BLITZ DE TRANSPORTES URBANOS

Nº DE BLITZ
REALIZADAS

Maio: 9
Junho: 9
Julho: 11
Agosto: 14

Nº DE
OCORRÊNCIAS

Maio: 14
Junho: 19
Julho: 30
Agosto: 33

Fonte: Prefeitura Municipal de Sobral / SDUMA.

 

ATENÇÃO ARTISTAS PLÁSTICOS!!!
As inscrições para o Salão Sobral 2003 vão até o dia 27 de setembro.
Fiquem antenados.

Sobral, 19 de Setembro de 2003 - Ano III - Nº 178
VACINAÇÃO

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses, convoca todos os proprietários de cães e gatos para que neste sábado, dia 20 de setembro, a levar seus animais a um posto de vacinação para que possam ser vacinados e assim contribuir, tanto para a saúde de seus animais de estimação, como para a saúde da comunidade, evitando casos de raiva em nosso município.


PRA VER A
BANDA TOCAR

Acontece nesta sexta feira, às 9h, no Becco do Cotovelo.

CASA DA CULTURA

SOBRAL SEDIARÁ I AGRINORTE
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Empresa TRADE EVENTOS, estarão promovendo de 14 à 17 de
Secretário Dr. Joaquim Torres
outubro a primeira AGRINORTE. O objetivo da AGRINORTE será divulgar as experiências exitosas obtidas na Zona Norte do Estado nas áreas de Piscicultura, Apicultura, Ovino-caprinocultura, Fruticultura, Floricultura, Bovinocultura, Artesanato, Turismo Rural.
Este evento que conta com a parceria do SEBRAE-CE, B.B., B.N.B., Diocese de Sobral, Ematerce, Agropolo, Seagri, Embrapa, UVA e CENTEC, constará de palestras, painéis, divulgação das experiências exitosas, clínicas tecnológicas, contando com uma FEIRA voltada para o Agronegócio, contemplando a participação de expositores (fornecedores, instituições, produtores rurais) e de um espaço reservado a Agricultura Familiar.
O evento tem como finalidades: proporcionar a troca de experiências e o intercâmbio de informações entre produtores, técnicos, empresários e o público, de modo geral nas áreas acima especificadas; estimular as participações integradas de entidades públicas e privadas e divulgar experiências exitosas que se encontram disponíveis para utilização imediata.

 

Programação de 19 a 25/09/03

SALA 01
•Viagem de Chiiro

Sessão: 15h30
Censura: Livre
•Cruzeiro das Loucas
Sessões às 17h30, 19h15 e 21h
Censura:14 anos

SALA 02
•Piratas do Caribe: A maldição da pérola negra

Sessões às 15h15, 18h e 20h40
Censura: 12 anos


“Adoro os eventos que a Casa da Cultura realiza, pois podemos contar todos os anos com eventos tradicionais, como por
exemplo a Feira do Artesão que é uma oportunidade para divulgar trabalhos dos artesões da região.”
Aristides Alencar
Centro

“A Casa da Cultura deveria dar mais atenção ao evento ‘A Praça é da Criança’, já que em Sobral não há muita opção para o público infantil.”
Cleide Sousa
Pedrinhas

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
Manutenção Web-Laura Farias

PREFEITURA
INAUGURA ESCOLA DE
MÚSICA EM SOBRAL
No próximo dia 23 de setembro, às 19h, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo, inaugurará a Escola de Música de Sobral, localizada na Av. Dom José, 1126 Praça do São João, com um belo concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, uma das três maiores e melhores do Brasil, com a participação de 80 músicos. A Escola de música é um dos equipamentos que compõem o projeto de implantação da ECCOA Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes, que
além da música, contempla também teatro, artes visuais, dança, artesanato, gastronomia, literatura, folclore e os ofícios, cuja sede será localizada na antiga Usina dos Araújos, o que demonstra a atenção prioritária que o prefeito Cid Gomes dedica a política cultural de Sobral conduzida pelo secretário de cultura Clodoveu Arruda.
A Escola que agora ganha sede própria terá uma capacidade instalada para atender 400 alunos, funcionando nos três turnos (manhã, tarde e noite) nas diversas áreas da música, seja em instrumentos de cordas (violino, viola, cello, contrabaixo, violão clássico e popular), sopros (madeira e naipe de metais), instrumentos de percussão (eruditos e populares) e voz.
Hoje, funcionam: O coral "Vozes de Sobral" sob a regência da professora Aparecida Silvino, a Orquestra de Câmara Jovem formada por alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo sob a regência do maestro Vazquen Fermanian, um dos mais prestigiados professores de música do Estado do Ceará junto com os monitores Francisco Darling, Bernadete Vasconcelos e Jônatas Rodrigues e a Banda de Música sob a regência do maestro Wanderley Alves da Costa.
A implantação da escola de música de Sobral vem contando com importantes parcerias como o Governo Estadual através do PROARES e a Fundação Souza Cruz. Recentemente foi assinado com o governo provincial de Havana-Cuba um convênio que viabilizará a presença de seis professores de música que, ao lado dos atuais professores e monitores, cumprirão com o objetivo principal da escola, que é capacitar profissionalmente jovens sobralenses para o mundo da música ao mesmo tempo articulando-se com outros serviços da política municipal de ação social e educacional, para a construção continuada de uma Sobral saudável.
O programa de ação pedagógica para a Escola propõe o ensino da música em três níveis de interesse: cursos livres de música - para aqueles que só queiram aprender um instrumento, licenciatura em música - investindo na formação de professores de música e aprendizado técnico instrumental para formação profissional de músicos. A Escola está sendo preparada para se tornar um centro de referência musical com espaços para sala de estudo, biblioteca, videoteca, lutheria, cd-teca, estúdio de gravação, auditório para palestras/ seminários e audições.
Maiores informações: 613 1720 ou na Casa da Cultura em frente a praça do teatro São João.

OLHO D'ÁGUA
DO PAJÉ

Plantação de Mudas
A Associação Comunitária de Olho D'Água do Pajé, visando dar continuidade à implantação da Estância Ecológica, está mobilizando a comunidade local para participar do projeto de jardinagem dos chalés, restaurante e recepção da estância. Através de técnicas de ecojardinagem em que se utiliza adubação natural, plantas decorativas nativas, plantas medicinais e métodos alternativos de aguagem, o projeto visa dotar as instalações do hotel de beleza e funcionalidade, enquanto promove a educação ambiental. Além da comunidade local, participarão do projeto alunos e professores de escolas públicas, e privadas, e da UVA os quais já estão agendando visitas à estância. É o começo das atividades ecoturísticas que buscam promover o desenvolvimento econômico na região, a preservação dos recursos naturais locais e a educação ambiental.