TAXA DA MORTALIDADE INFANTIL

A taxa de mortalidade infantil é um indicador usado para medir o risco de morte em crianças menores de 1 ano. É calculado a partir do número de crianças que nasceram vivas no ano e o número de óbitos de crianças menores de 1 ano ocorrido no mesmo ano multiplicando-se por mil(1.000). A TMI de 2002, foi a mais baixa registrada nos últimos anos: 18,7/1000 nascidos vivos, ou seja, de 1000 crianças que nasceram vivas, 18,7 morreram antes de completar o primeiro ano de vida.

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde

SOS CRIANÇA
O serviço de atendimento
do SOS Criança pode ser acionado pelos telefones: 613.2869/ 1407

Sobral, 01 de Dezembro de 2003 - Ano III - Nº 228

DENGUE

Sábado passado foi comemorado o dia "D" de combate à Dengue.
Segundo o último boletim epidemiológico, da Secretaria da Saúde do Estado, foram notificados 23.231 casos de dengue no Ceará, dos quais 8.802, em Fortaleza. Desse total, 279 casos são do tipo hemorrágico e ocorreram em 35 municípios, sendo 174 na capital, 19 em Juazeiro do Norte, 12 em Caucaia, 10 em Crateús , 9 em Maracanaú , 7 casos em Icó e no Crato.

DENGUE II

Sábado, 29, a Prefeitura de Sobral também em comemoração ao Dia Nacional de Alerta Contra a Dengue, organizou uma carreata pelas ruas da cidade alertando a população sobre os cuidados que se deve ter para evitar criadouros do mosquito. Durante as próximas semanas, a prefeitura estará realizando limpeza em todos os terrenos baldios da cidade a fim de eliminar meios de coleta de água de chuva que venham a se transformar em excelentes criadouros para o mosquito.

MARGEM ESQUERDA
DO RIO ACARAÚ
AMANHÃ TERMINA A CAMPANHA TROQUE
SUA ARMA DE BRINQUEDO POR UM LIVRO
Segundo a coordenadora da campanha "Troque sua arma de brinquedo por um livro" Kátia Ribeiro, da Secretaria de Desenvolvimento da Educação de Sobral, acontecerá amanhã, 02, na Praça São João, a partir das 17h30min, o encerramento desta campanha que vem mobilizando a cidade desde o dia 12 de novembro. "Era
Participantes da Campanha
previsto que ela terminasse no dia 28/11, mas devido à atuação e disponibilidade dos postos de troca, e de todos nós que acreditamos que o fim da violência inicia com uma boa educação, foi adiada para que pudesse atingir crianças de todos os bairros", disse Kátia.
A Editora Paulus, a Prefeitura Municipal (Secretaria de Desenvolvimento da Eduação) e a Polícia Militar do Ceará vêm mobilizando a população por meio de atividades realizadas em vários pontos da cidade. Entre estas atividades, destacam-se duas Blitz realizadas nas avenidas Dr. Guarany e Jonh Sanford, e outra que aconteceu no dia 25, no estacionamento do Pinheiro Supermercado, onde foi montado um posto de troca com distribuição de refrigerantes e apre-sentação do grupo de teatro Circo da Alegria para as crianças.
As escolas foram as que mais contribuíram nesta campanha, pois nelas estavam montados a maior parte dos postos de troca, sem contar que também realizavam palestras, concurso de redação, desenhos, etc., a fim de incentivar ainda mais a população na busca da Paz Mundial. Até quarta-feira passada, 4.884 crianças adquiriram livros educativos na troca de suas armas de brinquedo. Venha participe também desta campanha. Vamos transformar este mundo para melhor!

 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação de Filmes:
28/11 A 05/12
SALA 01 - FICÇÃO
MATRIX REVOLUTION

SESSÕES: 16h; 18h15 e 20h40
CENSURA: 12 anos

SALA 02 - COMÉDIA
OS NORMAIS

SESSÕES: 16h; 17h30; 18h45 e 20h30
CENSURA: 14 anos


"É um lugar maravilhoso para levar a família. Foi uma excelente obra que a Prefeitura de Sobral já realizou na cidade. O prefeito está de parabéns, por este feito".
Lindalva
Centro

"No local não há segurança suficiente depois das dez horas da noite. E a pergunta que não cala. A Prefeitura já tem algum projeto para a outra margem do Rio Acaraú?"
Carlos Araújo
Campos Velhos
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

INTERVENÇÃO DO
PROJETO OFICINA ESCOLA

Restauração do Antigo Casarão na Avenida Dom José
“Em verdade, só há um meio eficaz de assegurar a defesa do Patrimônio de Arte e da História do País: a educação popular.”
Rodrigo Melo F. de Andrade

Um grupo composto por dez jovens, integrantes do Projeto Oficina Escola, da Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo concluíram, no dia 05 de novembro, o trabalho de manutenção realizado no Casarão que fica localizado à avenida Dom José, n.º 856/1180, na Praça São João.
A responsável por este grupo é a gerente do Patrimônio, arquiteta Andreia Nóbrega da Cruz. "O casarão estava pintado com látex e poluído de placas de propaganda. A nossa meta é reconstruir os vãos descaracterizados, como originalmente eram, mas com o novo inquilino só foi possível fazermos uma pintura de cal, tecnicamente adequada para o tipo de construção. Também retiramos as placas afixadas no prédio, dando assim, um novo destaque ao antigo casarão, disse a arquiteta Andréia.
O objetivo do Projeto Oficina Escola é resgatar jovens que se encontram em fase de risco psicossocial, por meio de oficina de artes e ofícios. O Projeto possui atualmente cerca de 102 jovens e vem realizando, no Sítio Histórico, além deste trabalho, a pintura da fachada do SESC e do prédio onde funciona o Ministério do Trabalho.
Neste mês de dezembro, o projeto entrará em recesso.

SALTO PARA
O FUTURO

Série Salto para o Futuro
O SESC - Serviço Social do Comércio oferecerá, no período de 01 a 05 de dezembro, a série Debate: Espaços de Proteção à Criança e ao Adolescente, no qual se pretende colocar em foco a violência sexual contra crianças e adolescentes, enfatizando o novo paradigma de uma sociedade de direito que busca a construção de uma cultura de proteção e respeito aos direitos humanos de crianças e adolescentes. Esta postura implica tecer relações de trocas afetivas e de aprendizagens, construindo uma rede de proteção, da qual a escola é um dos elos.
Professores e demais profissionais da área, que trabalham com crianças ou adolescentes, estão convidados a participar do referido curso que acontecerá no SESC-Sede, praça do São Francisco.
Maiores informações falar com Doralice Mendes ou pelo telefone 611 0954.
Este é um curso para você , Professor! Informe-se sobre o horário de funcionamento do Teleposto.