EVOLUÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 4 MESES COM ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO PERÍODO DE 1997 A 2002

1997.................. 47
1998.................. 65
1999.................. 68
2000.................. 67
2001.................. 67
2002.................. 70

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde

 

SOS CRIANÇA
O serviço de atendimento do SOS Criança pode ser acionado pelos telefones: 613.2869/ 1407

Sobral, 16 de Dezembro de 2003 - Ano III - Nº 238

OLHOS D’ÁGUA DO PAJÉ RUMO AO DESENVOLVIMENTO

Aconteceu nos dias 13 e 14/12 um Curso de Iniciação Empreendedora para os piscicultores, micros e pequenos empresários das comunidades de Estivas, Fazenda Iracema e Olhos D’Água do Pajé. Na ocasião, os participantes puderam aperfeiçoar seus conhecimentos acerca de cálculo de custos, qualidade no atendimento ao público e dos produtos oferecidos, marketing, como também, o despertar para as oportunidades de negócios na região.
Esta é mais uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do Projeto Negócios Itinerantes em parceria com o SEBRAE.

ESCOLA DO
SUMARÉ
PROJETO APIS BUSCA
FORTALECER CADEIA PRODUTIVA
Sec. de Desenvolvimento Rural - Pedro Josino Pontes
Na última quinta-feira, dia 11 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou no auditório central da Universidade Vale do Acaraú (UVA), o seminário

de lançamento do Projeto Apis no município de Sobral.
O Projeto Apis Ceará está funcionando em 18 municípios, envolvendo as regiões Centro-Sul, Norte, Sertão Central, Região Metropolitana de Fortaleza e Jaguaribe. A meta é atingir 36 municípios, totalizando 1.630 produtores, através de 80 associações. O projeto é resultado de uma parceria do Sebrae, Fecap, prefeituras e produtores. Todas as atividades estão voltadas para o trabalho de organização, desenvol-vimento e fortalecimento do setor.
Na região Norte estão integrados no projeto, nesta fase inicial, os municípios de Sobral, Mucambo e Santana do Acaraú. O projeto vai financiar um técnico de campo em cada município, bem como um coordenador por região, investindo alto na capacitação, como forma de melhorar a cadeia produtiva do mel, envolvendo os vários produtos da colméia - cera, pólen, própolis, polinização, geléia real e rainha. Os recursos serão viabilizados através do Banco do Nordeste.


 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação de Filmes:
12 A 18/12
SALA 1
CASSETA E PLANETA

Sessões: 16, 17h45, 19h30 e 21h15
Censura: 12 anos

SALA 2
PEQUENOS ESPIÕES 3D

Sessões: 15h, 16h30 e 18h
Censura: Livre

OS NORMAIS
Sessões: 19h45 e 21h15
Censura: 14 anos


“A escola é linda e enorme, o bairro já merecia ter uma escola de boa qualidade e entretenimento para a população local.”
Joyce Marcela
Cidao

“Acho que para a visão de muitas pessoas, o bairro é um pouco perigoso, deveriam ter escolhido um local mais adequado, para
uma escola como aquela.
Aucelir Freitas
Centro
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

SOBRAL TERÁ NOVAS INDÚSTRIAS

Sec. de Desenvolvimento Econômico -
Carlos Cruz
Sobral será beneficiada com novas indústrias, que possibilitarão 800 empregos diretos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Cruz, destaca que três indústrias de reciclagem ficarão localizadas ao lado do aterro sanitário, com uma área de 60 mil m², na rodovia de acesso ao distrito de Jordão.

Também será construída uma escola - creche para atender os empregados e seus filhos. Na cidade, na Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, ficará a fábrica de plásticos em geral, com 10 mil m². O empreendimento, que tem à frente empresários de Pernambuco, terá início em janeiro de 2004 com a construção das instalações. Os terrenos foram doados pela Prefeitura.
"O projeto de instalação destas indústrias tem o incentivo do Programa de Desenvolvimento Econômico de Sobral, o Prodecon, que tem como objetivo principal atrair empresas de mão-de-obra intensiva, com elevado grau tecnológico, que se integrem na cadeia produtiva local". É o que destaca o secretário Carlos Cruz, enfatizando que serão indústrias de reciclagem de tinta, de plásticos (pp e pet), materiais ferrosos e não ferrosos. A fábrica de plásticos atuará na produção de baldes. O investimento será da ordem de R$ 30 milhões. Deste total, R$ 8 milhões serão aplicados no arrendamento do Porto de Camocim junto à empresa Docas, por um período de 25 anos.
O Porto de Camocim será utilizado para receber matéria-prima da

fábrica Ronda, de Manaus, e sucatas de navios que virão dos Estados Unidos para processamento em Sobral. O Porto também facilitará a exportação dos produtos.

GUARDAS
MUNICIPAIS
CONTINUAM SUAS ENTREVISTAS

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento da Cidadania e Segurança, está realizando, desde o dia 01 de dezembro a avaliação oral dos 533 candidatos ao cargo de guarda municipal (2ª classe), que foram aprovados na primeira etapa.
A Guarda Civil Municipal de Sobral, órgão da Administração Direta do Município, tem como finalidades precípuas a defesa e a preservação do bem público municipal, além de zelar pelo cumprimento de todas as regras e regulamentos que viabilizem as condições de circulação de veículos auto-motores no solo desta municipalidade, no que diz respeito ao trânsito, tráfego e sinalização em vigor.
Hoje, serão entrevistados os candidatos com a inicial da letra "F", no dia 19 de dezembro serão os candidatos das letras "D" e "E" e no dia 22 serão os candidatos com a letra "M".
É a Prefeitura Municipal de Sobral investindo na segurança do povo sobralense.