GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SOBRAL

Resumo Mensal de Ocorrências Setembro de 2002

Solicitação de Ambulância 117

Acidente de Trânsito 67

Diversos 52

Apoio a outras instituições 34

Doação de Serviços Funerários ao Cidadão 21

Apoio a outras Secretarias Municipais 15

Prisão 4

Condução de Enfermos 2

Apoio / Informações ao Público 1

Total 313

Sobral, 02 de Outubro de 2002 - Ano II - Nº 0181

PROGRAMAÇÃO MUSEU DO ECLIPSE- 01 a 15/10

O Grou e o Peixe Austral - Duas constelações, uma moderna e outra antiga serão as atrações do início do mês de outubro.
Fomalhaut , a Boca do Peixe - Venha observar uma das estrelas mais brilhantes do céu, 17 vezes mais luminosa que o Sol.
ATENÇÃO: Por causa das eleições o Museu não funcionará domingo, dia 06/10.

SEGURANÇA PÚBLICA
CONGRESSO NACIONAL
DST/AIDS

Realizou-se em Manaus – AM, no mês de setembro, com a participação de profissionais de saúde do país e do exterior o “IV Congresso Nacional de DST e Aids”. No evento, foram apresentados as mais recentes inovações de diagnóstico e de tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis -DST.
Sobral foi representado por 05 membros da equipe do COAS e do Centro de Referência, os quais apresentaram os trabalhos realizados no município nas áreas de assistência e prevenção, sendo bastante apreciado pelos participantes.
A descentralização do atendimento de DST

para o Programa Saúde da Família e a coleta do exame anti- HIV em gestantes é carro chefe dos projetos da Secretaria de Saúde, além de atender os pacientes de toda região Norte em casos de Aids. No momento, a equipe, pretendendo abrir uma casa de apoio para esses pacientes, desenvolve um grupo de auto ajuda com os portadores do vírus HIV. O projeto mais recente a ser implantado em uma parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e maternidades, será a realização de testes rápidos anti-HIV na admissão das gestantes nas maternidades, que acontecerá até o final do mês de outubro de 2002. Sobral obteve êxito fazendo seu papel na assistência das pessoas que convivem com o vírus, que são mais de 100 portadores, sendo um compromisso dos gestores municipais, garantir melhor qualidade de vida a esses cidadãos.
 

 

Homens de Preto

27/09à 03/10/02

 Seg. a Sexta- 19:30h
 Sáb. e Dom- 16:00h e  19:30h


Agora sim, os sobralense podem dizer que a segurança pública está sendo satisfatória, pois existem guardas municipais em todas as partes, e ainda tem essas câmeras que dá bastante segurança à população.
Djalma Melo de Sousa
Pedrinhas

Pode até ser que a prefeitura esteja mesmo investindo na segurança pública, mas isso é no Centro. Nos bairros ainda está faltando segurança.
Cleide Alves
Dom Expedito
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

ESCOLA MUNICIPAL REALIZOU
VISITA DOMICILIAR


Escola Elpidio Ribeiro

“Se os pais não vão a escola,
a escola vai até os pais...”

Professores, auxiliares de secretaria e o núcleo gestor da


Grupo de Professores da
Escola Elpidio Ribeiro

Escola Elpidio Ribeiro estiveram visitando seus alunos e familiares. O grupo se dividiu em duplas, e percorreram todas as ruas, povoados, vilarejos, sítios e fazendas da região atingida pelo raio de atendimento da escola.
Esta mobilização objetivava levar aos pais ou responsáveis dos alunos da escola Elpidio Ribeiro, informações a respeito das atividades exercidas na escola, além de informações específicas sobre o comportamento de seus filhos dentro da escola.
Na ocasião, foram realizadas, entrevistas, estas que, foram registradas e assinadas pelo entrevistado ( pai ou responsável), e pelo entrevistador
( funcionário da escola).
O resultado obtido foi um sucesso, pois proporcionou um contato direto entre professores e responsáveis e uma troca de informações, dentro da própria realidade familiar e social de cada aluno.
Essas visitas desempenharam um papel importante para o desenvolvimento dos alunos no período letivo.
Mobilizações como esta foram realizadas no ano de 2001, incluídas também entrevistas que envolviam assuntos (Desempenho do trabalho dos funcionários, Bolsa Escola, Transporte Escolar, entre outros) bem diversificados.

 
 

MOVIMENTO ECOLÓGICO TENTA SALVAR RIO ACARAÚ

A Fundação de Ação Social - FAM, dando continuidade a política de capacitação continuada de seus colaboradores, realizou no último dia 30 de setembro de 2002, no Hotel Vila Real, uma oficina de planejamento pedagógico para os coordenadores, monitores e voluntários do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Essa capacitação objetiva prepará-los com instrumental pedagógico para o melhor desempenho na execução das jornadas ampliadas do programa, estas que constituem-se de atividades sócio - pedagógicas complementares em que a escola e o programa objetivam o crescimento pessoal, cultural , lúdico e esportivo das crianças e adolescentes do PETI.
Adriana Cheml Sampaio e a Coordenadora do PETI Jane Mesquita Rodrigues atuam como pedagogas facilitadoras desse planejamento.