Evolução da Taxa da Mortalidade Infantil no Período de 1996 a 2003*

* Dados até Abril de 2003

1996.........43
1997.........39,3
1998.........35,5
1999.........33,3
2000.........24,8
2001.........29,2
2002.........18,7
2003.........22,6 (resultado parcial)

A taxa de mortalidade infantil é um indicador usado para medir o risco de morte em crianças menores de 1 ano. É calculado a partir do número de crianças que nasceram vivas no ano e número de óbitos de crianças em menores de ano ocorrido no mesmo ano multiplicando-se por mil(1.000). A TMI de 2002, foi a mais baixa registrada nos últimos anos: 18,7/1000 nascidos vivos, seja de 1000 crianças que nasceram vivas, 18,7 morreram antes de completar o primeiro ano de vida.

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde

"ABUSO SEXUAL É CRIME"
DISQUE-DENÚNCIA
0800-99-0500

Sobral, 26 de Maio de 2003 - Ano III - Nº 096

MUSEU DO ECLIPSE

Ícone de divulgação histórica e científica da região Nordeste do Brasil, palco da comprovação da teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein está acessível para visitantes de todas as idades e estudantes de todo o Brasil.


PROJETO ABC

O Pólo de Atendimento Mimi Marinho, do Bairro Dom Expedito, é uma unidade de atendimento em meio aberto que objetiva a promoção pessoal e social de crianças e adolescentes de 07 a 18 anos incompletos e familiares.

LIMPEZA PÚBLICA

Secretaria de Desenvolvimento Rural Divulga Projetos para Investidores em Fortaleza

Na sexta–feira passada, 23, o Centro de Convenções de Sobral esteve realizando o “Seminário Regional de Orientação para Prefeituras e Câmaras Municipais” da zona norte do estado, com carga horária de 8 (oito) horas. Este evento contou com o apoio financeiro do Banco do Brasil, planejamento e realização da Associação dos

Prefeito Cid Gomes Participa do Seminário
Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE, União dos Vereadores do Ceará–UVC e apoio da prefeitura e da câmara do município sede do evento.
O objetivo geral deste Seminário foi promover a atualização dos gestores e funcionários municipais às inovações introduzidas pela nova ordem legal, a fim de melhorar o desempenho de suas funções.
Teve como público alvo: Prefeitos, Secretários e/ou Técnicos das Prefeituras; Vereadores, Secretários e/ou Técnicos das Câmaras Municipais.
O Tribunal de Contas dos Municípios, através da nova administração, dá prosseguimento aos Seminários Regionais de Orientação, os quais visam o contínuo aperfeiçoamento dos gestores e funcionários municipais e, por conseguinte, do serviço público.
Através da realização de seminários o TCM se propõe a fortalecer os serviços municipais, melhorando o desempenho de seus recursos humanos, colaborando para a qualificação dos agentes públicos.

 

 
EM BREVE CINEMA DE ARTE NO CINEMA FALB RANGEL

O serviço de limpeza pública aqui em Sobral funciona muito bem. Pelo menos na minha rua, o caminhão de lixo passa três dias na semana. O que realmente a cidade precisa é fazer serviços de capinagem em algumas ruas.
Terezinha Mendes Ribeiro
Centro

A Prefeitura deveria fazer um limpeza nos terrenos baldios, pois tem ruas e terrenos que precisam serem capinados e limpos.
Antônia dos Santos Costa
Dom Expedito

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

CURSO SEQUENCIAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
A Escola da Saúde da Família vem realizando desde dezembro de 2002, um curso seqüencial para Agentes Comunitários de saúde deste município, que visa reforçar a auto-estima pessoal e profissional

Escola de Formação em
Saúde da Família
do Agente Comunitário de Saúde;resgatar os seus valores essenciais: o espírito público, a dedicação ao trabalho, a solidariedade com a sua comunidade, a confiança das famílias que acompanham e a vontade de crescer profissionalmente;estreitar as relações entre os agentes e os demais membros das equipes do PSF;iniciar o conhecimento sobre o campo de trabalho das várias áreas que vão compor o curso, e sua importância para as atividades do Agente Comunitário de Saúde e finalmente reforçar os seus conhecimentos nas áreas de mobilização comunitária.
O curso tem duração de dois anos e se desenvolverá em módulos mensais, com duração de uma semana, com 40 horas de atividades em sala de aula. Nas outras três semanas do mês os agentes trabalham regularmente junto com as famílias e as equipes do PSF. A primeira turma de 30 alunos iniciou o curso em dezembro/2002. Novas turmas terão início em maio, junho e julho de 2003, que atenderão a todos os agentes de saúde com segundo grau do município de Sobral. Será utilizada metodologia participativa (dinâmicas de grupo, jogos, vivências, teatro entre outras) tendo como papel primordial nessa tarefa os assistentes sociais, os psicólogos e educadores físicos.
O trabalho será realizado da seguinte forma: os estudantes e professores são convocados para uma participação ativa, no qual a experiência acumulada de cada um ajudará na construção do novo conhecimento.
O convívio prazeroso, a responsabilidade individual, o respeito ao outro, o trabalho em grupo, o foco na saúde do agente e da comunidade deverão reforçar os valores essenciais do agente.
E, a documentação de toda a experiência vivida no curso, e a crítica permanente ao que está se fazendo, ajudará na formação do método de trabalho científico.

Congresso de Políticas Públicas do Ceará no Centro de Convenções

A Prefeitura Municipal de Sobral juntamente com o SEBRAE-CE estarão promovendo, de 29 a 31 de maio de 2003, no Centro de Convenções de Sobral o CONGRESSO CEARENSE DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Este evento abordará as mais importantes tendências em projetos de desenvolvimento sócio – econômico do Estado do Ceará.
Neste Congresso, alguns municípios do Estado estarão mostrando seus projetos e expressões culturais, através de palestras, workshops, debates, visitas técnicas e exposições.
O ingresso será 2 kg de alimentos não perecíveis.
Realização: Trade Eventos e Promoções.
Maiores informações; (88) 9961 3911/611 8300 / 621 0124.