INDICADORES - 2003

TOTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS POR ZONA

19 localizadas na sede

19 localizadas na zona rural

FONTE: Gerência de Dados - Secretaria de Desenvolvimento da Educação.

"ABUSO SEXUAL É CRIME"
DISQUE-DENÚNCIA
0800-99-0500

Sobral, 16 de Julho de 2003 - Ano III - Nº 132

SOLIDARIEDADE

O Grupo Viva a Vida, movimento de amparo a pessoas vítimas de câncer está mobilizando pessoas no sentido de conseguir recursos para reforma e ampliação da Casa do Câncer de Sobral. Será vendida, no Beco do Cotovelo, no Café Jaibaras, ou pelo fone 611.1720, uma cartela no valor de R$3,00(três reais) que estará sorteando uma Moto Biz, através da Loteria Estadual, no dia 29 de agosto de 2003. Você também pode contribuir para esta causa nobre, depositando qualquer importância na conta 40500-0, do Banco do Brasil, agência 0085-X.
A Casa do Câncer de Sobral conta com 150 pessoas portadoras de câncer, e a cada dia recebe mais pessoas, o que justifica o propósito do grupo em ampliar o atendimento. Colabore!


CONGRESSO DAS TJ

Sobral foi uma das cidades brasileiras, escolhidas para sediar um dos 230 congressos das TJ, com o tema “Glorifique a Deus”. São esperadas cerca de 2500 congressistas, entre Testemunhas de Jeová e visitantes. Este ano em Sobral, o congresso acontecerá no Ginásio Poliesportivo, nos dias 18, 19 e 20 de julho, das 9h às 16h30min. A entrada será franca.

Iluminação Pública de Sobral

PARQUE DA CIDADE IRÁ RECUPERAR RIACHO PAJEÚ

Está prevista para iniciar no mês de agosto, as obras do Parque da Cidade, que prevê a construção da Praça do marco da cidade de Sobral e um parque ecológico, que se estenderá na avenida do Contorno até a avenida José Euclides Ferreira Gomes. O Parque da Cidade se desenvolverá ao longo do riacho
Maquete Eletrônica do Projeto
Pajeú (Campos do Velho até o limite do Parque Estadual da Lagoa da Fazenda).
Esta obra, que será construída numa área de 65 mil metros quadrados, vai modificar toda a paisagem urbana, criando na região uma imensa área verde e de preservação ambiental. Também irá integrar áreas importantes como os bairros do Junco, Colina e Campos dos Velhos.
Já que a obra será construída numa área de predominância residencial a prefeitura terá que fazer algumas desapropriações. A intenção principal deste projeto é viabilizar a manutenção do riacho Pajeú. O projeto conta com a parceria do Governo do Estado através do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Recursos Hídricos (Prourb) e com recursos do BIRD com a Prefeitura Municipal de Sobral.

 

CINE RENATO ARAGÃO

Programação de 04/07à 17/07

Sala 1 - + Veloses + Furiosos
16h30; 18h45 e 21h

Sala 2 - Didi - O Cupido Trapalhão
18h e 17h45, 19h30 e 21h10


Adorei a iluminação do Becco e da avenida John Sanford, não tenho nada a reclamar.
Gerarda Alves
Rua Mons, José Ferreira
Centro

A iluminação das obras que a prefeitura inaugurou não iluminam bem.
Joaquim
Campo dos Velhos

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

ARRAIÁ DA LIMPEZA DO RIO ACARAÚ

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente juntamente com a comunidade do Bairro Dom Expedito realizou no sábado passado, dia 12, o “Arraiá da Limpeza do Rio Acaraú”.
Tendo como objetivo a conscientiza- ção da população com relação a preservação do Meio Ambiente, o Arraiá da Limpeza contou com uma

Arraiá da Limpeza
gincana ecológica, na qual equipes foram divididas pelas cores da reciclagem (vermelha, azul, verde e amarelo), tendo como atividade a coleta seletiva do lixo, situado nas margens do Rio Acaraú. Segundo a Secretaria, este projeto será realizado semestralmente nos bairros de Sobral e nos distritos vizinhos.
O resultado deste trabalho foi gratificante e surpreendente, pois as equipes conseguiram arrecadar 1.912Kg de materiais recicláveis, correspondendo a quase 2 toneladas. A equipe de cor Azul foi a vencedora, responsável pela coleta de papel, recebendo como prêmio uma televisão doada pela empresa RECICLE.
A comunidade também foi beneficiada. A limpeza do local em que residem várias famílias, trouxe-lhes qualidade de vida, no que tange a redução de focos de doença. A população ficou sensibilizada com a atuação dos participantes desta gincana, pois através desta ação, mostraram que é preciso nos unirmos para combater a degradação do Rio Acaraú.
A Secretaria contou com o apoio da comunidade do bairro Dom Expedito, Associação Comunitária Pe. Osvaldo Chaves, Equipe do PSF (Programa Saúde da Família), Projeto ABC do Dom Expedito, Grupo de Teatro Cia. do Batente e da Empresa de Reciclagem “RECICLE”.
O secretário de Meio Ambiente do Estado do Maranhão Othelino Nova Alves Neto, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Sobral Herbert de Vasconcelos Rocha e a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente estiveram presentes no local, apoiando o evento.
A organização ficou por conta do Comitê do Meio Ambiente, composto por Cynara Régia, Déborah Andrade, Lusimara Lopes, Ricardo Parente e Telma Pinheiro, da S.D.U.M.A.

EXPLORAÇÃO SEXUAL:BRASIL TEM 241 ROTAS

O Esquema de exploração sexual contra crianças e adolescentes é considerada fácil pela coordenadora da Pestraf – Pesquisa sobre tráfico de Mulheres, Crianças e adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil. Janete Cruz relatou à senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS/CE), que em Uruguaiana (RS) e Foz do Iguaçu (PR) existe uma máfia que falsifica passaportes. O objetivo é viabilizar a saída de adolescentes do Brasil para outros países como Argentina e Paraguai. De lá, muitas garotas partem para Espanha, Portugal, Itália e Israel.
A Pestraf revelou que o crime organizado no Brasil utiliza 241 rotas terrestres, marítimas e aéreas para explorar sexualmente mulheres, jovens e crianças. Desse total, 76 estão no Norte do País e 69 no Nordeste.
O Sudeste tem 35 rotas, o Centro – Oeste 33 rotas e o Sul 28 rotas.