Guada Civi Municipal
Resumo Mensal de Ocorrências
Março de 2003

Solicitação de Ambulância
234 Ocorrências
Diversos - 93
Acidente de Trânsito
54 Ocorrências
Apoio a outras Secretarias Municipais
34 Ocorrências
Doação de Serviços Funerários ao Cidadão
22 Ocorrências
Apoio a outras instituições
14 Ocorrências
Prisão
9 Ocorrências
Eventos
7 Ocorrências
Apoio / Informações ao Público
5 Ocorrências
Calamidade Pública
1 Ocorrência

FONTE: Sec. de Desenvolvimento da Cidadania e Segurança

DISK – DENGUE 0800-2804646

Sobral, 03 de Abril de 2003 - Ano III - Nº 062

O QUE É PORTAL DO ALVORADA?

É um núcleo criado pelo Governo Federal, com o apoio das prefeituras, instalado nos municípios incluídos no Projeto Alvorada.

 

TRABALHO PLENO

O Trabalho Pleno, é uma política pública municipal, instituída com o intuito de gerar ocupação e renda no município. É o instrumento utilizado pelo poder público local para combater o desemprego, um dos maiores desafios da atualidade.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

CINEMA FALB RANGEL APRESENTA
O SENHOR DOS ANÉIS
AS DUAS TORRES

Está aberta a temporada de livros vertidos para o cinema na Sala de cinema Falb Rangel da Casa da Cultura de Sobral, que apresentará no período de 04 a 17 de abril de 2003, o filme “O SENHOR DOS ANEIS - AS DUAS TORRES “.
Harry Potter e a Câmara Secreta estreou em novembro trazendo o segundo livro do bruxinho e, agora, o bem e o mal voltam às telas em O Senhor dos Anéis 2 - As Duas Torres.
O primeiro filme da série baseada na obra de J.R.R. Tolkien não agradou a quem não leu o romance. Sem ter um verdadeiro final, ou pelo menos, uma conclusão dos fatos narrados nele. É que no primeiro filme Peter Jackson conseguiu mostrar de maneira clara perto de 500 páginas do metódico estilo descritivo e narrativo de Tolkien e no filme “O Senhor dos Anéis 2”, ele usou um recurso simples para começar. A Sociedade do Anel, em seu esforço para resumir de maneira compreensível uma história repleta de personagens de nomes estranhos e genealogias complexas, acabou por ter um roteiro linear, em que um perigo sucedia ao outro, como se fosse um videogame. O filme As Duas Torres os personagens principais se separaram, o roteiro conta três seqüências de fatos paralelos que contribuem para a compreensão de toda a história. Assim, a narrativa passa de um grupo de personagens ao outro, tornando bem mais agradável a tarefa de enfrentar as quase três horas de projeção.
Você não pode deixar de conferir esse filme. Horários : Segunda a Sexta-feira às 19:30 h e aos sábados e domingos às 16:00 e 19:30 h. Maiores informações pelo telefone (88) 613 1906.


 

MADAME SATÃ

28/03 à 10/04/03

Segunda a sexta: 19h30min
Sábado e Domingo: 16h e 19h30min
Censura - 16 anos


A iluminação pública da cidade de Sobral está ótima. As ruas estão iluminadas, os monumentos , igrejas etc. Com esta iluminação a cidade está ficou muito mais bonita.
Aparecida Bezerra
Centro

A prefeitura de Sobral deveria tomar mais cuidado com este serviço, pois existe diversas falhas. A cidade está cheia de ruas escuras, o caminho da universidade é um perigo e quem vai para o Bairro Sinhá – Sabóia. É preciso uma fiscalização freqüente.
José Maria
Cohab I

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

ALUNOS FRANCESES VISITAM SOBRAL

Dezessete estudantes e três professores franceses, da Universidade de Sorbone (Paris IV), visitaram Sobral no dia 1º de abril. Acompanhados dos professores Eustógio Dantas, Vanda Claudino Sales e José Bozacchiello da Silva (UFC), bem como do coordenador de Turismo do Município, José Osmar Fonteles, estiveram no sítio histórico tombado patrimônio nacional pelo Iphan, Museu Dom José, Museu do Eclipse e no Centro de Treinamento Agropecuário, onde conheceram o projeto de produção de vinhos finos. Procediam de visitas a Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Jericoacoara. Depois de Sobral, o roteiro a ser cumprido inclui Ubajara, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato e Quixadá. No dia próximo dia 7, o grupo participa, em Fortaleza, de um seminário internacional com o tema “Tropicalidade: Turismo, Cultura e Geografia em questão”.
A visita dos professores Amat, Carré e Peulvast e dos estudantes franceses é resultado de um convênio de pesquisa entre a UFC e a Universidade de Sorbone. Os alunos irão desenvolver uma monografia no final do curso de Geografia. O professor Eustógio Dantas, do Departamento de Geografia da UFC, destaca que o projeto viabilizará também o envio de estudantes cearenses para trabalhos científicos na Sorbone; e a troca de intercâmbio entre docentes. Sobre os locais escolhidos no Ceará, ele explica que “são cidades representativas do quadro geográfico do Estado, abordando litoral, serra e sertão”. No caso de Sobral, o critério de seleção foi a sua importância na organização do espaço do território cearense. Também houve uma preocupação com a abordagem cultural, com a visita à Unidade de produção de vinho, para a comitiva entender as novas formas de produção que são implantadas na região semi-árida.
Alunos e professores foram recebidos no Centro de Treinamento Agropecuário, no distrito de Bonfim, por uma equipe de técnicos - Ozéias Macedo, engenheiro agrônomo; Auricélio Machado, técnico agrícola; e Joyce Timbó, tecnológa em alimentos. As exposições trataram sobre o funcionamento da adega e o trabalho de produção de vinho tinto e branco. Mesmo chovendo, o grupo fez questão de conhecer a área de plantios. O professor Jean-Pierre Peulvast, coordenador da atividade de pesquisa, recebeu uma garrafa do vinho Sobral. No mais, todos tiveram a oportunidade de provar o vinho que foi servido na adega.

DEFESA CIVIL INTENSIFICA AÇÕES NO INTERIOR

Oito municípios afetados pelas chuvas já foram visitados por técnicos da Defesa Civil do Estado, que está intensificando suas ações para o auxílio às populações prejudicadas e o levantamento dos danos causados. Os técnicos já estiveram em Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante e Irauçuba. Também há uma equipe em Itapajé trabalhando para evitar o arrombamento do Açude São Miguel.
Em diversas localidades, cestas de alimentos, redes e lençóis estão sendo distribuídos. Até agora, apenas Sobral e Amontada enviaram decretos de situação de emergência à Defesa Civil do Estado.
O órgão estadual está auxiliando os municípios no relatório de avaliação dos danos.