SINE/IDT
Acompanhante (1 vaga)
Açougueiro (1 vaga)
Agente Funerário (1 vaga)
Ajudante de Carga e Descarga (6 vagas)
Almoxarife (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção ( 100 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (Deficientes -> 50 vagas)
Baba (1 vaga)
Carpinteiro (3 vagas)
Comprador de Materiais (1 vaga)
Costureira de Maquina Overloque (1 vaga)
Cozinheiro (3 vagas)
Designer para Gráfica (1 vaga)
Digitador (3 vagas)
Empacotador de Café, a máquina (Deficientes -> 5 vagas)
Empregada Doméstica (4 vagas)
Encarregado de Loja (1 vaga)
Impressor de Off-Set (1 vaga)
Impressor Serigráfico (1 vaga)
Instrutor de Informática (1 vaga)
Marceneiro (2 vagas)
Mecânico de Balanceamento e Alinhamento de Rodas (1 vaga)
Montador de Móveis (2 vagas)
Peliculador (1 vaga)
Supervisor de Vendas (4 vagas)
Técnico em Eletromecânica (1 vaga)
Vendedor Ambulante (4 vagas)
Vendedor de Loja (4 vagas)
Vendedor Pracista (6 vagas)
FONTE: O SINE/IDT SOBRAL

Sobral, 07 de Outubro de 2002 - Ano II - Nº 0184

GALPÃO DOS FEIRANTES

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, assinou na última Sexta-feira, dia 04 de setembro, uma Ordem de Serviço para construção do Galpão dos Feirantes, no Distrito Aprazível.


UNIDADE DE SEMI LIBERDADE

Configura-se como medido sócio-educativa destinada a adolescentes que praticam atos infracionais, caracterizando-se como regime intermediário entre privação de liberdade (internação) e regime aberto. Possibilita que o adolescente realize atividades externas durante o dia, e o seu recolhimento à instituição no turno noturno.

USO DO CAPACETE

A SAÚDE DO ROMEIRO

Construir uma identidade sobre a saúde do romeiro. Com essa intenção, a Faculdade de Medicina de Sobral, vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), levou um grupo de 33 alunos do 2o ano de medicina para Canindé/CE, nos festejos de São Francisco das Chagas, nos dias 2 e 3 de outubro.


Alunos da Faculdade de Medicina

Os estudantes, na busca de compreender o itinerário terapêutico do romeiro, entrevistaram uma média de 400 devotos que estão em Canindé para pagar promessas.
Os populares ex-votos, em sua maioria objetos de madeira ou cera, representando uma parte do corpo curado, para pagamento de uma graça alcançada, fala de um périplo de idas e vindas, sofrimentos na busca da cura de uma enfermidade.
O corpo, forte componente na romaria de Canindé, representado pelos ex-votos, lembra períodos de vida e morte, saúde e doença. “Na época da paralisia infantil, as principais peças trazidas à romaria eram as pernas. Mas hoje, com as estradas de rodagem e os acidentes de moto e o estresse do dia-a-dia, a cabeça é um membro do corpo muito representado nos ex-votos”, lembra o professor Odorico de Andrade.
Com a constatação do duplo trajeto do povo: hospitais e devoção, os alunos estão aprendendo sobre o imaginário do romeiro e, na volta, o assunto gerará temas para debates em sala de aula e dois seminários:um sobre saúde e cultura no nordeste e o outro sobre romaria e saúde.

 

MinorityReport - A Nova Lei

03/10 à 10/10/02

 Seg. a Sexta- 19:30h
 Sáb. e Dom- 16:00h e  19:30h


Ele serve de segurança para o condutor, pois em acidentes mais graves diminui o risco de ser fatal.
Cibele Vasconcelos
Junco

Eu sei que protege o condutor, mas atrapalha muito a minha audição e visão. Além do mais, Sobral é muito quente para o uso do capacete.
Suyane Almeida
Centro
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

CÁLICE DE DOM JOSÉ

O Museu Dom José resgatou, após 20 anos longe do público, o cálice que o bispo Dom José Tupinambá da Frota recebeu de presente do clero, por ocasião dos 50 anos de ordenamento de Dom José em 1955, durante o Congresso das Vocações Sacerdotais.
O cálice de Dom José, feito de prata dourada contém 50 rubis - um para cada ano de ordenação do sacerdote- foi usado em celebrações litúrgicas.
Recentemente, o Cálice está em exposição na Sala Padre Palhano, esta inaugurada no dia 25 de Setembro, no II Setembro Dom José.


Cálice

Dom José foi fundador, administrador e principal colaborador do Museu, hoje sendo este possuidor de um dos maiores acervos em arte sacra e decorativa do país.

A mais recente catalogação, concluída em julho deste ano, catalogou 6.480 peças.
Ficaram ainda de fora milhares de moedas e fotografias.
As peças foram reunidas pelo sacerdote ao longo de 50 anos, a maior parte constituída de arte sacra e objetos de decoração

Peça do Acervo do Museu
vinculadas aos usos e costumes do Século IX.
 

UNIDADE APROVA MAIS PROJETOS

Dois importantes projetos e um subprojeto de pesquisa, em rede, para execução a partir de 2003, pela Embrapa Caprinos, acabam de ser aprovados.
Juntos, os projetos de Aplicação de métodos de diagnóstico imunomoleculares para erradicação da artrite encefalite caprina; Formação de uma população delineada para estudos de QTLs (características quantitativas relacionadas à produção através de marcadores moleculares) em caprinos e Tecnologias de baixo custo para a recuperação ecológica e econômica de áreas degradas, terão R$ 611.901,30. As fontes de financiamento serão o PRODETAB – e o Tesouro Nacional.
O objetivo desse projeto é viabilizar grandes faixas de terras sustentáveis para a produção de caprinos e ovinos no nordeste.
No Nordeste, segundo João Ambrósio, o Ceará se destaca como o estado que concentra um dos maiores percentuais de áreas em estágios avançados de degradação, correspondendo a cerca de 25% de seu território. O problema mais acentuado, de acordo com o pesquisador, está nas regiões do sertão norte, polarizado pelo município de Irauçuba; nos sertões dos Inhanuns, com o destaque para o município de Tauá; e no sertão do Médio Jaguaribe.