MUSEU DO ECLIPSE

VISITANTES 1999 A 2002
1999 – 12.016
2000 - 2.595
2001 - 518
2002 - 5.101
TOTAL - 20.230

FONTE: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA CULTURA
– MUSEU DO ECLIPSE

Sobral, 05 de Setembro de 2002 - Ano II - Nº 0162

MUSEU DO ECLIPSE APRESENTA

A Lua, com seus vales, montanhas, crateras e o local onde o homem pisou pela primeira vez, em 1969.


INAUGURAÇÃO

Dia 15 de setembro, data da inauguração do Açude Gerardo Aguiar Ximenes, antigo Riacho do Gabriel. O açude possui uma parede de 20 metros de altura e tem capacidade para armazenar 22.000.000m³.

Urbanização da Margem Esquerda do Rio Acaraú
TREVO DE QUATRO FOLHAS COMBATE
A MORTALIDADE INFANTIL

Com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil, com ênfase na mortalidade perinatal, o projeto Trevo de Quatro Folhas vem apresentando resultados significativos.
A taxa de mortalidade infantil, que caiu 36% em relação ao ano passado, no mesmo período de janeiro a julho, sendo de 22/1000 nascidos vivos, é um exemplo


Mãe e Filha Assistidas
pelo Projeto

desta evolução. “O projeto funciona com apoio para as equipes do PSF. Temos 160 mães sociais, que recebem a diária do salário mínimo, de R$ 6,66, hora extra e adicional noturno. Elas assumem as tarefas da gestante ou mãe em situação de risco.
Contamos também com 64 madrinhas e padrinhos, pessoas que contribuem voluntariamente”, destaca a coordenadora enfermeira Júlia Santos.O projeto Trevo de Quatro Folhas, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Saúde, foi implementado depois de avaliação das condições que levam à morte materna e infantil, com a constatação de que um dos fatores que contribui para essas mortes é a dificuldade encontrada pelas gestantes em manter o repouso prescrito pelo médico, freqüentar as consultas de pré-natal e cuidar adequadamente da criança.
O papel da mãe social é atuar e executar as tarefas da gestante ou da mãe enquanto esta estiver impossibilitada de exercer suas atividades habituais.Já o papel da madrinha e do padrinho social, que se compromete com o projeto, é acolher uma criança como afilhada é contribuir financeiramente, através de carnê mensal; fazer doações diversas(fraldas, banheiras, roupas e alimentos). Eles recebem uma carta com informações e foto da criança.
A enfermeira Socorro Carneiro, coordenadora de Vigilância à Saúde, é uma das madrinhas sociais que, entusiasmada com este trabalho solidário, apóia os mais carentes, divulgando e incentivando estas ações. “Contribuindo, você incentiva a vida em Sobral”, finaliza a Coordenadora.

 

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

Maiores

Informações:613-1906


A cada dia podemos ver a diferença. Está ficando muito bonita.
Ali vai ser o novo point de Sobral, pois tudo para lazer terá lá.
Ana Maria Melo
Centro

Que vai ficar bonito vai, só não sei se vai ter segurança para a população, pois ali é uma área de risco.
Francisca Rodrigues
Cohab I
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

SOBRAL SEDIARÁ MAIS UM
GRANDE EVENTO
Faltam sete dias para que Sobral receba um dos maiores eventos do ano, o Sobral Fest. O evento será nos dias 13 e 14 de setembro, no Tivoli Parque das Águas. São 18 mil
metros quadrados de área e uma estrutura para receber até 20 mil pessoas por dia.Segundo Alex Coelho, da PTX Eventos e Promoções, empresa organizadora do evento, no espaço serão montados dois palcos - Tribal e Fest. Nesses espaços passarão grandes nomes da música, como Gilberto Gil. Além do bom baiano, fazem a festa as bandas Tocaia, Dona Zefa, Acaiaca, Kebrauê, Diamante Cor de Rosa, Prabalá e Uzuárius. As atrações musicais também incluem o som eletrizante dos DJs internacionais Greg Donini, Tony Mazzoti e JP Gonzalez, que vão comandar as tendas eletrônicas Baba e Batistaka. Quem preferir momentos mais “zen” tem a opção da tenda mística.
A Cidade Fest abriga ainda o Aquatic Center, com estandes para as empresas mostrarem seus produtos, além de camarotes, bares e duas praças de alimentação.
O ecletismo musical é uma das marcas do Sobral Fest.
Informações: (88) 613.3037.

PREFEITURA CAPACITA
PROFESSORES E SUPERVISORES

Cerca de 58 professores e 10 supervisores, que fazem parte do Programa Se Liga, estiveram participando no CENTEC da capacitação que teve carga horária de 32 horas, no período de 06 a 09 de agosto.
A capacitação foi ministrada pelas técnicas do Instintuto Ayrton Senna Valdete Pinheiro e Ângela Gonçalves. A alfabetização das crianças é a meta prioritária da Secretaria de Desenvolvimento da Educação. Nesta perspectiva, a Prefeitura de Sobral celebrou um convênio com o Instituto Ayrton Senna para a efetivação do Programa Se Liga.
Este é um Programa de alfabetização destinado à crianças que já tem alguma escolaridade, mas que ainda não aprenderam a ler.
O Programa é baseado no Método de Alfabetização denominado Dom Bosco. São 42 aulas distribuídas em 100 dias letivos. Irão participar do Programa em torno de 1.550 alunos, distribuídos em 59 turmas, nas 39 escolas do município.
 

PAPEL DA ESCOLA SAÚDE DA FAMÍLIA

Criada pela Prefeitura Municipal de Sobral em parceria com o Governo do Estado do Ceará, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia é a primeira do gênero no Brasil.
A idéia surgiu a partir da neces-sidade de formar profissionais para atuarem na construção de um novo modelo de atenção à Saúde, tendo como pilar a estratégia Saúde da Família e o conceito de saúde como qualidade de vida.
Para cumprir esse propósito, a Escola Saúde da Família Visconde de Saboia conta com um grupo de profissionais (dentista, médico, enfermeiro, um ou dois auxiliares, seis a dez agentes comunitários de saúde)que vem atuando nesta área desde o início da implantação do PSF e, em particular, é responsável pela organização dessa estratégia em Sobral, que foi premiada pelo Ministério da Saúde em 1999 com o Prêmio Saúde Brasil.
A Missão da Escola é “contribuir para efetivação do Sistema Único de Saúde através da formação e capacitação profissional sistemática e de qualidade”.Para realizar sua Missão a Escola apresenta uma concepção pedagógica baseada na participação do diálogo e na problematização da realidade vivenciada pelos profissionais de saúde, adotando um modelo de formação em serviço com supervisão local.