exercícios preventivos para Pescoço, Membro superior e inferior, Cintura pélvica e Músculos abdominais; Noções de Relaxamento; Auto-massagem; Como realizar uma oficina Básica de Prevenção de Alteração Postural. O 4º módulo acontecerá no mês de Abril.