AÇÚDES DE SOBRAL
Última posição em: Abril de 2003

Ayres de Sousa (Jaibaras) 104.430.000m³(sangrando)

Sobral (Cachoeiro) 4.675.000m³ (sangrando)

Patos 7.550.000m³(sangrando)

Santa Maria 5.084.000m³ (não está sangrando)

Santo Antônio de Aracatiaçu 24.340.000m³ (sangrando)

Mucambinho 4.840.000m³ (sangrando)

Toyota Barroso 5.000.000m³ (sangrando)

Riacho Gabriel (Aracatiaçu) 21.862.000m³ (sangrando)

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Rural.

DISK – DENGUE 0800-2804646

Sobral, 22 de Abril de 2003 - Ano III - Nº 072

CURSO DE
DINÂMICA DE GRUPO

O SESC promove a partir de hoje, dia 22,o Curso de Dinâmica de Grupo, que será ministrado por Rita Lopes(formada em administração de empresas, Pedagogia e está atualmente cursando especialização da MBA em Gestão de Negócios), o curso acontecerá no período de 22 a 25 de abril, no horário de 18h às 20h.
A inscrição é R$10,00(valor único).
Garanta sua vaga! Maiores informações pelo telefone: (088)611-0954.


VACINAÇÃO DOS IDOSOS

Pessoas com mais de 60 anos de idade deverão comparecer aos postos deste município até o dia 30 de abril para se vacinarem contra gripe.
A Campanha Nacional de Vacinação do Idosos é também uma boa oportunidade para os idosos atualizarem o cartão de vacinação. Os que não se vacinaram contra tétano, difteria e febre amarela nos últimos dez anos, por exemplo, deverão fazê-lo desta vez.
Compareça ao posto de saúde mais próximo de sua casa. Com saúde não se brinca!

SECRETARIA ESPECIAL
DE ESPORTES

SEMANA SANTA EM SOBRAL

Este ano, os atos litúrgicos celebrados nas quatro paróquias de Sobral(Catedral, Patrocínio, Ressurreição, Fátima, Santuário São Francisco) contou com centenas de fiéis, que também aproveitaram a oportunidade do período da Semana Santa para purificar-se pela
Paixão de Cristo
Confissão Sacramental.
A Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo organizou, para este ano, uma programação da Semana Santa com vários atos litúrgicos. A paixão de Cristo contou com espetáculos teatrais nos bairros e distritos deste município. Já a Catedral da Sé realizou uma programação com vários atos litúrgicos para este período que foram: o Centenário das Dores da Virgem Maria(04/04), a Procissão de Transladação (10/04), a tradicional Procissão dos Passos(11/04), que este ano teve o tema “Carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário”, a Procissão de Ramos(13/04), Via Sacra na Praça da Catedral da Sé, Praça da Várzea e Largo das Dores(15/04), Ofício das Trevas(16/04), que representa, de maneira simbólica e sintética, antecipadamente, todo o mistério pascal de Cristo: paixão, morte e ressurreição, a Celebração da Ceia do Senhor com o Rito do Lava-Pés(17/04), Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor(18/04), Procissão do Senhor Morto(18/04), Solene Vigília Pascal (19/04), e finalmente a Procissão da Aurora de Jesus Ressuscitado (20/04), coroando o solene Tríduo Pascal como manifestação da piedade popular. Realiza-se a Procissão do Ressuscitado, levando a imagem de Jesus vitorioso sobre a morte, sinal de esperança e superação de todos os males que afetam a nossa sociedade, após a procissão foi celebrado a Eucaristia à todos que participavam deste evento.

 

SENHOR DOS ANÉIS
AS DUAS TORRES

04/04à 24/04/03

Segunda a sexta: 19h30min
Sábado e Domingo: 16h e 19h30min
Censura livre


A Secretaria de Esportes vem realmente realizando eventos direcionados para o bem-estar da população. Participei do Pedalando Sem Dengue, do Agita Sobral foi educativo e divertido.
Carlos Medeiros
Centro

Até que gosto das atividades realizadas pela Secretaria de Esportes. Só acho que deveriam divulgar mais.
Socorro Gomes Sousa
Campo dos Velhos

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

PESQUISADORES DISCUTEM O
PROGRAMA FOME ZERO

 
Encontro em Teresina-PI

A
s ações da Embrapa Caprinos e da Embrapa Meio-Norte, em segurança alimentar, estão sendo discutidas na Oficina de Articulação dos Parceiros para a Construção dos Planos de Desenvolvimento de Guaribas e Acauã, municípios do Piauí pioneiros no Programa Fome Zero.
O encontro aconteceu no dia 15/04, na sede da Embrapa Meio-Norte, em Terezina. Este evento é coordenado pela Secretaria de Planejamento do Piauí e reúne pesquisadores, técnicos da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Cáritas, Cohab-PI, Agespisa, Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria Estadual de Educação.
Ao apresentar as ações da Embrapa Meio-Norte, a Chefe Geral da Unidade, Maria Pinheiro, mostrou os trabalhos voltados à agricultura familiar, destacando a criação de uma assessoria exclusiva para assuntos de segurança alimentar.
Maria Pinheiro apresentou um portifólio de ações emergenciais para os municípios incluídos no Fome Zero, como a elaboração de um diagnóstico para identificar as potencialidades naturais, habilidades e o nível de organização das populações.
Ela destacou também a necessidade do fortalecimento das ações para transferência de tecnologias, através da qualificação de multiplicadores; e a elaboração de um programa de apoio à agricultura familiar focado nos princípios da agroecologia e do desenvolvimento sustentável.

PROJETO ESCUTA SOBRAL É APRESENTADO NA III JORNADA INTERNACIONAL DE FONAUDIOLOGIA

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Saúde, através do Centro de Especialidades Médicas(CEM) apresentou o Projeto Escuta Sobral na III Jornada Internacional de Fonoaudiologia, que aconteceu no Hotel Luzeiros, em Fortaleza, nos dias 03 a 05 de abril de 2003.
Dentro da programação da III Jornada Internacional de Fonoaudiologia aconteceu o “Fórum de Atuação da Fonoaudiologia nos Municípios”, que teve a participação dos municípios de Sobral, Baturité e Crato. A coordenadora do Projeto Escuta Sobral, a fonoaudióloga Patrícia Tavares participou como palestrante da mesa redonda deste Fórum, na qual apresentou o Projeto Escuta Sobral. Este Projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Sobral, através de uma proposta de cooperação entre a Secretaria do Desenvolvimento Social e Saúde, da Secretaria de Desenvolvimento da Educação, da Fundação da Ação Social e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e tem como objetivo proporcionar a saúde, educação, profissionalização e a integração do deficiente auditivo à sociedade.
A mesa redonda levou a uma discussão sobre a importância de se definir a atuação e a participação do fonoaudiólogo como um membro efetivo dentro do Programa Saúde da Família. Com a finalidade de enfocar a necessidade de definir a Fonoaudiologia dentro desta nova realidade de saúde, dentro do Programa Saúde da Família esse assunto foi também discutido no Encontro das Entidades sindicais de Saúde, que abordou o tema “Caminhos da Saúde Integrada” e culminou com uma reunião com a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia e representações de alguns estados: Recife(Olinda), Piauí(Teresina) e Ceará(Sobral).