DISQUE – IDOSO
RELATÓRIO DAS DENÚNCIAS RECEBIDAS NO PERÍODO DE 03 DE JUNHO A 27 DE AGOSTO DE 2002.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
05 CASOS

NEGLIGÊNCIA DE CUIDADOS
06 CASOS

MAUS TRATOS
06 CASOS

CÁRCERES PRIVADO
05 CASOS

DESPEJO
02 CASOS

FONTE: DISQUE IDOSO

Sobral, 09 de Setembro de 2002 - Ano II - Nº 0164

CARTEIRA DE ESTUDANTE

Para os estudantes interessados em adquirir a Carteira de Estudante, a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) informa que estará visitando as Escolas das redes Pública e Privada.
Documentos necessários:
1 Xerox da Certidão de Nascimento ou Identidade
1 Foto 3x4
Valor: 2,00


SOBRAL FASHION

A terceira edição do Sobral Fashion será realizada no Centro de Convenções de Sobral, no dia 12 de setembro, no horário de 18 às 22h.

TRÂNSITO DE
SOBRAL
DST/AIDS
PREVENÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
O crescente aumento dos casos de infecção pelo HIV entre os adolescentes e a inexistência ou pouca eficiência dos registros de casos de doenças sexualmente transmissíveis ( DST), o pouco conhecimento dos jovens em assuntos relacionados com a sexualidade, a idéia de que a AIDS e as DST’s estão associadas apenas aos homossexuais masculinos, usuários de Drogas injetáveis e prostitutas tornam a prevenção às DST/AIDS entre os adolescentes uma das ações prioritárias.
O Projeto AIDS – Educação e Prevenção e a Escola de Formação em Saúde da

Conversando sobre a Prevenção das DST/AIDS nas
Escolas


Investir na Prevenção
é a Melhor Solução

Família Visconde de Sabóia estão implantando oficinas, com carga horária no total de 20 horas, de prevenção das DST/AIDS junto a adolescentes de escolas públicas do Município de Sobral.
O objetivo destas oficinas é reduzir os riscos de disseminação das DST/AIDS entre os adolescentes da Escolas Públicas de Sobral.
A metodologia utilizada com o desenvolvimento das atividades terá como suporte a técnica de oficina, essas que serão implementadas dinâmicas criativas com a utilização dos seguintes recursos: música, dramatização, colagem, jogos, rodas de conversa, entre outros.
Maiores informações: Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia,
Com Carlos Fontenelle de Oliveira, pelo Fone 614- 5570 ou na Coordenação projeto AIDS - Educação e Prevenção, com Profa. Eliany Nazaré Oliveira, pelo telefone (85) 9985 9023 ou e-mail elianyy@hotmail.com.

 

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

Maiores

Informações:613-1906


O trânsito de Sobral, após a municipalização feito pela Guarda Civil Municipal, melhorou muito. Agora o trânsito está organizado e bem sinalizado.
Patrícia Lopes
Centro

O que mudou no trânsito de Sobral foi apenas o aumento da quantidade de multas que os guardas estão aplicando.
Carlos Alberto
Coelce
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

LANÇAMENTO DO INFORMATIVO EJA
O lançamento do informativo EJA significa mais um passo na construção e fortalecimento das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos – EJA, no município de Sobral. Nesse informativo, há alguns registros das ações desenvolvidas, objetivando contribuir e despertar para a erradicação do analfabetismo no município de Sobral.

Kátia Simone
Coord. do EJA
A principal ação é a oferta de matrícula àqueles que não tiveram acesso e/ou não deram continuidade aos estudos.
É importante ressaltar que um dos princípios básicos é dar ao jovem maior sentido à vida e a cultura em geral, tendo como peça fundamental o educador.
O desejo da Secretaria de Desenvolvimento da Educação, através do EJA, é que esse espaço ( INFORMATIVO EJA ) seja mais um canal de comunicação aberto, onde as pessoas envolvidas e interessadas em contribuir, possam interagir.

PROJETO SAÚDE BUCAL EM SOBRAL
O objetivo do Projeto Saúde Bucal é realizar assessoria aos municípios para implantação e/ou inserção das ações de saúde bucal no PSF e organizar a atenção à saúde bucal nas microrregiões.
Em Sobral, o projeto ganha prioridade.
Nesse momento o avanço odontológico está na inclusão de equipes de saúde, intervindo com ações de promoções, proteção e recuperação da saúde.
Para que estas ações funcionem faz-se necessário a participação de todos, e esta é uma prática de sucesso que está comprovadamente funcionando em Sobral.
Estas práticas se dividem em três fases: a primeira fase consiste em diminuirmos os alimentos cariogênico; a segunda fase consiste na orientação de higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições e com palestra educativas; a terceira fase, fazer com que os dentes fiquem fortes e resistentes ao ataque dos ácidos e das bactérias.
 

PROJETO ESCOLA VIVA PARTICIPARÁ DO FESTAL

Nos dias 09, 10 e 11, no Centro de Convenções, algumas escolas do projeto Escola Viva irão participar do FESTAL(Festival de Talentos).
As crianças que fazem parte das aulas de arte apresentarão traba-lhos(telas artísticas, confecção de bonecas, garrafa decorativa, ces-tas com papel reciclado, embala-gens, etc) produzidos nas esco-las. Escola Viva, componente do PROARES(Programa de apoio as reformas sociais para o desenvol-vimento de crianças e adolescen-tes), é um projeto voltado para o desenvolvimento de atividades em arte e educação, que atende alu-nos da rede de ensino público com faixa etária de 07 a 17 anos.
Tem como objetivo: despertar as múltiplas inteligências do aluno; integrar, ao máximo, os alunos nas atividades escolares; comba-ter a ociosidade e os fatores de riscos, com a prática do exercício da cidadania; desenvolver a rique-za adormecida dos talentos natos.
Em Sobral, são 27 Escolas Vivas, sendo 21 municipais( 8 nos distri-tos e 13 na sede) e 6 estaduais, que beneficiam cerca de 1.940 crianças(1.100 alunos da rede municipal de ensino).
As atividades oferecidas são: artes plásticas, coral infantil, flauta doce, violão, teclado, artesanato, capoeira e recreação esportiva.