IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA é utilizado pelo Banco Central do Brasil para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação, adotado a partir de julho de 1999, para o balizamento da política monetária.
O IPCA é produzido pelo IBGE desde 1980 e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, desde 1979. Ambos medem as variações de preços ao consumidor ocorridas nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além de Brasília e Goiânia.
O IPCA reflete a variação dos preços das cestas de consumo das famílias com recebimento mensal de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte e o INPC, a das famílias com rendimento mensal de 1 a 8 salários mínimos, com chefes assalariados.

FONTE: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Índices de Preços, Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor.

ATENÇÃO ARTISTAS
PLÁSTICOS!!!
As inscrições para o Salão Sobral 2003 vão até o dia 20 de setembro. Fiquem antenados.

Sobral, 16 de Setembro de 2003 - Ano III - Nº 175

III SETEMBRO DOM
JOSÉ - 2003

O Ciclo de palestras sobre Dom José acontece amanhã dia 17 de setembro às 19:00 h no Colégio Cirão com o palestrante Prof. Leunan Gomes.

PALESTRA - PACTO DE COOPERAÇÃO

Será realizado no dia 17 de setembro, quarta-feira, às 7h30min, no Restaurante Cassarola, mais uma reunião do Pacto de Cooperação da Zona Norte. A reunião contará com a presença do Psiquiatra e Coordenador da Rede de Saúde Mental do Município, Dr. Alexandre Pereira, que ministrará uma palestra sobre "Dependência Química".

TRANSPORTE URBANO

PREFEITURA FIRMA CONVÊNIO COM CINEMA RENATO ARAGÃO
A Prefeitura Municipal de Sobral, através das Secretarias de Desenvolvimento da Gestão e Desenvolvimento da Cultura e do Turismo, firmaram convênio com o CINE SOBRAL ENTRETENIMENTO LTDA ( Cinema Renato Aragão ) .
O Convênio tem por objetivo a concessão , pelo período de 01 ( hum) ano , o desconto de 25 % sobre a entrada inteira do cinema a todos os servidores do Município de Sobral. Esse benefício é individual e intransferível, não se estendendo a dependentes .
O convênio tem fundamentação legal no Art. 8º, inciso V da Lei Orgânica do Município de Sobral, que dispõe sobre o dever do município em proporcionar os meios de acesso à cultura, educação e à ciência .
É importante que todos os servidores fiquem cientes que compete ao CINE SOBRAL ENTRETENIMENTO (Cinema Renato Aragão) exigir no ato da compra do ingresso a apresentação de um documento de identificação profissional (crachá ou contracheque, juntamente com o respectivo documento de identidade) para comprovar sua ligação com o conveniado . Caso o servidor tenha direito a meia entrada, devido portar carteira de estudante, não obterá o benefício. É a Prefeitura Municipal de Sobral investindo na cultura dos seus servidores.

 

Programação de 12 a 18/09/03

SALA 01
• CONTRA O TEMPO
SESSÃO: 17h30; 19h30 e 21h30
CENSURA: 12 ANOS
• A VIAGEM DE CHIIRO
SESSÃO: 15h e 16h15
(Aos sábados e domingos somente)

SALA 02
• O VINGADOR

SESSÃO: 16h ; 18h30 e 20h40
CENSURA: 14 anos


“Sobral está crescendo mesmo,
agora a população já pode até contar com ônibus circular, e o preço da passagem também está em conta.”
Rita de Cássia
Patrocínio

“Nossa cidade já conta com o serviço
de uma linha de ônibus circular, mais
infelizmente não atende a toda a
população, tanto nas rotas que precisam
se expandir e nos horários, pois a gente
passa horas e horas esperando.”
Roberto Neto
Pedrinhas

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
Manutenção Web-Laura Farias

PROJETO TREVO
DE QUATRO FOLHAS
 
A mortalidade infantil e materna vem caindo progressivamente em Sobral, graças às ações desenvolvidas pela Prefeitura do município, mas é possível reduzí-la ainda mais. A avaliação das condições que levam à morte materna e infantil apontam para a necessidade de novas
Mãe e recém-nascido acompanhados pelo projeto.
estratégias, visando a melhoria do pré-natal e do parto, assim como da assistência à criança no nascimento e no primeiro ano de vida. Mas, um fator fundamental, que contribui para essas mortes é a impossibilidade de um grande contigente da população exercer, com dignidade, o exercício do direito à maternidade. Assim, por dificuldades das gestantes em manter o repouso prescrito pelo médico ou pela impossibilidade das mães de cuidar adequadamente da crianças, muitos bebês nascem prematuramente com maiores riscos de morrer.
Pensando nisso foi que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde implantou o Projeto Trevo de 4 Folhas, que vem dando muito certo, por ser um projeto de INTERVENÇÃO composto de quatro fases que propõem a reorganização da atenção ao pré natal, ao parto, ao puerpério, ao nascimento e ao primeiro ano de vida da criança, garantindo às mulheres durante a gestação e no primeiro ano de vida de seus filhos, todo o apoio que necessitem. Este apoio dar-se-á por meio da Mãe Social e da Madrinha Social.
Uns dos objetivos do projeto é a redução da morbimortalidade materna e infantil, com ênfase na mortalidade perinatal; garantia do exercício do direito à maternidade e garantia do direito à vida.

PAVIMENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente estará em breve executando obras de melhorias, mais precisamente trocando a pavimentação existente por outros materiais buscando o embelezamento de todas as ruas que dão acesso a margem esquerda do Rio Acaraú , que estão entre a Rua Oriano Mendes até a Margem.
Por conta disso a Prefeitura Municipal pede a toda a população que mora na área que irá ser beneficiada com a nova pavimentação, a compreensão no que diz respeito ao acesso de veículos ao seu imóvel que poderá ser interditado provisoriamente durante as obras.
É a Prefeitura Municipal de Sobral restaurando o passado, melhorando o presente e preparando o futuro.