Guarda Civil Municipal
de Sobral

Resumo Mensal de Ocorrências
01/11/02 A 21/11/02

Solicitação de Ambulância 68
Acidente de Trânsito 45
Diversos 31
Doação de Serviços Funerários ao Cidadão 10
Apoio a outras instituições 7
Apoio a outras Secretarias Municipais 6
Socorros de urgência 1
Total 168

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento da Cidadania e Segurança

Sobral, 22 de Novembro de 2002 - Ano II - Nº 0216

EXPOSIÇÃO HISTÓRICA

A Casa da Cultura de Sobral será palco, a partir do dia 3 de dezembro de 2002 até 3 de janeiro de 2003, da exposição “Triângulos Roxos – As Vítimas Esquecidas do Nazismo”.


COMITIVA VISITA SOBRAL

Hoje, a partir das 9h, chegará a Sobral uma comitiva da Prefeitura Municipal de Petrolina-PE. O prefeito Cid Gomes, juntamente com seu secretariado, estará reunido com a comitiva, a fim de apresentar todos os projetos pioneiros da Prefeitura de Sobral.

CAMPANHAS CONTRA
A DENGUE

PREFEITO REUNIU SECRETÁRIOS
CONTRA A DENGUE


Na última Quarta-feira, dia 20 de novembro, às 18:00h, o Prefeito Cid Gomes reuniu em seu gabinete todo o secretariado para mobilizar todas as secretarias no combate à dengue.
A integração dos secretários é importantíssima, pois cada secretaria pode formular maneiras de combate à dengue, contribuindo para a sociedade

Reunião no Gabinete do Prefeito
sobralense.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde ressalta que será necessário tomar medidas de punição para as pessoas
reincidentes, ou seja, para àquelas que já foram avisadas sobre o foco da dengue e não estão contribuindo com a eliminação do mosquito.
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Saúde, vem realizando sua parte com muito interesse e participação, mas algumas pessoas não estão tendo noção do que a doença é

Reunião no Gabinete do Prefeito
capaz de fazer com toda a cidade. É preciso envolvimento e empenho de cada dona ou dono de casa, cada estudante, trabalhador, engenheiro, médico , enfermeiro, etc. Com a participação de toda a comunidade, teremos o fim do foco do mosquito Aedes aegipty.
Não dê mole ao mosquito. Todos contra a dengue.

 

O Império do Besteirol
Contra Ataca
 

15/11 à 21/11/02

 Seg. a Sexta- 19:30h
 Sáb. e Dom- 16:00h e  19:30h


Realmente a Prefeitura de Sobral vem investindo no combate à dengue, pois em todos os cantos encontramos pessoas trabalhando intensivamente.
Maria de Jesus Alves
Dom Expedito

As pessoas que trabalham no combate à dengue disseram que isso também depende da gente, mas se a prefeitura não der uma boa infra-estrutura para a população, o que devemos fazer para resolver o problema?
Francisco Rodrigues de Sousa
Terrenos Novos

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

“DIA D” DE COMBATE À DENGUE
Para atingir as metas do Programa Nacional de Controle da Dengue - PNCD, o Ministério da Saúde incorporou ao programa inovações nas estratégias de combate à dengue com ênfase na promoção de ações de mobilização social para produzir mudanças no comportamento da população, buscando maior envolvimento das pessoas para eliminar focos do mosquito em suas residências.
Uma dessas inovações será a realização
de um “Dia D” nacional anual de combate à dengue, no penúltimo sábado de novembro. Neste ano, será amanhã, dia 23 de novembro.
Essa mobilização será nos mesmos moldes

daquela que foi promovida em março deste ano, no estado do Rio de Janeiro, quando a população fluminense participou da eliminação dos criadouros domésticos do Aedes aegypti.
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde, aderiu a idéias e vem trabalhando intensivamente no combate ao mosquito da dengue, realizando diversas campanhas, mutirões, palestras juntamente com a comunidade.

A POPULAÇÃO TEM QUE FAZER SUA PARTE

Neste ano, a Secretaria de De-senvolvimento Social e Saúde confirmou 1.167 casos de Den-gue, que correspondem à incidên-cia de 644 casos confirmados no município, 1.044(89,5%) foram procedentes da sede e 123 (10,5%) dos distritos.Estes dados deixam claro que há um decrésci-mo contínuo do número de casos em 2002. Este ano, em compara- ção ao ano passado, há um maior número de incidência de casos de dengue nos meses de maio, junho e julho. Este aumento é resultado da introdução do novo variante de sorotipo Den-3. Após a detecção do sorotipo Den–3, através do isolamento viral em Sobral, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Desen-volvimento Social e Saúde, inten-sificou ainda mais as ações de combate ao vetor, bem como redobrou as ações educativas e organizou a atenção médica na rede básica de saúde para pronto e adequado atendimento aos doentes com suspeita de dengue clássico e hemorrágico. Todas essas medi-das têm o objetivo de diminuir o número de casos e im-pedir que alguns casos evoluam de forma grave. A Prefeitura alerta que o bairro que apresentou um maior número de casos de Den-gue foi o Centro.Os bairros Junco, Expectativa e Sumaré também apresentaram um elevado índice de casos de Dengue.