Relatório de Evolução do Programa Bolsa-Escola 2002

Município Sobral

Máximo de Famílias 9849

Crianças que recebem benefícios 12927

R$193.905,00/2003

 

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento da Educação

I Seminário de Desenvolvimento do Vale do Acaraú

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional e do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Acaraú - CONDEVA, realiza o I SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO ACARAÚ: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL". Na oportunidade, será lançado pelo Exmo. Governador do Estado, Dr. Lúcio Alcântara, o Plano de Desenvolvimento do Vale do Acaraú.
Palestrantes:
Alex Araújo - Secretário do Desenvolvimento Local e Regional.
Celeste Cordeiro - Secretária Extraordinária de Inclusão e Mobilização Social.
Jacob Bandeira e Herbert Lobo - Conselheiros do CONDEVA
Dia: 21 de dezembro de 2004
Local: Auditório da UVA Sobral Ceará
Horário: 8h

ECCOA

Sobral, 17 de dezembro de 2004 - Ano IV - Nº 235


Conjunto Habitacional em
Rafael Arruda será inaugurado

Secretário de Desenvolv. Urbano e Meio Ambiente- Herbert Rocha

A Prefeitura Municipal de Sobral, preocupada em resolver os problemas de habitação no município e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, realiza nesse domingo, 19 de dezembro de 2004, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e

Meio Ambiente, a inauguração do Conjunto Habitacional "Maria Melo Alcântara Aguiar" no distrito de Rafael Arruda.
É importante ressaltar que o conjunto habitacional beneficiará 20 famílias que residem na localidade e que há muito tempo esperavam pela oportunidade de possuir sua casa própria vendo agora o seu sonho tornar-se realidade.
A cerimônia de inauguração será prestigiada pelo Prefeito Cid Gomes, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Herbert Rocha, Sub-Secretária da SDUMA Juçara Peixoto, secretários municipais, vereadores, comunidade, diversas autoridades e imprensa.
Após a solenidade de inauguração, acontecerá o show com a banda de forró " Caviar com Rapadura".
Prefeitura Municipal de Sobral, pronta para o futuro.


 

Cinema Renato Aragão
Programação de Filmes: 17/12 A 23/12/04

SALA 01
•XUXA E O TESOURA DA TERRA PERDIDA

SESSÕES: 15h10; 17h20; 19h25 e 21h30
CENSURA: LIVRE

SALA 02
•SOB O DOMÍNIO DO MAL

SESSÕES: 15h; 17h20; 19h30 e 21h40
CENSURA: 14 anos

“Esta escola será um grande benefício para Sobral, pois visa dar um futuro melhor a nossos jovens, através
de cursos nas áreas culturais, artísticas e etc.”
Pâmela Stênia -Centro
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

Missão Empresarial leva confeccionistas de Sobral a conhecer indústrias de peças íntimas
Grupos de confeccionistas de moda íntima
A missão empresarial organizada pelo Sebrae/unidade Sobral, em parceria com o projeto Negócios Itinerantes, que faz parte do Programa Trabalho Pleno, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sobral, levou grupos de confeccionistas de moda íntima para conhecerem as indústrias do setor existentes nos municípios de Sobral e Frecheirinha.
Em Frecheirinha, distante 90km de

Sobral, um grupo de 15 confeccionistas vindas do Assentamento Esperança, distrito de Aracatiaçu e da sede do município, visitaram as indústrias das marcas Hibisco e KSS, que são formadas por um grupo de 22 empresas, e hoje pela união, transformaram aquele município em um pólo de moda íntima. Nesta missão, os organizadores das fábricas promoveram palestras de empreendedorismo em forma de depoimentos, falando da importância de se trabalhar organizadamente, fato que dá um fortalecimento e respaldo maior aos empreendimentos, frente a apoiadores e patrocinadores. Outro fato que chamou a atenção do grupo foi a forma de trabalho em cadeia das confeccionistas. Que vai desde o processo de produção até o controle de qualidade total.
No distrito de Aracatiaçu, em Sobral, as confeccionistas de Taperuaba e também do Assentamento Esperança, visitaram a fábrica da La Henna e da Kaliffon. Estas duas empresas estão ganhando prestígio com suas confecções e se inserindo no mercado consumidor. Segundo Ivânia Sousa, coordenadora do projeto Negócios Itinerantes, estas visitas servem para mostrar aos confeccionistas que o trabalho organizado facilita não só o trabalho em geral, onde se pode conseguir matéria-prima mais barata comprando em quantidade e viabilização de crédito, mas também, sendo uma referência na hora de atrair compradores. "Queremos primeiramente fortalecer os pequenos negócios já existentes na área, e conscientizar os confeccionistas de que este trabalho pode ser muito mais rentável se trabalhado em grupo. Através desta missão eles puderam conferir de perto os trabalhos das outras pessoas. E diante disso, porque não criar um pólo de moda íntima em Sobral?
Numa forma de esclarecer como funciona uma associação, as confeccionistas de Sobral que também contam com a participação de confeccionistas do Assentamento Logradouro, que fica no distrito de Jordão, conheceram as práticas do Associativismo, e com elas, os direitos e deveres através do curso Planejando um Negócio Coletivo, ofertado pelo Sebrae/ unidade Sobral. O curso aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro na sala de reuniões do Sebrae.
A maneira de montar um empreendimento em forma de associativismo tem mostrado a muitos micro empresários que o trabalho organizado se torna rentável e lucrativo a todos que dela participem. O trabalho em união facilita o envolvimento de parceiros, principalmente na viabilização de capacitações gerenciais e até mesmo o crédito. "O importante é unir para crescer", ressalta o técnico do Sebrae, Tomaz Machado.
Prefeitura inaugura mais
uma Casa do Mel
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR, realiza hoje, 17 de dezembro de 2004, a partir das 17h , a inauguração da Casa do Mel “Maria Rosa Portela” na localidade de Salgado dos Machados .
A SDR vem trabalhando em diversas comunidades rurais com projetos de geração de trabalho e renda, entre os quais, a apicultura que é uma atividade de grande destaque no município. O objetivo da apicultura é aproveitar os recursos naturais disponíveis no município e regiões sob influência, com a produção de mel e outros produtos das abelhas, visando assim, possibilitar aos sujeitos e atores sociais construírem alternativas econômicas e culturais para o enfrentamento da pobreza.
O técnico responsável pelo projeto no município é o Engº Agrônomo Marcelo Porto.
O evento contará com a presença do Prefeito Cid Gomes, Secretário de Desenvolvimento Rural Pedro Josino, secretários municipais, vereadores, comunidade, imprensa e diversas autoridades.