Guarda Civil Municipal de Sobral
Resumo Mensal de Ocorrências
Novembro de 2004

Solicitação de Ambulância 73
Acidente de Trânsito 66
Diversos 64
Apoio a outras instituições 18
Doação de Serviços Funerários ao Cidadão 13
Apoio a outras Secretarias Municipais 11
Prisão 11
Eventos 4
Socorros de urgência 1
Total 261

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento da Cidadania e Segurança

FINAL DA IV COPA
SOBRAL DE FUTEBOL

Neste sábado, 04 de dezembro de 2004, no Estádio do Junco, se realizará a final da IV Copa Sobral de Futebol, a partir das 15h30.
Os times Aprazível e Goiás estarão decidindo o terceiro e quarto lugares, enquanto que as equipes Sport e Flamengo Caioca jogarão pelas finais logo em seguida.
Também serão distribuídos kits esportivos para entidades de bairro e esportivas.
Convidamos a todos a se fazerem presentes neste evento que é considerado a maior competição de futebol amador da região norte do Ceará.

              APICULTURA
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da SDR e do IDETAGRO, convida para a palestra sobre “Produção de mel orgânico, uma nova perspectiva para a apicultura”.
Palestrante: Paulo Seixas Levy, CEARAPI.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Sobral
Hora: 8h30
Data: 02/12/2004

DISQUE DENGUE
0800 - 2804646

BIBLIOTECA MUNICIPAL
Sobral, 02 de novembro de 2004 - Ano IV - Nº 225

PREFEITO EM EXERCÍCIO
assina lei complementar que prioriza o Meio Ambiente

Prefeito em exercício Adaldécio Linhares assina lei complementar
Na última quarta-feira, 01 de dezembro de 2004, aconteceu no hall do 5º andar do Paço Municipal Dr. José Euclides a solenidade de posse do Exmo. Sr. Francisco Adaldécio Linhares, que assume pelo período de 10 dias a Prefeitura Municipal de Sobral.

Prefeito em exercício
Adaldécio Linhares assina posse
 
Após a solenidade de posse do prefeito em exercício Sr. Adaldécio Linhares, o mesmo assinou a Lei Complementar nº 024 de 01 de dezembro de 2004, que altera a Lei Complementar nº 06 de 01 de fevereiro de 200, que institui na forma prevista na lei complementar, a taxa de licença ambiental e taxa de serviços diversos, qualquer espécie, no âmbito do município.
Serão cobradas taxas de licenciamento ambiental para empreendimento do tipo: loteamento do solo, pesquisa e extração mineral, aqüicultura em viveiros, conjunto habitacional, complexo turístico e de lazer, rodovias e ferrovias, sistema de abastecimento, obras ou empreendimentos modificadores do ambiente e muitos outros empreendimentos.
Maiores informações (88) 3614.7397 (AMMA – Autarquia Municipal do Meio Ambiente).

 

Programação de Filmes: 26 a 02/12/04

SALA 01
MAR ABERTO - Suspense
CENSURA: 12 anos
SESSÕES: 16h05, 17h40, 19h20 e 21h

SALA 02
NOVA CINDERELA - Romance(Warner)
CENSURA: Livre
SESSÕES: 16h, 17h45, 19h30 e 21h

É mais um grande benefício para Sobral, principalmente para nós estudantes, pois irá facilitar nas nossas

pesquisas do colégio.

Carla Mariane
Centro

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

PROGRAMA TRABALHO PLENO CAPACITAM GRUPOS DE
EMPREENDEDORES
A coordenadora do Projeto Negócios Itinerantes, Ivânia Sousa, que também faz parte do Programa Trabalho Pleno, acompanhou o curso Aprender a Empreender junto com os vinte e três artesãos da Associação Comunitária do
Bairro Vila Recanto II, que foi realizado no distrito de Taperuaba. Há cerca de dois meses que a coordenadora do projeto vem auxiliando o grupo organizado de artesãos, que se uniu quando descobriram que poderiam juntar os seus trabalhos, conforme as suas habilidades. O grupo confecciona bolsas, blusas, bonecas e outros produtos nas tipologias de palha de Carnaúba e crochê. A reciclagem é muito utilizada pelos artesãos, que pode ser visto nas garrafas pet e cartões telefônicos que viram bonecas com crochê e bolsas, dando um estilo arrojado ao produto.
Através deste trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o grupo já conta com várias parcerias. Através da Associação dos Artesãos de Sobral (ASAS), os produtos são comercializados na Feira do Artesão, que acontece todas as quintas-feiras, na praça São João. O crédito é viabilizado com a Cáritas Diocesana, que também realiza a comercialização dos produtos levando-os a eventos da Igreja Católica. Os cursos de capacitação gerencial são promovidos pelo SEBRAE, unidade Sobral.
Algumas peças destes artesãos, foram comercializadas neste mês, no Bazar Internacional da Embaixada Brasileira, em Lisboa, Portugal.
Para a realização de todo este trabalho, as comunidades passaram, primeiramente, por uma triagem, onde é feito um diagnóstico situacional para identificar os problemas gerenciais e técnicos e a partir deste diagnóstico, é realizado um plano de ação executado por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Cada comunidade recebe diferentes ações, conforme o seu caso. O objetivo principal de todo o trabalho é o de capacitar os donos dos negócios em curso ou em fase de instalação, dando apoio à comercialização e à viabilização de acesso ao crédito.
SEMINÁRIO SOBRE
ZOONOSES NO YTACARANHA

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Núcleo de Endemias Transmissíveis por Vetores (Nuend), está realizando desde a última terça-feira e se estenderá até amanhã, 03 de dezembro de 2004, o Seminário de Avaliação das Zoonoses no Ceará. O objetivo é avaliar as ações desenvolvidas em 2004, o impacto alcançado e o planejamento para 2005. O evento está acontecendo no Hotel Ytacaranha, na serra da Meruoca, e reune em torno de 90 técnicos do nível central da Sesa, da Secretaria da Saúde de Fortaleza, das 21 células regionais de saúde dos oito centros de controle de zoonoses, inclusive Sobral.
A programação inclui palestras que estão sendo ministradas por técnicos da Fiocruz da Bahia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, secretarias da Saúde do Recife e de Belo Horizonte. Segundo o supervisor do Nuend, Nélio Batista de Morais, durante o seminário estão sendo abordados temas como dengue, leishmaniose, raiva, doença de Chagas, peste, esquistossomose, leptospirose e malária. Em 2004, o Ceará conseguiu reduzir em 89% os casos de dengue, em 100% os de raiva humana e, em Fortaleza, 100% a raiva canina.

FONTE: nucleo.com.