SINE/IDT
Arrumadeira de Hotel (2 vagas)
Auxiliar de Cabeleireira (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (Deficiente Físico -> 5 vagas)
Auxiliar de Telefonia (1 vaga)
Auxiliar Técnico de Mecânica (2 vagas)
Baba (4 vagas)
Bombeiro Hidráulico (1 vaga)
Cabeleireira (1 vaga)
Caixa de Supermercado (1 vaga)
Chefe Técnico de Manutenção de Máquinas (1 vaga)
Consultor (1 vaga)
Costureira Cortadeira (1 vaga)
Cozinheiro de Refeições (1 vaga)
Cozinheiro (1 vaga)
Eletricista de Manutenção (1 vaga)
Empacotador de Café (Deficiente Físico -> 4 vagas)
Empregada Doméstica (6 vagas)
Entregador (1 vaga)
Gerente de Administração (1 vaga)
Laboratorista (4 vagas)
Manicure (3 vagas)
Médico de Clínica Geral (1 vaga)
Nutricionista (1 vaga)
Operador de Empilhadeira (1 vaga)
Professor de Ensino Fundamental (1 vaga)
Promotor de Vendas (1 vaga)
Psicólogo (1 vaga)
Recepcionista (1 vaga)
Representante Comercial Autônomo (5 vagas)
Soldador Maçariqueiro (1 vaga)
Vendedor Pracista (7 vagas)
Vigilante (3 vagas)
FONTE: SINE / IDT

Sobral, 23 de Janeiro de 2003 - Ano III - Nº 016

A PRAÇA É DA CRIANÇA

Acontece neste Sábado, dia 25 de janeiro, a partir das 17h, na Praça do Bosque, mais uma “Praça”, com atividades lúdicas - pinturas, contação de histórias, teatro, leituras, perna de pau, origami etc. - para crianças.


DOMINGO SESC DIVERSÃO E ARTE

Neste próximo Domingo, dia 26 de janeiro, das 12h às 16h, acontecerá no SESC Junco um Show com Artistas da Terra.

SEGURANÇA PÚBLICA

CRIANÇAS APRENDEM LER E
ESCREVER NO TEMPO CERTO

As muitas dificuldades enfrentadas na área de educação no município de Sobral já se tornaram motivos de grandes mudanças. Na segunda gestão do prefeito Cid Gomes, momento em que Ivo Gomes assume a Secretaria de Educação, a

Alunos na Biblioteca
preocupação maior era a redefinição da alfabetização, centrada no aprendizado da leitura e da escrita das crianças. Essa preocupação teve origem numa pesquisa realizada para medir a capacidade de leitura e escrita dos alunos que estavam terminando a 2ª série do ensino fundamental I em 2002. O resultado não foi muito satisfatório: 50% das crianças não sabiam ler e nem escrever. Por isso, a partir de 2001, foi estabelecida como Meta 1: as crianças tinham que aprender a ler e escrever na 1ª série do ensino fundamental I; e como Meta 2: as crianças que não aprenderam a ler e escrever, mas que já estavam na 2ª, 3ª, e 4ª série, tinham que recuperar o tempo perdido. Para isso, foram feitas muitas mobilizações, entre as quais resultou a Avaliação Externa. Uma equipe externa vai às escolas, com procedimentos teóricos embasados, com uma metodologia adotada para aplicação de provas, para saber se os meninos aprenderam a ler e escrever.
Os resultados dessa Avaliação já estão se aproximando das expectativas. Antes, nem todos os alunos aprendiam a ler e escrever na 2ª série do ensino fundamental I. Agora, os alunos estão podendo aprender a ler e escrever logo na 1ª série do ensino fundamental I. Os motivos dessa mudança devem-se, principalmente, à aplicação de uma proposta de alfabetização e ao incentivo que essa Avaliação está dando às escolas.
Os diretores, coordenadores e professores, agora, podem reorganizar e criar estratégias para as deficiências dos alunos.
No ano de 2003, espera-se que os alunos matriculados nas escolas municipais possam aprender ler e escrever no tempo certo.

 

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO
 

Maiores Informações:
(88) 613-1906


A gente vê que há uma boa vontade da prefeitura em dar segurança a população, pois colocou a disposição de Sobral a Guarda Municipal. Quanto a marginalidade, é difícil acabar por completo. É um problema que o país enfrenta há anos.
Paulo Mendes
Sinhá Sabóia

Eu não vejo por aqui ninguém preocupado com segurança, nem prefeito, nem governo, nem polícia. Quem manda na cidade são os marginais e junto deles uns filhinhos de papai que se enchem de bolas de hormônios e saem por aí batendo nos outros. Ou se toma uma providência séria contra essa gente perversa, ou a vida do cidadão vai por água abaixo.
Flávia da Silva Moureira
Sumaré

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem - Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

SOBRAL TERÁ CASA DE APOIO AOS
PORTADORES DE HIV/AIDS
Acontecerá, dia 27 de janeiro, às 16h, no auditório da Santa Casa, uma reunião de fortalecimento em prol da Casa de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS de Sobral.
Os principais responsáveis são a equipe de DST de Sobral, D. Aldo Pagotto e a RSP+ de

Grupo Soropositivo
Sobral(Rede de Solidariedade Positiva).
Com esta equipe, o sonho da Casa de Apoio já está se tornando realidade.
Montar a Casa de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS em Sobral é referência para toda região norte. Um dos principais benefícios é acolher os portadores quando necessitarem de alojamento, além de grupos de adesão, oficinas e interação com outros grupos.
Esse serviço será gratuito a toda população.
Todos os profissionais de saúde do município estão sendo convocados para participarem dessa reunião, com o objetivo de dar um fortalecimento e prestígio ao ato.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realiza hoje, dia 23 de janeiro, a partir das 16h30min, a assinatura da Ordem de Serviço do Sistema de Abastecimento d’água da Localidade de Água Doce, no Distrito Aracatiaçu.
Esse sistema de abastecimento d’água ajudará muito no desenvolvimento e na qualidade de vida dessa comunidade, pois acabará com o problema de falta d’água.
Estarão presentes na solenidade de assinatura o Prefeito de Sobral Cid Gomes, o Secretário de Desenvolvimento Rural Quintino Vieira Neto, Secretários, Vereadores e Suplentes.
 

REMANEJAMENTOS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

O Programa Saúde da Família realizou este ano remanejamentos, com o objetivo de dar um novo ânimo aos profissionais e as equipes do Programa. As mudanças foram feitas para prestigiar e dar boas vindas aqueles que contribuem no desenvolvimento do trabalho.
Luiz Magno Osterno, enfermeiro do Dom Expedito por mais de quatro anos, agora reforça a equipe do PSF-Junco, assumindo a área rural, que abrange Gameleira, Boqueirão e Cachoeiro. O profissional afirma estar satisfeito com a mudança por achar a equipe de trabalho muito boa. Ele afirma que já estava realmente com vontade de atuar naquela área.
Já a enfermeira Heliamara, que atuava nos Terrenos Novos, assume a enfermaria, função anteriormente exercida por Luiz, no Bairro Dom Expedito. E a enfermeira Karla (R1) sai do Dom Expedito e assume o posto da unidade dos Terrenos Novos.
Iara Lopes agora é enfermeira da Coelce e a experiente Maria de Jesus colabora com o PSF-Tamarindo.
Boa sorte aos profissionais nesse novo desafio e que os anfitriões possam dar as boas-vindas e recebê-los de braços abertos.